AXL ROSE JÁ NÃO É MAIS O MESMO E DAÍ?

AXL ROSE JÁ NÃO É MAIS O MESMO E DAÍ?


Axl Rose


Faaaaala galera do The Informetal!!! Tudo bem com vocês, espero que sim.
Quem não tem tv por assinatura, como é o caso desse que vos escreve nesse momento, teve que assistir ontem o show do Guns N' Roses pela poderosa emissora carioca, a Rede Globo e como sempre, eles não passaram o show inteiro. Mais o intuito desse post nem é discutir o show (que foi muito bom por sinal) e sim a polêmica que se criou com a voz de Axl Rose, o líder supremo dos Guns N' Roses.

Sim, Axl não é mais o mesmo. Diferente de alguns cantores como Bruce Dickinson (Iron Maiden), David Coverdale (Whitesnake), Mick Jagger (Rolling Stones), Rob Halford (Judas Priest), Eric Adams (Manowar) entre tantos outros que já passaram dos 50 anos, ele Axl, não tem conseguido manter a voz que se tornou característica quando a banda estourou nos anos 90.

Mas a grande questão é? Axl deve parar? Ele está desafinado? Não, ele deve continuar? É assim mesmo?? Enfim, são tantas perguntas e muitas respostas nem sempre são bem vindas pelos fãs, o fato é que a voz dele mudou muito ao longo dos anos e pelas opiniões que li (na internet de ontem para hoje) ele não cuidou tanto da voz como deveria e por isso chegamos à esse estados.

E essa discussão deu pano para manga, porque de um lado estavam quem defendia o cantor e do outro, quem o condenava...mas vamos tentar entender um pouco porque Axl chegou nessa situação.

Só para se termos uma ideia, Axl passou por uma cirurgia para reparar danos nos calos das cordas vocais em 2000, logo após ele ter tocado com os Dead Flowers e Gilby Clarke. O objetivo dessa intervenção cirúrgica era deixar a voz dele mais limpa.

Foto antiga


Em 2001, ele resolveu (talvez seguro pelo resultado da cirurgia) fazer um show no House of Blues e depois no Rock In Rio, marcando a volta da banda.

Mas os médicos já tinham "pesado" na cabeça dele que não era para ele usar os famosos drives*, caso contrário isso poderia provocar danos irreparáveis em suas cordas vocais. E por ter seguido essa recomendação médica, ele sofreu um tsunami de críticas de todos os lados, não deve ter sido coincidência que tenha cancelado a turnê em 2002.

O drive aliás, é uma técnica que foi muito bem dominada pelo saudoso Ronnie James Dio, que nos deixou há poucos anos atrás. 

Por isso, em 2004 ele Axl resolveu fazer uma nova cirurgia visando dar maior profundidade a sua voz. Isso daria uma falsa impressão de que a voz dele, retornaria aos bons tempos dos anos 90. Em 2006 ele desobedeceu os médicos e voltou a usar o tal drive.

Em 2010, muita gente falou: -Ahhh é esse o Axl que eu conheci, porque ele abusou ainda mais do drive e isso foi um grande risco por fazê-lo. Mesmo para muitos, felizes por ver Axl cantando daquele jeito, quem o via e era pessoa entendida do assunto, se preocupava com a saúde do cantor e via um esforço sobre-humano dele, para fazer algumas canções dos Guns N' Roses soarem como no passado.

Shortinho característico...rss

O reflexo disso podemos ver nos set lists que a banda tocou. De uns anos para cá, muito mais músicas que se faz o uso da voz de peito, para justamente fazer com que ele não se desgastasse tanto. Uma música que poderia dar exemplo à vocês é a Double Talkin Jive.

Vi um post no Facebook de Reinaldo Yazaki, ele trabalha com voz e no post ele diz que Axl perdeu o mix.

Poxa, o que seria isso??

Na verdade ele perdeu parte do mix da voz. Em outras palavras a voz de cima, só saí com muito esforço, mais débil e sem muito brilho e modulação, enquanto a voz de baixo, parece até mais forte e encorpada.

Creio que isso dada as devidas proporções é claro (risos), também aconteceu comigo. Calma gente, eu vou explicar. Não quero nem de longe me comparar com o Axl. (risos).

Minha voz era muito aguda. Cantava músicas do Angra, Helloween e Manowar, com alguma facilidade nos agudos, fui músico de uma banda cover do Stratovarius e cantar músicas agudas, como as do Judas, era muito tranquilo para mim, mesmo com todas as limitações de técnica vocal que nunca tive e depois de alguns anos tive um problema nas cordas vocais, após passar muito mal, o esforço que fiz na garganta, banhou com o ácido gástrico as minhas cordas vocais e ela engrossou a minha voz, hoje, ela está muito mais grave do que aguda e tenho enorme dificuldade para dar tons mais agudos, quando cantarolo, como no passado.

Segundo o especialista o uso dos médio agudos por muito tempo pode provocar isso que aconteceu com o Axl, não sei se isso se aplicaria a mim, no meu caso, acho que foi falta de treino mesmo e a perda de massa do músculo vocal é algo mais funcional do que estrutural.

E O QUE FAZER???

Axl e sua ex-namorada Sthepanie Seymour

Muitos ainda perguntam? Mas o que ele Axl deveria fazer para voltar a melhorar a voz, como era no passado?

Ele poderia fazer 3 coisas:

Em primeiro lugar a perda de peso ajuda muito nesses casos.

É nítido que o Axl Rose de ontem, está mais magro que o Axl Rose do Rock in Rio 3. Mas isso não impede que ele emagreça ainda mais, fazendo com que tenha mais fôlego.
Em segundo lugar ele poderia contratar um time de especialistas que pudesse auxiliar ele nesse trabalho e convenhamos né amigos??? Dinheiro ele têm!!!

E em terceiro e não menos importante, poderia se firmar com uma mulher e não abusar mais do alcool...rss Não, é bem isso que eu queria dizer e sim fazer uma nova cirurgia, como por exemplo a que cantores como Steven Tyler e David Coverdale já fizeram, a técnica é chamada de Voicelift, que tem o objetivo de rejuvenescer as cordas vocais do paciente.  


Agora o asterisco que coloquei lá em cima.
*Para quem não sabe o que é o drive, eu explico:

"O drive nada mais é do que o uso de uma técnica que produz um som mais limpo do que o gutural, mas tem um forte efeito de agressividade na voz limpa. Extremamente usado por vocalistas de bandas de heavy metal e hard rock. No metal em específico no Trash Metal e Speed Metal. Também é usado por alguns vocalistas de New Metal".  

E para quem não sabe o Guns N' Roses é uma banda de hard rock. 
O fato gente é que mesmo com todas as limitações, ele tem que ser respeitado pela lenda do rock que é, por toda sua trajetória e por tudo que colaborou na história do rock and roll. Creio que os fãs, não ligarão, se Axl cantar algumas músicas não mais tão parecidas, como cantava no passado, mas só de vê-lo ao vivo, como eu vi em 2010 (se não me falhe a memória), já é algo para se guardar para sempre na lembrança. Vida longa ao líder dos Guns N' Roses!!!

E como disse lá em cima, Axl não é mais o mesmo e daí? Quem se importa?? Ele continuará lotando estádios enquanto estiver na ativa.

















Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE