SHOTARO ISHINOMORI: MESTRE DO MANGÁ E PAI DO TOKUSATSU

SHOTARO ISHINOMORI:
MESTRE DO MANGÁ E PAI DO TOKUSATSU



Shotaro Ishinomori

Shotaro nasceu no dia 25 de Janeiro de 1938 e faleceu dia 28 de Janeiro de 1998. O seu nome verdadeiro era Shotaro Onodera. Era conhecido também por Shotaro Ishimori até 1986, quando mudou seu nome  para Shotaro Ishinomori.

Com o sonho de se tornar um romancista, mudou o rumo de sua vida ao conhecer Ozamu Tezuka, que lhe influenciou diretamente no mundo dos mangás japoneses.
Para quem não sabe quem é Ozamu Tezuka, ele é apenas considerado o Deus do Mangá Japonês, mestre de diversas obras, entre as mais conhecidas, Astroboy e A Princesa e o Cavaleiro. Pois bem, Ozamu viu futuro no jovem desenhista e viu em Shotaro, um talento único, resolveu ajudar o rapaz.

Shotaro foi um dos mais famosos frequentadores da mansão Tokiwa-so em Shiina Machi, para jovens aspirantes a mangaká. 

Em homenagem à Shotaro, um museu foi erguido na sua cidade natal, Ishinomaki, Miyagi.

Shotaro além dos desenhos, também amava e muito o cinema. Para se ter uma idéia, dessa paixão, eu que sou um cinéfilo convicto e que o máximo que consegui foi ver 153 filmes num ano, nem chegava perto de Shotaro, que costumava ver cerca de 500 filmes por ano!!! 

Autores como Ray Bradbury, John Wyndham, Jack Finney, Edgar Rice Burroughs, Issac Asimov, H.G. Wells foram alguns que de alguma forma influenciaram seus trabalhos. Shotaro era apaixonado também pelo trabalho e a maneira como trabalhava, quase como numa produção em alta velocidade, fazia dele uma máquina de desenhar e de criar. Por isso ele conquistou o título de cartunista com o maior número de trabalhos publicados, título do Guiness Book. No Japão, ganhou também o título de "Rei do Mangá". 

Quadro ilustrando Shotaro ao lado de algumas de suas obras


Assim que parou de trabalhar com Ozamu Tezuka, (para seguir carreira própria), caiu de cabeça ainda mais nos trabalhos, desenvolvendo diversas obras.

Nos anos 50, criou Kaiketsu Harimao (herói malaio que lutava pela libertação do seu povo), o sucesso foi tão grande que o personagem virou astro de seriado nos anos 60, o que viria a ser em pouco tempo, o precursor das séries de tokusatsu.



Nos anos 60, podemos destacar dois trabalhos: Cyborg 009 e Sabu To Ichi Torimono Hikae, que aliás, nunca deixou de publicar, até os seus últimos dias de vida. Como disse acima, ele veio à falecer em 1998. Então até essa data, ele ainda trabalhava nessas histórias.

Nos anos 70, Skull Man, um mangá de 100 páginas explodiu o sucesso de Shotaro, que sentia que estava no auge. Esse mangá veio a dar origem à um dos seus maiores sucessos, o Kamen Rider

Com o enorme sucesso dos Henshin Heroes, na tv japonesa, iniciado obviamente por Kamen Rider, nasceram também Inazuman, Henshin Ninja Arashi e Robot Keiji K, todos seguindo religiosamente a genealogia de heróis criados por ele. 



Como gênio que era, Shotaro também cria um novo conceito, os Super Sentai, com a série: Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengekitai .

Para citar alguns Super Sentais conhecidos aqui no Brasil, mas que não necessariamente foram criados por Shotaro, podemos citar: Goggle V, Changeman, Flashman e Maskman.

Nos anos 80, lança Hotel, mangá também de enorme sucesso que ganha diversos prêmios importantes. 

Também foi o pioneiro na realização dos mangás didáticos. Um que podemos destacar é o Manga Nihon Nyuumon (Introdução à economia japonesa em mangá) traduzido para o idioma inglês, pelo próprio Shotaro e que viria a ser objeto de estudo da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. E também o Manga Nihon to Rekishi (A história do Japão em Mangá).

No Brasil, vamos citar agora algumas séries criadas pelo mestre Shotaro, que fizeram relativo sucesso em nosso país, são elas: Kamen Rider Black, Patrine, Machine Man e Bicrossers

Goranger

JAQK


Machineman

Patrine


Shotaro, apesar de toda importância que teve, era considerado um senhor muito bem humorado e gentil. Desenhava cerca de 500 páginas por mês e chegou a 40 anos de carreira. Seus trabalhos, transmitiam sequências quase que cinematográficas, talvez isso se explique pelo fato do próprio Shotaro ser tão apaixonado por filmes, em especial de ficção-científica. 

Abaixo alguns dos mais conhecidas séries de tokusatsu criadas por ele:

Kamen Rider
Henshi Ninja Arashi
Jinzo Ningen Kikaider 
Kamen Rider V3
Robot Keiji K
Kamen Rider X
Kamen Rider Amazon
Kamen Rider Stronger
Himitsu Sentai Goranger
Akumaizer 3
JAKQ Dengekitai
Shin Kamen Rider
Kamen Rider Super-1
Seiun Kamen Machineman
Kyodai Ken Bicrossers
Kamen Rider Black
Kamen Rider Black RX
Kamen Rider Hibiki

Agora alguns mangas mais famosos:

Inazuman
Kamen Rider
Cyborg 009
Yureisen
Skull Man
DOG WORLD
Shonen Domei
Blue Zone
HOTEL
BonBon
Starbow
HATAGO
Sandarabocchi
009-1
 
Shotaro utilizava muito de técnicas como cut-backs, dade-outs e inversão de preto e branco para destacar a articulação de vinhetas e desenvolvimento de narrativa. 

Quando lançou o Motoqueiro Mascarado, nos anos 70, o famoso Kamen Rider, arrumou alguma confusão também, devido as duras críticas ao governo japonês da época. E foi em 71, que a Toei Company inspirada pelo trabalho do mestre Shotaro, lança nos cinemas, Kamen Rider. Só que o Kamen Rider da Toei, tinha algumas diferenças em relação ao de Shotaro. Diríamos que o de Shotaro era mais agressivo.



A explosão de Kamen Rider, foi semelhante a de outro ícone japonês, Ultraman. Isso fez com que um boom de heróis começassem a ser produzidos, o que de certa forma, ajudou a Toei a crescer em seus negócios.

Depois Shotaro topou fazer mangás baseados nas séries live-action que a Toei produziu de Kamen Rider. 

E foi em 1975 que Goranger apareceu para o mundo e com eles, a franquia super sentai, que já tem mais de 40 anos e é produzida até hoje pela Toei.




Em 1980 a Bandai entrou de vez no mercado com a produção de brinquedos voltados às séries de tokusatsu. 

Figure Art do Kamen Rider Black


No dia 28 de Janeiro de 1998, com 60 anos, morre o mestre de ataque cardíaco. Ele ficou eternizado, como o único mangaká que chegou a fazer frente a outro grande mestre, o criador de Astroboy entre outras obras, Ozamu Tezuka (que descobri ao pesquisar para esse post, que era amigo pessoal do nosso querido Maurício de Sousa). 



 Vejam uma frase dele: "Uma face é dada a nós por Deus. A outra face, nós mesma fazemos." 

É impossível não respeitar a história de um homem que além de dezenas de histórias de mangá, que ajudou milhares de crianças a lerem, desenvolvendo a leitura em diversos cantos do Japão e do mundo, ainda criou o personagem que deu origem a franquia Kamen Rider, (que no Japão seria a mesma coisa de Chaves para o México ou Superman para os EUA) e ainda de quebra, criou uma série que deu origem a outra franquia milionária, que é o Super Sentai da Toei Company. 

Fica aqui um breve relato da história desse gênio, que deixou suas obras para a eternidade.














 














 


 












 
 










 
















 



















 

Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE

HOSPITAL MASSACRE - X-RAY (1981) CRÍTICA