Uma História de Horror Americana
UMA HISTÓRIA DE HORROR AMERICANA
(AMERICAN HORROR STORY)
Logo da Série |
Eu sempre foi contra séries norte-americanas. Meu primo me falava para assistir algumas e eu prontamente recusava alegando que filmes eram muito melhores que séries e que eu não tinha interesse. Talvez porque séries como Friends, nunca despertaram o meu interesse. Sei lá, não via graça naquele tipo de humor, enfim. Até que um belo dia eu fiquei sabendo que existiam séries que não eram exclusivamente de comédia e história de guerras. Vi que existiam séries que falavam de terror. E terror todo mundo que acessa o meu blog com frequência, sabe que é o meu fraco. É disparado o meu gênero favorito no cinema. Acho que porque mexe com sentimentos muito fortes e para se fazer horror, o diretor, roteirista, produtor, tem que ser ousados por natureza. Bom, logo depois que descobri que existia um outro mundo além das séries de comédia não demorou muito para eu descobrir o AHS, mas conhecido como American Horror Story ou em português: Uma História de Terror Americana.
A série é um horror-drama criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk. Descrita como uma série antológica, cada temporada é feita com uma história independente, seguindo um conjunto de personagens e ambientes distintos e um roteiro próprio de começo, meio e fim.
Foi a primeira série que assisti, (sem contar as dos anos 80, como Super Máquina, Vicky, etc etc etc) precedida por True Blood. Depois vieram Walking Dead, Bates Motel, Roma, entre outras.
Mas AHS foi a primeira e logo de cara descobri um mundo que eu não conhecia. Depois disso, para me viciar nesse tipo de série foi um pulo.
Hoje vou tentar fazer um resumo das 4 primeiras temporadas do AHS. Pretendo falar de outras séries que acompanho e acompanhei, aqui no blog, mas hoje estarei dedicado 100% ao AHS que terá estréia em breve, em Outubro próximo, a quinta temporada que pouco se sabe, mas que se chamará Hotel. Bom vamos lá, espero que curtam.
PRIMEIRA TEMPORADA - UMA HISTÓRIA DE HORROR AMERICANA
First Season |
A história apresenta Ben Harmon, um terapeuta que, após ter uma relação extraconjugal, decide salvar seu casamento. Assim, ele se muda com a esposa Vivien e a filha Violet para uma nova casa. Mas logo eles se envolvem com os estranhos personagens que fazem parte do lugar. Entre eles, Moira O'Hara, a governanta, que é vista por cada um como duas pessoas diferentes. Tem também Constance, uma vizinha intrometida; e o esquisito Larry. Para desespero do pai, Violet se envolve com Tate, um dos seus pacientes, que ele acredita ter tendências homicidas.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2cFhUp_2N00
Elenco regular:
Dylan McDermott como Dr. Benjamin "Ben" Harmon
Connie Britton como Vivien Harmon
Taissa Farmiga como Violet Harmon
Evan Peters como Tate Langdon
Denis O'Hare como Larry Harvey
Jessica Lange como Constance Langdon
Elenco recorrente:
Frances Conroy como Moira O'Hara, a governanta
Alexandra Breckenridge como Moira O'Hara jovem
Jamie Brewer como Adelaide "Addie", filha da Constance
Kate Hara como Hayden McClaine, paciente de Ben e ex-amante
Christine Estabrook como Marcy, corretora de imóveis
Shelby Young como Leah, colega de escola de Violet
Matt Ross como Dr. Charles Montgomery, um cirurgião que construiu a casa em 1992
Lily Rabe como Nora Montgomery, a esposa de Dr. Montgomery
Michael Graziadei como Travis, jovem amante de Constance
Morris Chestnut como Luke, oficial de segurança
Zachary Quinto como Chad ex-proprietário da casa
Sarah Paulson como Billie Dean Howard, uma médium
Opinião:
Primorosamente conduzida, a primeira temporada do AHS já mostra que a franquia não teme em ser ousada. Obviamente que em termos de ousadia, poucas séries norte-americanas superam True Blood (que como comentei acima, também pretendo falar um dia nesse humilde blog), mas AHS First Season, conduz o espectador há um mundo misterioso com estilo. Grandes atuanções de Jessica Lange e de Connie Britton, essa primeira temporada de certa forma brinca com o espectador, que por momentos, acha que já sacou tudo, depois descobre uma nova coisa e por aí vaí.
Alexandra Beckenridge |
Um pai terapeuta que mal consegue lidar com seus próprios problemas, uma mãe dividida e cheia de dúvidas, uma filha problemática, essa é a base da família Harmon que decide se mudar para uma casa digna de qualquer filme de terror.
First Season foi a introdução ao que estaria por vir de AHS. Gosto muito dessa primeira temporada e confesso que fiquei meio perturbado com o final, que para mim foi assustador.
Nessa primeira, a atriz Lily Rabe tem um papel pequeno, ela viria a se mostrar mais na próxima que falo a seguir. Destaque também para as aparições de Alexandra Beckenridge como a versão nova da empregada tentadora Moira O'Hara. As cenas em que ela aparece provocando o Dr. Ben são hilárias.
SEGUNDA TEMPORADA - ASYLUM
Já na segunda temporada, o ambiente é outro completamente diferente da primeira. Em American Horror Story Asylum temos como tema a saúde mental. A história se passa em 1964 e acompanha os pacientes, médicos e freiras que ocupam a Instituição Mental Briarcliff, fundada com o objetivo de tratar e abrigar criminosos insanos. Entre administradores que dirigem a instituição estão a severa irmã Jude vivida por Jessica Lange. Temos também a Irmã Mary Eunice vivida por Lily Rabe e o fundador da casa, Dom Timothy (Joseph Fiennes). Os médicos encarregados de cuidar dos pacientes desse manicômio são: psiquiatra Dr. Oliver Thredson (Zachary Quinto) e o sádico cientista Dr. Arthur Arden (James Cromwell). Os pacientes, muitos dos quais afirmam serem injustamente institucionalizados, incluem a jornalista lésbica Lana Winters vivida por Sarah Paulson, o acusado de ser um serial killer Kit Walker (Evan Peters) e a suposta assassina Grace (Lizzie Brocheré). Há também elementos espirituais e científicos que manipulam os habitantes do Briarcliff, incluindo possesão demoníaca e extraterrestres.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=e7XC-4zVirA
Elenco regular:
Jessica Lange como Irmã Jude
Zachary Quinto como Dr. Thredson
Joseph Fiennes como Monsenhor Timothy Howard
Evan Peters como Kit Walker
Sarah Paulson como Lana Winters
Lily Rabe como Irmã Mary Eunice
Lizzie Brocheré como Grace
James Cromwell como Dr. Arden
Elenco de apoio:
Naomi Grossman como Pepper
Chloe Sevigny como Shelly
Jenna Dewan como Teresa
Adam Levine como Leo
Britne Oldfore como Alma
Mark Consuelos como Spivey
Clea DuVall como Wendy Peyser
Frances Conroy como Dark Angel
Franka Potente como Charlotte Brown / Anne Frank
Dylan McDermott como Johnny Thredson
Opinião:
A melhor série norte-americana que já vi na vida. Asylum superou todas as minhas expectativas. Intensa, assustadora, chocante, dramática, essa segunda temporada tem uma infinidade de adjetivos para podermos classificá-la. Jessica Lange está magnífica no papel da severa irmã Jude não à toa ela venceu alguns dos principais prêmios dos Estados Unidos como por exemplo o: Critial Choice Television Awards, Prêmio Dorian, Emmy Awards, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards entre outros.
Lily Rabe |
Lily Rabe (foto acima) como disse a pouco, arrebenta também no papel da Irmã Mary Eunice. No elenco ainda podemos destacar a atuação de James Comwell (sim aquele mesmo que já fez papel de pai dos Nerds) como um cientista a la Josef Mengele e Zachary Quinto, tocando o terror como o psiquiatra Dr. Thredson. Sarah Paulson que teve um pequeno papel na primeira temporada, ganha espaço essa segunda e também tem uma atuação primorosa.
Asylum faz a gente se transportar para o lugar daqueles personagens que sofrem horrores nas mãos dos médicos e irmãs da instituição, o drama se mistura com o terror criando uma química extremamente explosiva. De todas as temporadas que assisti até hoje de AHS, sem sombra de dúvidas essa é a melhor. E melhor também se comparado a outras séries que tenho acompanhado. Asylum te leva até a estratosfera e te traz denovo a superfície, simplesmente matadora essa série.
TERCEIRA TEMPORADA - COVEN
300 anos se passaram, desde os tempos turbulentos dos julgamentos das bruxas de Salém e aqueles que conseguiram escapar, agora estão enfrentando a extinção. Têm sido feitos misteriosos ataques contra a sua espécie e as garotas estão sendo enviadas para uma escola especial em Nova Orleans, para aprenderam a se proteger. Em meio a tudo isso, está a recém chegada, Zoe (Taissa Farmiga), que guarda um terrível segredo. Em alerta, com a recente ameaça, Fiona (Jessica Lange), a bruxa Suprema, volta para a cidade determinada a proteger o clã. E para isso, nem que ela precise passar por cima de quem entrar em seu caminho, ela assim o fará.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zMy5BNoUMhM
Elenco principal:
Jessica Lange como Fiona Goode (A Suprema)
Sarah Paulson como Cordelia Foxx
Taissa Farmiga como Zoe Benson
Emma Roberts como Madison Montgomery
Evan Peters como Kyle Spencer
Lily Rabe como Misty Day
Frances Conroy como Myrtle Snow
Kathy Bates como Madame LaLaurie
Denis O'Hare como Spalding
Jamie Brewer como Nan
Elenco de apoio:
Angela Basset como Marie Laveau
Gabourey Sidibe como Queenie
Danny Huston como Joe, The Axeman
Patti LuPone como Joan Ramsey
Steve Nicks como Ela Mesma
Convidados especiais:
Josh Hamilton como Hank Foxx
Alexander Dreymon como Luke Ramsey
Lance Reddick como Papa Legba
Robin Bartlett como Cecily Pembroke
Leslie Jordan como Quentín
Christine Ebersole como Anna Leigh Leighton
Michael Cristofer como Harrison Renard
Mike Colter como David
Mare Winningham como Alicia Spencer
Alexandra Breckenridge como Kaylee
Chiaki Kuriyama como Yogo Nagasaki
Opinião:
Dentre as 4 séries aqui mostradas, essa seria vamos dizer assim, a mais fraca. Não que seja ruim, longe disso, mas o nível alcançado depois de assistirmos a primeira temporada e a segunda, seria dificilmente alcançado e ultrapassado, talvez por isso eu não goste tanto dessa terceira. Mas ela tem bons momentos. Bela atuação da atriz Frances Conroy, Kathy Bates também arrebenta nessa série, não menos importante, gostei muito da atuação de Emma Roberts fazendo a insuportável Madison Montgomery e vale um destaque especial para a atriz Jamie Brewer que vive a personagem Nan.
Madame Laularie |
As torturas que os negros sofriam nas mãos da personagem Madame LaLaurie que para o espanto de muitos sim, existiu de verdade, faz a gente ter uma pequena noção do que aquele povo sofreu dentro dos porões da casa dela que até hoje é um dos locais mais mal-assombrados dos Estados Unidos. Procure saber mais sobre Madame LaLaurie em programa do You Tube chamado Mentes Diabólicas.
QUARTA TEMPORADA - FREAK SHOW
A história começa na pacata cidade de Júpiter, na Flórida, no ano de 1952. Uma trupe circensa acaba de chegar à cidade, liderada por Elsa Mars (Jessica Lange), uma mulher que esconde o seu passado sombrio de todos. Dentre os artistas desse circo, estão Ethel Darling (Kathy Bates), a mulher barbada e o seu filho Jimmy (Evan Peters) mãos de lagosta; o levantador de pesos Dell Toledo (Michael Chiklis) e a sua atual esposa Desiree (Angela Basset); ainda pertencem ao circo Dot e Bette duas irmãs siamesas vividas por (Sarah Paulson).
Circulando pelos arredores da cidade e do circo, está Twisty (John Carroll Lynch), um palhaço assustador responsável por uma série de crimes, Stanley (Denis O' Hare) e Maggie Esmeralda (Emma Roberts) uma dupla de vigaristas interessados em vender corpos de aberrações; Dany Mott (Finn Wittrock) um playboy mimado que representa uma ameaça muito maior da que parece ser e a sua mãe Gloria Mott (Frances Conroy), que fará de tudo para esconder a real natureza do filho.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=Gw1aarm2DuU
Elenco principal:
Jessica Lange como Elsa Mars
Sarah Paulson como as irmãs siamesas Bette e Dot Tattler
Evan Peters como Jimmy Darling
Kathy Bates como Ethel Darling
Angela Basset como Desiree Dupree
Michael Chiklis como Dell Toledo
Denis O'Hare como Stanley
Emma Roberts como Maggie Esmeralda
Finn Wittrock como Dany Mott
Convidados especiais:
Wes Bentley como Edward Mordrake
Danny Huston como Massimo Dolcefino
Celia Weston como Liliam Hemmings
Gabourey Sidibe como Regina Ross
Matt Bomer como Andy
Lily Rabe como Irmã Mary Eunice
Neil Patrick Harris como Chester Creb
Elenco de apoio:
Erika Ervin como Amazon Eve
Mat Fraser como Paul
Naomi Grossman como Pepper
Jyoti Amge como Ma Petite
Rose Siggins como Legless Suzi
Christopher Neiman como Salty
Grace Gummer como Penny
Skyler Samuels como Bonnie Lipton
Patti LaBelle como Doreen "Dora" Brown
John Carroll Lynch como Twisty
Major Dodson como Corey Bachman
Lee Tergesen como Vince
Ben Woolf como Meep
Malcolm-Jamal Warner como Angus T. Jefferson
Chrissy Metz como Ima Wiggle
Jamie Brewer como Marjorie Creb
Mare Winningham como Rita
Jay Caputo como Stunt Coord
Drew Rin Varick como Toulouse
Opinião:
Terminei ontem de assistir essa quarta temporada. Explêndida é a palavra. Restou muito pouco para superar a segunda temporada do AHS. Ou seja, novamente o nível de qualidade subiu muito. Personagens fortes, (cada um com suas características bem pecularies), alta dose de drama, em muitas cenas até mais que o terror, grandes atuações.
Tive muito prazer em assistir essa temporada, não só pelas boas atuações de Jessica Lange e Kathy Bates, mas pela forma como foi conduzida toda essa quarta temporada. A série te prende e personagens como os de John Carroll Lynch e Finn Wittrock deram um charme maior a série. Só fiquei frustado por não mostrarem o destino de dois personagens, que não vou citar aqui senão perde a graça.
Twisty |
Os considerados "freak" em sua maioria, possuem alma, seus respectivos personagens não são meros coadjuvantes, durante o andar da história, vemos a história de alguns deles sendo contatas como mini-flashbacks. Muito interessante esse método de explicar para o público o porque aquele personagens é assim ou assado.
Além dos personagens Twisty e Dandy que já citei acima, destaque para a excelente performance de Evan Peters como Jimmy Darling, Sarah Paulson, nos proporciona cenas bizarras vivendo as gêmeas siamesas Dot e Bette e Michael Chicklis também tem um papel muito importante dentro da história, muito bem feito também. Altamente recomendada. Para quem tem medo de palhaços, não assista essa temporada.
CARTAZES
Os cartazes sempre foram também um grande barato do AHS. Nem sempre os personagens que vemos nos cartazes são os vividos na série, mas dão uma boa idéia do que está por vir e de certa forma instiga a curiosidade.
vejam alguns dos mais legais:
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem....