MMA

MMA



Já fazia tempo que eu queria escrever sobre esse assunto, pois bem, chegou à hora.
Para contar a história do MMA, eu preciso voltar no tempo e contar a história da arte que é a base do mma, o jiu-jitsu, em especial o jiu-jitsu brasileiro

Em 1914, ano de fundação do Palestra Itália, Mitsuyo Maeda (também conhecido como Conde Koma) trouxe para o Brasil o jiu-jitsu que aprendeu com o fundador do judô, Jigoro Kano. Maeda nasceu em 1878 e quando chegou ao Brasil, numa viagem que trazia japoneses para imigração no país, se alocou no Pará e tornou-se amigo de Gastão Gracie, um empresário influente na época.






Hélio Gracie

Carlos Gracie

Gastão ajudou Maeda a se estabelecer no Brasil e em troca, Maeda procurou ensinar o jiu-jitsu japonês original para o filho mais velho de Gastão, Carlos Gracie.
Mas quis o destino que Hélio Gracie, o irmão mais novo de Carlos, que viria a ser o responsável pelo aprimoramento da técnica, o que lhe daria mais tarde os louros por ser considerado quem realmente criou o Jiu-Jitsu Brasileiro, que é tão idolatrado e respeitado no mundo inteiro.

Família Gracie

Rorion Gracie primeiro à esquerda

Em 1976, Rolls Gracie derrotou um mestre que lhe propôs um desafio entre a sua arte o caratê e o Jiu Jitsu Brasileiro. No final da década de 90, a família Gracie conseguiu finalmente atingir o grande público, quando Rorion Gracie, revolucionou o mundo das artes marciais ao criar o UFC (Ultimate Fighting Championship), o primeiro campeonato de vale-tudo.


MAIS ALGUNS NOMES DA FAMÍLIA GRACIE

Ryan Gracie já falecido

Rickyson Gracie

Rickyson possui um histórico de 11 lutas Vale Tudo com 11 vitórias, é o quarto filho de Hélio Gracie e possui 8 Dan Faixa Preta e Vermelha de BJJ..

A família ainda tem: Royce, Renzo, Carlson e Renato Gracie.

A única mulher da família que conseguiu a faixa preta no Jiu-Jitsu. Kyra Gracie já veneu 5 vezes o campeonato mundial. Atualmente vive nos Estados Unidos.

Kyra Gracie Pentacampeã Mundial de Jiu-Jitsu

O PRIMEIRO PASSO

O UFC teve seu primeiro evento em Denver, Colorado, EUA. O objetivo dos organizadores era encontrar, ou identificar a arte marcial mais efetiva, em uma luta envolvendo competidores de diferentes estilos de luta. Dentre algumas dessas estavam obviamente o Jiu-Jitsu Brasileiro criado pela família Gracie, o já conhecido boxe, o wrestling, o muay thai, judô, karatê, tae kwon do, entre outras artes marciais.

Mas antes de falar disso, vamos falar  um pouco das dificuldades de Rorion filho de Hélio.
E, 1972 ele mudou-se para os Estados Unidos com a missão de popularizar o esporte.

Para se sustentar, ele dedicou-se a ensinar o jiu-jitsu em uma garagem e trabalhou como figurante em alguns filmes.

Primeira edição do UFC


Em 1993 ele organizou com ajuda de algumas pessoas, o primeiro torneio de UFC.

Certa vez disse Rorion: -"Eu criei o evento pelo espetáculo da luta e a ausência de regras tornava o espetáculo imprevisível. Quando os outros acionistas quiseram mexer na estrutura, fui embora".
Até então as lutas não tinham limite de tempo e os lutadores não eram divididos como de costume em categorias por peso.

A premiação era de US$50.000 e as lutas eram feitas em round único até o final. E esse final só poderia acontecer por submissão, nocaute, jogar a toalha, ou parada do árbitro por lesão ou corte grave.

Luvas eram permitidas e apesar ter ficado conhecido como um torneio "sem regras", existiam algumas limitações. Por exemplo, dedo no olho não era permitido e nem golpes na região genital.

Lutadores:

Gerard Gordeau (Holanda)
Teila Tuli (Estados Unidos)
Kevin Rosier (Estados Unidos)
Zane Frazier (Estados Unidos)
Art Jimmerson (Estados Unidos)
Royce Gracie (Brasil)
Ken Shamrock (Estados Unidos)
Patrick Smith (Estados Unidos)


Royce Gracie venceu o torneio após finalizar o seu oponente holandês Gerard Gordeau. Ele venceu na ordem Art, Ken e Gerard.


PRINCIPAIS TORNEIOS


UFC

Criado em 1993

Local de Disputa: Estados Unidos

Número de edições até agora 52

Próxima edição: Sem data definida

Número de participantes - Em média 16 a cada edição, escolhido entre 139 atletas ranqueados

Duração do combate: 3 rounds de 5 minutos

Ringue: Octógono, uma jaula de oito lados cercada por grades.

Maio campeão: Royce Gracie: Ele venceu 3 das 4 primeiras edições do torneio

Categorias: Leve (de 65,6 à 70,2kg), meio-médio (de 70,2 a 77kg), médio (de 77 a 83,8 kg), meio-pesado (de 83,8 à 92,8kg) e pesado (de 92,8 a 120kg).


PRIDE


Criado em 1997

Local de Disputa: Japão

Número de edições: 27 do Pride e 3 do Pride Grand Prix (PGP), um torneio especial criado em 2000

Próxima edição: checando a informação

Número de participantes - Em média 16 a cada edição, escolhido entre 139 atletas ranqueados

Duração do combate: 3 rounds o primeiro com 10 minutos e os demais com 5 minutos

Ringue: É parecido com o do boxe. A principal diferença é que no ringue do Pride tem uma corda a mais.

Categorias: Bushido (lutadores mais leves, até 83kg), peso-médio (até 93kg) e peso-pesado (acima de 93kg)

Maio campeão:Wanderlei Silva que ficou invicto por 4 anos e venceu 27 lutas, perdendo apenas 4 e empatando uma. É adepto do Muay Thai e o kickboxing tailandês. É ídolo no Japão, aonde inspirou até bonecos e jogos de videogame.



VAMOS FALAR MAIS DO PRIDE



Pride Fighting Championships, Pride FC ou simplesmente Pride, foi um evento internacional de artes marciais mistas (MMA) ou (vale tudo no Brasil), organizado pela empresa DSE, Dream Stage Entertainment, tendo Nobuyuki Sakakibara como presidente e Nobuhiko Takada como diretor técnico.

Fora realizado no Japão e seus eventos, chegaram à ser considerados os maiores do mundo no que se referia MMA.

O evento foi comprado pelos Estados Unidos posteriormente e encerrado. Depois foi criado o DREAM, que é considerado o renascimento do Pride.


Joe "Daddy" Stevenson

Principais lutadores pesados

Fedor Emelianenko (Russo)
Antônio Rodrigo Nogueira (Brasil)
Mirko "Cro Cop"Filipovic (Croácia)
Mark Coleman (Estados Unidos)
Josh Barnett (Estados Unidos)
Igor Vovchanchyn (Ucrânia)
Mark Hunt (Austrália)
Kevin Randleman (Estados Unidos)

Médios

Wanderlei Silva (Brasil)
Maurício "Shogun" Rua (Brasil)
Quinton "Rampage" Jackson (Estados Unidos)
Kazushi Sakuraba (Japão)
Ricardo Arona (Brasil)
Kyoshy Tamura (Japão)
Alistair Overeem (Holanda)

Meio Médios

Dan Henderson (Estados Unidos)
Kazuo Misaki (Japão)
Murilo Bustamante (Brasil)
Denis Kang (Canadá)
Paulo Filho (Brasil)
Ikuhisa Minowa (Japão)
Akihiro Gono (Japão)
Carlos Newton (Canadá)

Leves

Takanori Gomi (Japão)
Hayato Sakurai (Japão)
Marcus Aurélio (Brasil)
Joachim Hansen (Noruega)
Luiz Azeredo (Brasil)
Shinya Aoki (Japão)
Jens Pulver (Estados Unidos)
Tatsuya Kawajiri (Japão)

K-1


 
K-1 é uma organização naturalmente reconhecida pelos GP'S de Kickboxing que organiza ao longo de mais de vinte anos, em seu auge no início da década detinha o maior e melhor evento de trocação (luta em pé) de todo o mundo.

E também se tornou ao longo dos anos o mais respeitado torneio de luta de Kickboxing, por esse motivo muitas vezes é confundido com uma arte marcial e/ou desporto de combate.

Basicamente é formado por 2 torneios distintos: o K-1 World Max, para lutadores de peso até 70kg e o K-1 World Grand Prix, sem limites de peso. Esse último, era feito no Japão, no mês de Dezembro.
Pegavam os 8 melhores lutadores classificados durante vários torneios ao longo do mundo, em diversos paises. Um atleta, para sagrar-se campeão, deveria vencer 3 lutas na mesma noite. Sim, 3 lutas!!!

Antes da final, estes 8 melhores lutadores ainda participariam de uma "semifinal": combates entre os 16 seminfinalistas, dos quaise metade são eliminados. Por vezes o formato de qualificação era alterado de ano para ano.


AGORA UM POUCO MAIS DO UFC



O UFC sem sombra de dúvidas é o mais bem sucedido evento hoje, de artes marciais. Foi vendido por cerca de 1 milhão de dólares e hoje vale mais de alguns bilhões.
Desde 2001 os telespectadores podem assistir ao UFC no pay-per-view, nos países: Estados Unidos, Brasil, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Itália.
Para acabar com a concorrência, o UFC comprou torneios "adversários" como Pride, World Extreme e Strikeforce.
Fora proposto por Art davie para Rorion Gracie e John Milius, um torneio mata-mata com oito competidores chamado  "War of the Worlds" (Guerra dos Mundos em português). O torneio foi inspirado por uma série de videos produzidos pela família Gracie no Brasil, aonde os estudantes de Gracie Jiu-Jitsu derrotavam mestres de artes marciais de vários tipos como karatê, kung fu e kickboxing. O torneio teria artistas marciais de diferentes artes enfrentando um ao outro em combates sem regras para determinar a melhor arte marcial e iria propagar animacão como nas lutas vistas por Davie nos vídeos. John Milius, concordou em ser o diretor de criação de evento, ele tinha longa experiência como diretor de filmes e roteiros de filmes.
Feito o plano por Davie, vinte e oito investidores contribuíram para o capital inicial para começar a WOW Promotions, com a intenção de desenvolver o torneio em uma franquia de televisão.
Em 1993 o Semaphore Entertainment Group (SEG) contratou o diretor de arte de vídeos e filmes Jason Cusson para desenhar o licenciado "Octagon", um símbolo do evento. Cusson se manteve como Designer de Produção até o UFC 27. E foi a SEG que deu o nome The Ultimate Fightinh Championship ao evento.

O evento era para ser único, mas o sucesso foi tão grande que os organizadores nem imaginavam que estavam criando um novo esporte.

O UFC 5, precaviu os espectadores, avisando que o evento era extremamente violento e nessa edição foi realizada a primeira luta fora do torneio. Uma revanche entre o primeiro e 3 vezes campeão do UFC Royce Gracie contra Ken Shamrock. Essa luta foi chamada de "A Superluta".

Isso foi um grande avanço porque essas lutas separadas teriam lutadores que não tinham sofrido nenhum dano físico em uma luta anterior do mesmo evento, diferente das lutas normais do torneio. Lutas únicas se tornariam uma marca do UFC nos anos posteriores.

Ring Girls do UFC

Essa "Superluta" começou como uma luta fora do torneio que determinaria o primeiro campeão do UFC para os vencedores do torneio enfrentarem, depois acabou envolvendo um confronto que poderia ter lutas com disputas de título ou sem disputas de título. A "Superluta" eventuralmente ficaria totalmente a parte de lutas dos torneios, desde o UFC Brazil, o UFC abandonou o formato de torneio para um card inteiro de lutas separadas (exceto por um único torneio do UFC Japão, onde só apareceram lutadores japoneses).

O UFC 6 foi o primeiro evento a coroar um campeão do UFC fora do torneio, Ken Shamrock.

AS DIVISÕES DE PESO ATUAIS DO UFC

Peso Palha (Strawweight) - até 52,2kg /115lb (Feminino)
Peso Mosca (Flyweight) - até 56,7 kg / 125 lb
Peso Galo (Bantamweight) - até 61,2 kg 135 lb (Masculino e Feminino)
Peso Pena (Featherweight) - até 65,8 kg / 145lbs
Peso Leve (Lightweight) - até 70,3 / 155 lb
Peso Meio-Médio (Welterweight) -  até 77,1 kg / 170 lb
Peso Médio (Middleweight) - até 83,9 kg / 185 lb
Peso Meio-Pesado (Light Heavyweight) - até 93,0 kg / 205 lb
Peso Pesado  (Heavyweight) - até 120,2 kg / 265 lb


ATUAIS CAMPEÕES

Peso Palha (Strawweight) -
Peso Mosca (Flyweight) - Demetrius Johnson
Peso Galo (Bantamweight) -T.J. Dillashaw
Peso Pena (Featherweight) -  José Aldo e Conor McGregor
Peso Leve (Lightweight) -Rafael dos Anjos
Peso Meio-Médio (Welterweight) - Robbie Lawler
Peso Médio (Middleweight) - Chris Weidman
Peso Meio-Pesado (Light Heavyweight) - Daniel Cormier
Peso Pesado  (Heavyweight) -Fabrício Werdum


GRANDES LUTADORES

Tanto no K-1, quanto no Pride, no Strikeforce ou UFC sempre pudemos ver excelentes lutadores serem revelados e muios deles se tornaram referência, verdadeiras lendas das artes marciais. Abaixo faço um pequeno raiox de alguns deles, procurei listar os mais conhecidos, mas como o número de lutadores é imenso, com certeza faltaram ótimos lutadores que poderiam tranquilamente estar nessa lista, pretendo no futuro, fazer justiça aos que ficaram de fora:


MIRKO "CRO COP" FILOPOVIC



País: Croácia
Ano de Nascimento: 1974
Altura: 1,88
Peso: 106 kg
Modalidades: Kickboxing, Boxe e Taekwondo
Graduação: Faixa preta em Taekwondo
Total de Lutas: 45
Vitórias:  32
Por nocaute: 23
Por finalização: 5
Por decisão 4
Derrotas: 10

Chocou o mundo ao vencer Mike Bernardo no K1 e foi o primeiro a conseguir derrotar o gigante Bob Sapp, invicto até então em apenas 86 segundos. Com um soco esquerdo, ele quebrou o osso zigomático de Sapp.

ANDERSON "SPIDER" SILVA


País: Brasil
Ano de Nascimento: 1975
Altura: 1,88
Peso: 84 kg
Divisão: Peso Médio e Peso Médio Pesado
Modalidades: Muai Thai, Boxe e Brazilian Jiu-Jitsu
Graduação: Praijed Preto em Muay Thai, Faixa Preta 5 Dan em TaeKwon Do, Faixa Preta 3 grau em Brazilian Jiu-Jitsu, Faixa Preta em Judô, Corda Amarela em Capoeira
Total de Lutas: 40
Vitórias:  33
Por nocaute: 20
Por finalização:2
Por decisão1
Por desqualificação: 1
Sem resultado: 1
Derrotas: 6

Dono de uma das maiores sequências de invencibilidade, 17 lutas e 10 defesas de cinturão é considerado por muitos o maior lutador de MMA da história das artes marciais. Já venceu grandes nomes do MMA como Vítor Belfort, Dan Henderson, Rich Franklin, Forrest Griffin, Yushin Okami, Chael Sonen, Demian Maia entre outros. Perdeu sua sequência de vitórias para Chris Weidman, na luta pelo cinturão dos Peso Médios, aonde quebrou a perna. Na revanche, perdeu novamente para Chris Weidman e para piorar, foi pego em exame anti-doping. Está suspenso até Fevereiro de 2016 pelo uso de anabolizantes.


QUINTON "RAMPAGE" JACKSON



País: Estados Unidos
Altura: 1,85
Peso: 93 kg
Divisão: Médio Pesado
Modalidades: Boxe e Wresteling
Graduação:n/a
Total de Lutas:47
Vitórias: 36
Por nocaute: 16
Por finalização: 7
Por decisão: 13
Por desqualificação: 1
Derrotas:11

Sua marca registrada são os golpes de bate estaca. Derrotou Ricardo Arona por nocaute. A corrente no pescoço antes e após às lutas, é outra característica marcante de Rampage.

MAURÍCIO "SHOGUN" RUA



País: Brasil
Ano de Nascimento: 1981
Altura:1,85
Peso: 93 kg
Divisão: Meio Pesado
Modalidades: Muai Thay e Jiu-Jitsu Brasileiro
Graduação:n/a
Total de Lutas:33
Vitórias:23
Por nocaute: 19
Por finalização: 1
Por decisão: 3
Por desqualificação: 21
Derrotas: 10

Um lutador excepcional, foi campeão do Pride em 2005, categoria peso meio pesado, ex campeão mundial dos meio pesados do UFC e já derrotou feras como Evangelista "Cyborg" dos Santos, Rampage Jackson, Antônio Rogério Nogueira (Minotouro), Alistair Overreem, Ricardo Arona, Mark Coleman, Chuck Liddell, Lyoto Machida, Forrest Griffin entre outros.






RICARDO ARONA



País: Brasil
Ano de Nascimento: 1978
Altura: 1,80
Peso: 93 kg
Divisão: Peso Médio
Modalidades: Muai Thay, Boxe, Wresteling e Jiu-Jitsu Brasileiro
Graduação: Faixa Preta em BJJ
Total de Lutas: 19
Vitórias: 14
Por nocaute: 2
Por finalização: 3
Por decisão: 9
Derrotas:5

Já competiu no Pride e foi campeão médio do RINGS. Venceu lutadores como Alistair Overeem, Dan Henderson, Kazushi Sakuraba, Murilo Ninja, Wanderlei Silva entre outros.



GEORGE ST. PIERRE

 
País: Canadá
Ano de Nascimento: 1981
Altura: 1,78
Peso: 77 kg
Divisão: Peso Meio Médio
Modalidades: Karatê, Boxe, BJJ, Kickboxing e Wrestling
Graduação: Faixa Preta em BJJ, Faixa Preta Karatê Shidokan, 3 Grau Faixa Preta Caratê Kyokushin
Total de Lutas: 27
Vitórias: 25
Por nocaute: 8
Por finalização: 5
Por decisão: 12
Derrotas: 2

Como era muito assaltado nas escola aonde estudava, George resolveu aprender karatê para se defender. Trabalhou como segurança de boate e até como lixeiro.
Lutador com o maior número de vitórias no UFC, 19. Campeão dos pesos meio-médios duas vezes, lutador do ano em 2008 e atleta com maior tempo de luta no UFC 5 horas 28 minutos e 12 segundos.



RODRIGO "MINOTAURO" NOGUEIRA




País: Brasil
Ano de Nascimento: 1976
Altura: 1,91
Peso:  95 kg
Divisão: 
Modalidades: Muai Thay, Judô, Boxe, Wresteling e Jiu-Jitsu Brasileiro
Graduação:Faixa preta em Judô e faixa preta em BJJ
Total de Lutas: 46
Vitórias: 34
Por nocaute:3
Por finalização: 21
Por decisão: 10
Derrotas: 10

Com 11 anos de idade, foi atropelado por um caminhão, 25 dias em coma e 1 ano internado. Devido à esse acidente, ele tem uma cicatriz nas costas que o diferencia de seu irmão, o Minotoro. Único lutador que foi campeão do Pride e do UFC.


JOSÉ "SCARFACE"ALDO


País: Brasil
Ano de Nascimento: 1986
Altura: 1,71
Peso:  66 kg
Divisão: Peso-Pena
Modalidades: Boxe, Kickboxing, Muai Thay e Jiu-Jitsu Brasileiro.
Graduação: Faixa preta em Luta Livre e Faixa preta em BJJ
Total de Lutas: 26
Vitórias:25
Por nocaute: 15
Por finalização: 1
Por decisão:9
Derrotas: 2

Especialista em Muai Thay e Jiu-Jitsu, ele é o atual campeão Peso pena do UFC. De acordo com os rankings de MMA do mundo, é considerado também o número 1 no mundo, na divisão peso-pena. Ganhou o prêmio do MMA Awards de lutador do ano em 2010. E com a suspensão do lutador Don Jones, passou a ser também o número 1 no Ranking Peso por Peso do UFC.


ALISTAIR "THE REEM" OVEEREM


País: Inglaterra , nacionalidade: Holandesa
Ano de Nascimento:1980
Altura:1,93
Peso:120 kg
Divisão: MMA Meio Pesado (de 1999 a 2007)
               Peso Pesado (desde 2007)
               K-1 Peso Super Pesado
Modalidades:  Muai Thay, Kickboxing, e Submission Grappling.
Graduação:
Total de Lutas: 54
Vitórias: 39
Por nocaute: 16
Por finalização:19
Por decisão: 3
Sem resultado: 1
Derrotas:14

Um dos mais polêmicos lutadores de MMA da história, sempre viveu sobre a suspeita do uso de anabolizantes. Essa suspeita aumentou depois de ele ser pego no exame anti-doping após a luta em que venceu outra lenda Brock Lesnar. O exame acusou índices de testosterna muito elevados quando comparado a um ser humano normal.
Marrento e arrogante já teve muitas desavenças com jornalistas e até outros lutadores. Foi campeão peso-pesado do Strikeforce, campeão interino peso-pesado do DREAM e campeão do K-1. Aliás é o único até hoje que conseguiu ser campeão ao mesmo tempo e detentor de um título mundial de MMA e K-1.

BROCK LESNAR



País: Estados Unidos
Ano de Nascimento:1977
Altura:1,91
Peso: 130 kg
Divisão:Peso Pesado
Modalidades:  Wrestling
Graduação:n/a
Total de Lutas: 8
Vitórias: 5
Por nocaute: 2
Por decisão:1
Por submissão: 1
Derrotas: 3

Essa criança aí, mete medo até em quem não vai lutar com ele, imagina para quem vai enfrentar esse cara. Engraçado é saber que ele já foi de um time da NFL, foi expulso do time dos Minnesota Vikings. No UFC 81, uma das maiores lutas que já aconteceram no UFC, não só pela estreia de Lesnar, mas também pela sua luta contra Frank Mir, no dia 2 de Fevereiro de 2008. Nessa luta começou a rivalidade dele e Frank, que venceu essa luta por finalização. Essa luta foi classificada em quinto, como uma das melhores lutas de todas edições até o UFC 100.

FRANK MIR



País: Estados Unidos
Ano de Nascimento:1979
Altura:1,91
Peso: 117,9 kg
Divisão:Peso Pesado
Modalidades: Boxe, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Kenpo Karatê, Wrestling
Graduação: Faixa preta em Kenpo Karatê e Faixa preta em BJJ
Total de Lutas: 28
Vitórias: 18
Por nocaute: 7
Derrotas: 10

Francisco Santos Miranda, mais conhecido como Frank Mir, nasceu em uma família de apaixonados por artes marciais. Ele é filho de cubano, por esse motivo às vezes usa a bandeira de Cuba na bermuda. Mir é considerado um dos lutadores peso pesado mais completos da história do MMA. Tem uma rincha de longa data com Brock Lesnar.

VITOR "THE PHENOM" BELFORT


País: Brasil
Ano de Nascimento:1977
Altura: 1,83
Peso: 83,4 kg
Divisão: Peso Médio e Meio Pesado
Modalidades: Jiu-Jitsu Brasileiro, Karatê Shotokan e Boxe.
Graduação: Faixa preta em BJJ, Faixa Preta em Judô e Faixa Roxa em Karatê Shotokan
Total de Lutas: 36
Vitórias: 26
Por nocaute: 16
Por finalização: 2
Derrotas: 13

Vitor com apenas 19 anos, em um evento do SuperBrawl, em Honolulu no Havaí, venceu em apenas 12 segundos Jon Hess, na época, o evento era de vale-tudo e daí em diante, o mundo começou a prestar atenção no jovem Vitor.

Logo depois entrou no UFC e foi o lutador mais jovem à vencer no UFC. Nocauteou Wanderlei Silva  em 44 segundos!!!

Vitor alternou entre o Pride e o UFC. Recentemente depois de perder para Chris Weidman, lutou contra Dan Henderson e venceu à luta. Hoje com 38 anos, pode ser que ainda lute mais algumas vezes. Tudo vai depender da organização do UFC, mais vontade de lutar, não falta à Vitor.



WANDERLEI "THE AXE MURDERER"SILVA

ou CACHORRO LOUCO (MR. PRIDE)





País: Brasil
Ano de Nascimento:1976
Altura: 1,82
Peso: 93 kg
Divisão: Peso Médio e Meio Pesado e Pesado
Modalidades: Muay Thai, Jiu-Jitsu Brasileiro
Graduação: Faixa preta em BJJ, Prajed Preto em Muay Thai
Total de Lutas: 49
Vitórias: 35
Por nocaute:6
Por decisão: 7
Por finalização: 3
Derrotas:12

Esse cara já venceu diversos adversários, mas a luta em que ele fez contra Dan Henderson, enxergando apenas com um olho e a luta que fez contra o carrasco de brasileiros, o japonês Sakuraba, merecem um destaque especial. Ele virou ídolo no Japão, chamado de Mr. Pride. Virou boneco, personagem de jogo de videogame, enfim, um ídolo mundial.

Passou por período difíceis em sua carreira, chegando num período a perder 5 lutas de 6 que havia feito, até se recuperar numa luta contra o britânico Michael Bisping. No UFC 139 deu outra volta por cima, quando Dana White queria encerrar a cara dele, dizendo que se perdesse para Cung Le, estaria fora. Venceu Cung Le, mais uma vez se superando.

Em 19 de Setembro de 2014, Wanderlei Silva para o desespero dos fãs, anunciou a sua aposentadoria mais que merecida.


RONDA ROUSEY



País: Estados Unidos
Ano de Nascimento:1987
Altura:1,70
Peso: 61 kg
Divisão: Peso Galo
Modalidades: Judô e Kickboxing
Graduação: Faixa preta 4 Dan em Judô
Total de Lutas: 13
Vitórias: 12
Por nocaute: 3
Finalização: 9
Derrotas: 2

Obs: lembrando que todos esses números se referem apenas à carreira MMA dos atletas.



Essa loirinha não é brinquedo não. Já ganhou medalhas de Bronze (1), Prata (2) e 3 de Ouro, como atleta representado o seu país, Estados Unidos. Entrou no UFC em 2012.
O Furacão Rousey, parecia invencível. Até a sua última luta contra Holly Holm, que já venceu 19 vezes o campeonato de boxe. Ironicamente, em uma entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, antes da luta , ela narrou aquilo que seria o exatamente o que viria acontecer, só que na cabeça ela, ela achava que não permitiria isso. Na declaração, ela antecipa até o chute que Holm lhe daria, em um momento diz: -Ela vai tentar chutar a minha cabeça, mas isso não vai acontecer. É apenas o que ela quer. Campeã do Strikforce, lutadora do ano de 2012, 2013 e 2014. Melhor atleta feminina de 2015 e 2015 EPYS Awards e pelo Women's MMA Awars, venceu melhor lutadora, melhor atleta feminia e revelação todos em 2011.


OUTROS LUTADORES

(Biografia deles em breve)


CHAEL SONNEN

  
LYOTO MACHIDA



BOB SAPP



FABRÍCIO WERDUM

DEMIAN MAIA



JÚNIOR CIGANO



JON JONES



DAN HENDERSON





XFC




Aqui no Brasil, o que me levou a ver as lutas de mma, foi o XFC. Apesar de eu conhecer o esporte através de alguns dvds antigos, que alguns amigos me mostravam, o que me fez acompanhar mesmo, foi o XFC.

Xtreme Fighting Championship é um torneio criado nos Estados Unidos no ano de 2006. O evento já foi realizado em Nova Iorque, Tampa, Four Lauderdale, São Paulo, Buenos Aires e em algumas outras cidades.


Ring Girl do XFC

No XFC, assim como no UFC, temos lutas masculinas e femininas. O cast do evento tem mais de 125 atletas de 23 países diferentes e por alguns anos foi transmitido pela Rede TV aqui do Brasil, com alguns eventos ao vivo, mostrando lutas muito interessantes. 

La Malvada (Argentina), Kalindra (Brasil), Vanessa Melo (Brasil) Luis Sapo Santos (Brasil), são alguns lutadores que proporcionaram lutas excelentes.




Não tinha um sábado que eu não parava para ver algumas lutas. Agora os eventos que o XFC promovia ao vivo, com várias lutas até a luta principal da noite, fazendo algo muito parecido com o que o UFC faz, também funcionou muito bem nessa franquia.


Cartaz do evento

Outro cartaz

As mulheres se arrebentando no XFC




Infelizmente a Rede TV deixou de transmitir o evento, que pelo que apurei agora, só nos canais pagos.

Em uma notícia de Setembro desse ano, diz que o XFC é a franquia de MMA com mais eventos no Brasil e agora poderá ser visto no Esporte Interativo, que ficará como a emissora oficial do evento aqui no Brasil.

O Esporte Interativo terá exclusividade nas exibições ao vivo em todas as plataformas: seja canal aberto, tv por assinatura, internet já começando pelo XFCi 11. 

Edward Jung, CEP do XFC disse que o XFC reforçará o posicionamento no país, levando MMA de qualidde, com produção de primeiro mundo, para um número ainda maior de fãs de artes marciais. Ainda destaca que o XFC se consolida como a segunda marca mais vista no mundo, acredito que a primeira, com certeza é o UFC.



OUTROS TORNEIOS DE MMA CONHECIDOS



JUNGLEFIGHT
STRIKEFORCE


(Em Breve)




































































































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE