Heavy Metal
HEAVY METAL, MAS QUE UM ESTILO MUSICAL, UMA RELIGIÃO...
INTRODUÇÃO:
Para muitos, algo além de um estilo musical ou mais uma vertente do rock and roll.
O heavy-metal é sim, sem exagero, para muitas pessoas ao redor do mundo, uma religião.
Mas para chegarmos à essa conclusão, temos que fazer algumas perguntas:
Porque será que esse gênero se destaca tanto entre os demais??
Porque será que ele arrasta multidões de fiéis?
Porque será que em qualquer lugar do mundo, identificamos até com certa facilidade um fã de metal??
Porque existem tanta gente inteligente nesse meio e porque é tão difícil tocar algumas músicas do gênero???
Porque será que pessoas que possuiam dificuldades para se relacionarem com outras pessoas, ou que sofreram bullying na escola, quando era mais novas, encontram no rock e em especial no heavy-metal, a fuga para todos os seus problemas??
Uma forma de espantar todos esses demônios seria colocar aquele álbum daquela sua banda favorita bem alto e cantar, "banguear", fazer o famoso "air guitar" e simplesmente esquecer de tudo.
É meus amigos, o heavy-metal é apaixonante.
Eu o conheci por volta de 1993, bom, (confesso não sei exatamente se essa é a data correta), mas lembro como se fosse hoje, quando adquiri o primeiro álbum de heavy metal: Holy Land do Angra.
Holy Land - Angra |
Foi ali que sem saber, eu abri as portas para esse mundo maravilhoso de solos de guitarra, de vocais épicos e melodiosos, de bandas lendárias e de sons extremamente altos e bem executados.
Outro dia em uma das edições da Expomusic (Feira de Música que acontece aqui no Brasil todo ano em meados de Setembro) eu encontrei o André Matos e comentei com ele isso que acabei de contar para vocês. Ele agradeceu e disse que fica contente em saber que influenciou de alguma forma, tantos bangers como eu.
Enfim, vamos ao que interessa:
No post de hoje, vou tentar explicar, baseado no meu conhecimento do assunto: O que é o heavy-metal??
Quais suas vertentes, suas principais bandas, as bandas que ajudaram a construir esse estilo e um pouco da história dos músicos que fizeram esse estilo uma espécie de chama, que sempre se renova e quando pensam que ela está morta, ela reaparece novamente como uma Fênix que resurge das cinzas.
Não será nada fácil resumir, mais de 40 anos de história, mas vou tentar "enxugar" ao máximo, para falar de tudo um pouco, em se tornar algo maçante e cansativo.
Tenham todos uma boa leitura!!!
Eddie - Mascote oficial da banda inglesa Iron Maiden |
BREVE HISTÓRIA
O heavy-metal originou-se em meados do final da década de 60, início da década de 1970. Os dois países mais importantes até então, foram: Estados Unidos e Inglaterra. Algumas bandas dessa época que se "aventuraravam" pelo rock psicodélico e pelo blues-rock, hoje, podem até não serem consideradas bandas de heavy-metal, mas pela sua influência ou talvez pela sua contribuição para a formação do estilo, acabam por alguns críticos sendo chamadas de as primeiras bandas de heavy metal.
Três dessas bandas foram importantíssimas para esse start inicial, ou podemos imaginar assim que elas foram o "alicerce" para formar o que conhecemos do metal hoje. Estou falando de nomes como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Muita gente da mídia especializada, chama até hoje esse trio de "A Santa Trindade do Heavy Metal".
Mas dessas três, existe uma que os headbangers (assim como são chamados os fãs de heavy-metal) consideram a mais importante e (ou) pioneira do estilo: o Black Sabbath.
Black Sabbath |
O Black Sabbath é por muitos, considerada a primeira, talvez porque além da idade (1968), foi a primeira banda que conseguiu chamar a atenção com letras com temáticas mais obscuras, com referências explícitas a "demônios" e temas envolvendo ocultismo, que era uma novidade e uma polêmica nessa época.
Teve como sua formação principal, os rapazes simpáticos da foto acima: o Príncipe das Trevas Ozzy Osbourne nos vocais, Tony Iommi (guitarras), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).
O Black Sabbath sintetizou em sua música todo o clima melancólico daquela Londres escura, cinzenta, das fábricas que trabalhavam com metal pesado, dos operários e de toda revolução industrial que a Inglaterra passava naquele momento da história e não só a Inglaterra, mas como outros países também que agora são considerados: países desenvolvidos.
Logo depois do Sabbath, a outra grande banda que devemos destacar e essa sim, puramente heavy-metal é o Judas Priest e vou lhes explicar abaixo, porque.
Judas Priest |
Formação clássica: Rob Halford (vocal), Glenn Tipton (guitarra), K.K. Downing (guitarra) Ian Hill (baixo), Scott Travis (bateria)
Aliás na minha humilde opinião o Judas sintetiza tudo que eu entendo por heavy-metal puro e cristalino. Até na vestimenta e nos encartes de seus discos.
O historiador de metal Ian Christie certa vez disse:
"o e a plateia do Black Sabbath ficou… a ver navios, atrás de sons com um impacto similar. No meio da década de 1970, a estética do heavy metal podia ser identificada, como uma criatura mítica, no baixo temperamental e nas guitarras duplas complexas do Thin Lizzy, na teatralidade de Alice Cooper, nas guitarras estridentes e nos vocais exibidos do Queen, e nas questões medievais tonitruantes do Rainbow.... o Judas Priest chegou para unificar e amplificar todas estas características diferentes da paleta de sons do hard rock. Pela primeira vez o heavy metal se tornava um gênero de verdade, por si só."
Então amigos, com essa declaração, acho que consigo ilustrar melhor, que não é só eu, que pensa que o Judas, foi a primeira grande banda de heavy metal mesmo, à surgir na cena. É óbvio que se hoje formos falar quem é o maior nome da cena hoje, falo sem pensar: Iron Maiden (vamos falar mais deles lá na frente) mas na história, o Judas veio antes.
Embora o Judas Priest não tenha conseguido colocar um álbum no Top 40 dos Estados Unidos até 1980, para muitos ela foi a banda definitiva de heavy metal pós-Sabbath; seu ataque duplo na guitarra, com andamentos rápidos e um som metálico, mais limpo e sem influências do blues, passou a ser uma grande influência nos artistas que se seguiram à banda.
DÉCADA DE 80
Essa década foi muito especial para o metal, foram nelas que algumas das grandes bandas se consolidaram no cenário musical internacional, abaixo vou colocar uma linha do tempo com cada ano dessa década e alguns fatos importantes;
Em 1980, um fato importantíssimo que aconteceu foi o surgimento da NWOBHM que invadiu o mainstream, com álbuns do Iron Maiden e Saxon, bem como Motörhead, atingindo o top 10 das paradas britânicas.
Embora menos bem-sucedidas comercialmente, outras bandas da NWOBHM tais como Venom e Diamond Head, também tiveram uma influência significativa no desenvolvimento do metal.Em 1981, o Motörhead tornou-se a primeira banda desta nova geração a atingir o topo das paradas do Reino
Unido com No Sleep 'til Hammersmith. E nesse mesmo ano surgiu um trio de peso, à saber: Metallica, Slayer, Anthrax.
Enquanto isso, as primeiras bandas de heavy metal anteriores foram perdendo o centro das atenções. O Deep Purple havia acabado com a saída de Ritchie Blackmore em 1975, e o Led Zeppelin se dissolveu após a morte do baterista John Bonham em 1980. O Black Sabbath era constantemente ofuscado pela banda que abria os seus shows, o Van Halen. Eddie Van Halen estabeleceu-se como um dos melhores guitarristas de sua época—seu solo em "Eruption", no álbum Van Halen, é considerado um marco.
Randy Rhoads e Yngwie Malmsteen também eram guitarristas destacados pela sua habilidade, associados com o que seria conhecido como metal neoclássico. A inserção de elemento da música clássica tinha começado com Blackmore e pelo guitarrista dos Scorpions, Uli Jon Roth; essa nova geração ocasionalmente fazia uso da guitarra clássica (violão), como Rhoads fez em "Dee" de Blizzard of Ozz (1980), o primeiro álbum solo do antigo vocalista do Sabbath, Ozzy Osbourne.
Fazendo um parenteses, 3 guitarristas foram a grande influência para Malmsteen. Jimi Hendrix, Richtie Blackmore e Uli John Roth.
Nos moldes do movimento New Wave of British Heavy Metal, o Judas Priest lançou British Steel (1980), (afinal, foram eles uma das bandas que de certa forma consolidaram ainda mais esse movimento da NWOBHM.
Muitos artistas do gênero se beneficiaram pela exposição na MTV desde 1981. As vendas muitas vezes disparavam quando os videoclipes das bandas eram exibidos no canal. Vídeos do Def Leppard para o álbum Pyromania (1983) ajudaram a banda a conseguir status de superstars nos Estados Unidos e o Quiet Riot tornou-se a primeira banda nacional de heavy metal a chegar ao topo da parada da Billboard com Metal Health (1983).
A popularidade do metal já permitia a participação em eventos de grande porte, como no US Festival de 1983 na Califórnia que contou com Ozzy Osbourne, Van Halen, Scorpions, Mötley Crüe e Judas Priest, no chamado "dia do metal".
Lembrando que o Motley Crue, na minha visão é mais uma banda de hard rock, do que de metal. E o Van Halen também.
No Brasil, aconteceu um evento importantíssimo, que ia consolidar ainda mais a cena em nosso país, o Rock in Rio em 1985, contou com vários nomes importantes do metal da época. Entre 1983 e 1984, o heavy metal passou de 8% para uma quota de 20% de todas as gravações vendidas nos EUA. Várias revistas profissionais dedicadas ao gênero foram lançadas, como a Kerrang! (em 1981) e a Metal Hammer (em 1984), bem como uma série de publicações de fãs. Em 1985, a Billboard declarou: "O Metal ampliou sua base de audiência. A música de metal não é mais de domínio exclusivo de adolescentes do sexo masculino".
O público do metal tornou-se mais velho (em idade universitária), jovem (pré-adolescente) e mais feminino.
O ÍNICIO DO TRASH METAL
O thrash
metal (uma das vertentes mais extremas do heavy metal) originou-se no início da
década de 80, influenciado de certa forma pelo hardcore punk e pela NWOBHM
particularmente nas canções mais aceleradas, conhecidas como speed metal. O
movimento teve seu start nos Estados Unidos com o thrash metal da Bay Area. O
som desenvolvido pelos grupos de thrash era mais rápido e agressivo do que o das
bandas do metal original, os riffs graves são tipicamente acompanhados por
conduções shred. As letras muitas vezes expressam pontos de vista niilistas ou
lidam com questões sociais, usando uma linguagem visceral e agressiva. O thrash
por vezes é descrito como "a música da decadência urbana" e "o
primo pálido do rap".
Como já
tinha citado anteriormente, foi também nessa época que o subgênero foi
popularizado pelo "Big Four of Thrash": Metallica, Anthrax, Megadeth
e Slayer. Três bandas alemãs, Kreator, Sodom e Destruction, tiveram papel
crucial na vinda do gênero para a Europa. Outros, como os californianos da
região de São Francisco do Testament e Exodus, o Overkill de Nova Jérsei e o
Sepultura de Minas Gerais - Brasil, também tiveram impacto significativo. Mesmo que o
thrash tenha começado como uma cena underground—e permanecido assim em grande
parte por quase uma década—as principais bandas do movimento já começavam a
atingir um público mais vasto. O Metallica chegou ao top 40 das paradas da
Billboard com Master of Puppets (1986); dois anos depois, o álbum ...And
Justice for All chegou a sexta posição, enquanto Megadeth e Anthrax conseguiram
chegar ao top 40.
Por outro lado o Sepultura abriu as portas para outras bandas nacionais, se aventurassem lá fora. Mas o Sepultura também não chegou à promover bandas que estavam parelhas com eles, antes deles saírem do país. Isso fez muita gente sentir certa “bronca” do Sepultura, porque segundos alguns músicos, muitos jornalistas de outros países, perguntavam de outras bandas do nível do Sepultura e acabavam por ficarem sem resposta. Em suma, muita gente diz que o Sepultura poderia ter ajudado mais bandas à alcançarem EUA e Europa, mas eles não o fizeram.
Aliás, maiores
detalhes de como surgiu a cena metal em Minas Gerais, terra do Sepultura,
podemos ver no excelente documentário lançado pela MTV, link abaixo:
CRONOLOGIA
Antes de mais nada, preciso esclarecer aqui os anos de fundação de algumas bandas anteriores à 1980.
O Black Sabbath por exemplo é de 1968, o Judas Priest foi fundado em 1969, o Iron Maiden é de 1975, Samson de 1977, o Angel Witch, que já se chamou: Lúcifer também é de 1977.
E tem o Accept, que surgiu em 1968, antes era chamado de Band X, mais só se profisionalizou em 1976.
Obviamente faltam diversas bandas aqui, mas coloquei algumas das mais importantes...
Bom vamos lá:
1980
São fundadas as bandas: Manowar (EUA), Grave Digger (Alemanha), Holy Moses (Alemanha),
1981
Metallica, Slayer, Anthrax, (todas norte-americanas), Mercyful Fate (Dinamarca); Dorsal Atlantica (Brasil), Pantera (EUA);
1982
Sodom, Tankard,
1983
Destruction, Alcatrazz (EUA),
1984
Angel Dust (Alemanha), Helloween (Alemanha), Rage (Alemanha), Sepultura (Brasil), Stratovarius (Finlândia),
1985
Blind Guardian (Alemanha), Kreator (Alemanha), Sarcófago (Brasil)
1986
Skid Row (não é bem metal, considero mais hard rock, mas tem muita gente que considera metal - norte-americana)
1987
U.D.O,
1988
Atrocity (Alemanha),
1989
Brainstorm (Alemanha), Seventh Avenue (Alemanha),
1990
Lacrimosa
1993
Hammerfall (Suécia)
1996
Nightwish
VERTENTES DO METAL
O heavy-metal assim como o rock and roll, também possuí suas próprias vertentes e não são poucas. Vou citar algumas bandas que se destacam dentro de cada vertente para facilitar essa distinção. Acho que fica mais fácil de explicar e de exemplificar.
Se a pessoa conhece pelo menos 1 das bandas, ela já vai saber à qual vertente essa banda pertence.
Obs: A primeira banda da lista, sempre vou procurar a que mais se destacou, ou no máximo, uma das que mais se destacaram.
N.W.O.B.H.M:
(New Wave of British Heavy Metal - ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico)
A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico retirou o blues da primeira geração do metal, adicionando peso e velocidade ao mesmo ressaltando os aspectos metálicos do mesmo. Sem se preocupar em atingir grandes audiências e no entanto, atingindo-as, era puro metal feito para fãs.
BANDAS: Iron Maiden, Venon*, Def Leppard*, Saxon, Judas Priest, Samson, Tygers Of Pan Tang, Angel Witch, entre outras;
O Venon virou mais para frente a banda pioneira do black metal e o Def Leppard foi grande responsável para o que viria ser mais para frente a cena Hard Rock, AOR e Glam Metal.
Power-Metal ou Second Wave of British Heavy-Metal:
A teoria corrente hoje defende a idéia de que o estilo acima destacado, fora fundado por Kai Hansen e Michael Weikath no começo do Helloween, fazendo uma versão mais melódica e rápida do heavy metal, e que mais tarde esse novo estilo veio a ser chamado de power metal.
Hoje o power metal é um estilo com seus próprios subgêneros e gêneros de fusão, cada um com suas particularidades, uns mais "pesados", outros mais "melódicos", outros possuem uma linha tênue, quase imperceptível quanto ao "peso" do subgênero.
BANDAS: Helloween*, Stratovarius, Hammerfall, Blind Guardian, Rhapsody Of Fire, Gamma Ray, Running Willd, Sonata Arctica, entre outros;
Destaquei com asterisco o Helloween, porque ele na minha visão, foi o criador do gênero Metal Melódico, mas muitos da mídia especializada, concordam que o Helloween também pode ser considerado o pioneiro do power metal.
O Metal Melódico, que tem como grandes nomes além do Helloween, Gammaray, Angra, Insania, Freedom Call entre outras bandas.
Trash-Metal:
Eu já dei uma introdução lá em cima do que seria o trash, para explicar como o heavy metal se difundiu nos EUA, aqui, eu vou procurar falar dele de maneira mais sucinta, apenas para nível de registro.
É uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo.
BANDAS: Metallica, Anthrax, Megadeth, Slayer, Exodus, Testament, Sodom, Kreator, Overkill, Destruction e Sepultura;
Death-Metal:
Death Metal essa vertente surgiu ao mesmo tempo em alguns países como EUA, Brasil e Suécia,
na década de 1980. O estilo tem raízes no thrash metal, porém apresenta mais agressividade que seu antecessor, letras com temas niilistas, sobre violência, morte e sobre a fragilidade da vida humana.
Obs: Para quem não sabe o que é niilismo, eu vou explicar: Niilismo é uma doutrina filosófica que indica um pessimismo e ceticismo extremo, perante qualquer situação ou realidade possível.
Algo muito comum nessas bandas também é a presença do vocal gutural, bateria fazendo uso da técnica "Blast Beat",letras que falam de temas mórbidos relacionados a morte, violência, filmes de terror, filosodia e batalhas épicas.
BANDAS: Cannibal Corpse, Death, Suffocation, Nile, Krisiun, Sarcófago, Carcass, Terrorized, entre outros.
Black Metal:
Destaque: Mayhem |
Black Metal é talvez a vertente do heavy metal mais polêmica.
Verente que evoluiu no início dos anos 80 paralelamente ao death metal. É um estilo sombrio, cru e agressivo e incorpora em suas letras temas como o satanismo e o paganismo (em particular a mitologia nórdica), em alguns pouquíssimos casos até algo de neo-nazismo.
No black metal também vemos em muitas bandas o conhecido corpse paint (pintura sobre o rosto que representa um morto vivo, uma caveira ou algum tipo de demônio). O KISS também faz uso de pintura semelhante.
Várias bandas de black metal tiveram influências do punk, tais como Venom, Celtic Frost, Bathory,
Darkthrone, Impaled Nazarene, Mayhem, Hellhammer, Behemoth, entre outras.
Algumas bandas consideradas precursoras do estilo são: Venom, Hellhammer, Bathory, Sodom, Celtic Frost, Bulldozer, Destruction e Mercyful Fate. Algumas das bandas mais influentes no início deste estilo foram:
Burzum, Darkthrone, Emperor, Immortal, Satyricon, Sarcófago e Mayhem.
Obs: O Black Metal tem hoje a sua força na Noruega e foi lá que começaram diversos movimentos contra a Igreja Católica e contra o Cristianismo, orquestrado por fãs de black metal e principalmente por alguns músicos da cena. Foi nesse estilo também, que aconteceram duas das maiores tragédias do metal:
-A morte do vocalista Death (Mayhem) que se matou com um tiro de espingarda na boca;
-A morte do dono do Mayhem, chamado Euronymous, pelo líder do Burzum Varg Vikernes;
Euronymous era dono de um selo que empresariava bandas de black metal. E certa vez, ele chamou para uma reunião Varg Vikernes, líder da banda Burzum, que era afiliada ao selo, para uma reunião. Eles se desentenderam e Varg acabou assassinando Euroymous em sua casa e foi preso chocando a opinião pública norueguesa.
Alguns membros do Mayhem e de outras bandas como Satyricon e Emperor também integravam um grupo chamado Inner Circle (Não tem nada a ver com aquele grupo de reggae....rss) que tinham como objetivo blasfemar a Igreja Católica e o Cristianismo, queimando templos e igrejas. Mas isso é uma outra história, um dia conto com calma à vocês.
Mesmo com tudo isso, o black metal lançou músicos excelentes como o baterista do Satyricon, Frost e álbuns que se tornaram clássicos no heavy metal. Como por exemplo A Blaze In The Northern Sky da banda Darkthrone.
CRADLE OF FILTH
Cradle Of Filth |
Apesar do Cradle Of Filth, ser uma banda que começou sua tragetória, (parecendo que seria uma banda de black metal), a banda tomou outro rumo e hoje é uma das bandas mais respeitadas no meio do heavy-metal pelos especialistas do gênero. E apesar de ser muito polêmica em relação ao fãs de heavy-metal, tem muita gente que mesmo não gostando respeita.
Um dos motivos principais, é que os verdadeiros black metallers (fãs de black metal) não suportam ouvirem a premissa de que o Cradle seria uma banda de black metal, só que nem o próprio Dani Filth, único membro (líder, letrista e vocal) que nunca mudou depois de tantas alterações, define a banda como sendo apenas uma banda de heavy-metal.
Apesar de todas essas mudanças de line-up, o Cradle conseguiu manter sua "cozinha" por um bom tempo com Dave Pybuss (baixo) e Paul Alender (guitarra) e com isso conseguiu algo muito bom manter-se ao longo de todos esses anos com uma identidade única e uma sonoridade muito peculiar.
Recenteemente, agora em "Agosto" de 2012 Dave Pybuss deixou o Cradle of Filth em seu lugar entrou "Daniel James Firth" que tocou no "Wacken Open Air 2012".
Heavy-Metal Melódico:
O Helloween foi o grande criador do metal melódico. Por isso, podemos considerar o Gammaray uma banda também que se encaixa muito bem nesse estilo.
O Metal Melódico é hoje a vertente mais renegada pelos outros estilos de metal, a justificativa de muitos é que o estilo está ultrapassado, que nem as próprias bandas, que tocam esse tipo de som, gostam de assumir que fazem parte à esse estilo, que é marcado por bateria corrida, letras normalmente positivas, que podem falar da natureza, de festas, do sexo, ou alguma outra coisa que não seja necessariamente, algo ruim.
BANDAS: Helloween, Gammaray, Angra, Shaaman, Edguy, Insania, Sonata Arctica, Freedom Call entre outros.
Doom Metal:
Paradise Lost |
Doom metal é um gênero musical que se ramificou do heavy metal tradicional. Surgido no início da década de 1980 ele se caracteriza por criar uma atmosfera de escuridão e melancolia. Sua principal influência foram os primeiros álbuns da banda Black Sabbath, que é considerada a precursora do estilo.
A característica mais importante do doom/death metal são os riffs lentos, inspirados em trabalhos de bandascomo o Black Sabbath.
No doom "clássico", são utilizadas, com freqüência, escalas menores e pentatônicas (sendo essa última a mola mestre do Blues). Já no doom/death metal há também a utilização da escala cromática, atonal, que é uma herança do death metal.
Essa ausência de tonalidade aumenta a agressividade do doom/death metal em relação ao doom metal dos anos 1980.
O som doom, namora com o de algumas bandas góticas também, na minha opinião e normalmente fàs de doom, gostam de uma ou outra banda gótica.
BANDAS: Candlemass, Cathedral, Asphyx, Autopsy, Anathema, My Dying Bride, Paradise Lost, Sentenced entre outras.
Gothic Metal:
Nightwish |
O Gothic Metal é mais uma vertente que é difícil de exemplificarmos, porque muitas de suas bandas, não aceitam o rótulo, veja um exemplo abaixo:
"Eu não considero o Nightwish uma banda de metal gótico. Esse estilo musical é característico do Paradise Lost, Type O Negative ou Lacrimosa no começo de suas carreiras. Talvez pudéssemos ser gothic metal pelo conteúdo de nossas letras, mas mesmo assim eu penso que não temos nada a ver com o estilo." palavras de Tuomas Holopainen do Nightwish, o que acontece é que é impossível de falarmos de Gothic Metal sem falar do Nightwish.
Numa outra entrevista Holopainen afirma que o Nightwish é "Heavy metal melódico com uma voz feminina".
A banda na realidade enquadra-se no Symhonic/Power Metal. Até as influências do Nightwish são distintas da maioria dos grupos de gothic metal: Stratovarius, Megadeth e as trilhas sonoras de Hans Zimmer, Danny Elfman, James Horner e Michael Nyman.
Bandas semelhantes ao Nightwish, tal como Epica, Within Temptation e After Forever, pertencem ao virtuoso Symphonic Metal, ainda que certas canções lembrem o Gothic Metal por um eventual clima sombrio e temas líricos românticos.
BANDAS: Paradise Lost, Type Of Negative, Nightwish, After Forever, Tristania, Lacrimosa, Sirenia, Epica, Lacrimas Profundere, Trail of Tears, Moi Dix Mois, Poison Black, Bella Morte, Deathstars, Vampiria, Theatre of Tragedy, Darkwell;
Obs: Muitos vão me perguntar, mais porque o Paradise Lost se encaixa nessa vertente e na outra mais acima. Sim, dependendo do álbum lançado, considero que o Paradise Lost pode navegar entre os dois estilos.
True Metal ou Warrior Metal:
True metal, também conhecido como warrior metal na Inglaterra, é um estilo musical derivado do heavy metal e se caracteriza principalmente por ter na temática das letras escritas conteúdos e sonoridades épicas e medievais (criadas com uso de teclados, orgãos e coros), tratando de temas como mitologia, batalhas, guerra e o próprio metal (característica plenamente metalinguística), que para os seguidores e fãs desse estilo deveriam ser os tema tratados em quaisquer subgêneros do metal.
Essa vertente foi criada basicamente pela banda Manowar, a pioneira em dedicar-se plenamente a escrever músicas sobremitologia, guerra e o próprio metal, temas comuns e únicos no true metal. O gênero foi utilizado e é até hoje nos álbuns pela banda, sendo peça importante para sua popularização.
Não custou para o termo transformar-se, de gênero musical para alcunha para classificar bandas que, segundo os fãs, faziam som melhor que outras, termo utilizado até hoje.
O termo também pode servir para designar uma pessoa que só ouve heavy metal.
BANDAS: Manowar, Metal Force, Teräsbetoni, Unrest, Wizard e Sacred Steel. Talvez, podemos incluir também a banda norte-americana Virgin Steele.
Nu Metal ou New Metal:
Nu metal (também conhecido como nü-metal, aggro-metal, neo-metal ou new metal. É um subgênero
do heavy metal. É uma fusão musical que combina elementos do metal com outros gêneros, como o hip hop e a música industrial. É classificado como parte do metal alternativo.
Esse gênero, é o talvez o mais discriminado pelas pessoas que curtem qualquer um dos outros estilos de metal que comentei acima, muitos até, nem consideram esse gênero metal, mas achei por bem citar, pois algumas bandas conseguiram certo destaque na mídia
Nu metal tem sido criticado por pessoas que estão mais familiarizadas com heavy metal tradicional e com os outros subgêneros do metal pesado. Tem sido referido como um não "verdadeiro metal", e o gênero foi alvo de controvérsias se seria metal pesado ou não. Embora a banda Korn seja considerada uma das pioneiras do gênero nu metal, o vocalista Jonathan Davis declarou: "Eu me lembro quando nós estávamos crescendo e lutando para sermos chamados de banda de metal porque não éramos uma banda de metal; nos éramos algo que não era classificável ", diz Davis. "Então, eles vieram com ‘nu-metal’, mas que ainda é brega. É frustrante."
BANDAS: Slipknot, Limp Bizkit, Link Park, Papa Roach, Coal Chamber e Korn.
Visual Key:
Apesar do Visual Key, não ser necessariamente metal, achei interessante falar dele, porque é hoje talvez a maior e mais nova cena de rock que está surgindo no Japão.
Seu maior expoente, talvez seja o X-Japan, mas atualmente bandas como o Versailles e o Moi Dix Mois, tem ganhado força e todas essas 3 bandas, poderiam tranquilamente serem consideradas bandas de metal japonês.
Outra definição:
Visual kei (ヴィジュアル系 visual kei/bijuaru kei?, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou Visual Rock, é um
movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980.
Consiste na mistura de diversas vertentes musicais do rock (como metal e punk) e, muitas vezes, uso deinstrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano (exemplode bandas que utilizam esta influência seriam MALICE MIZER, Moi dix Mois, Sito Magus e Versailles).
Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.
Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são, X JAPAN,D, D’ERLANGER, NIGHTMARE , DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR. O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como the GazettE, Nightmare, Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Art Cube, Kagerou, Kagrra, Onmyo-Za e Alice Nine iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento.
O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.
IMAGEM E VESTIMENTA NO HEAVY-METAL
Assim como acontece em muitos gêneros populares, a imagem visual possui uma grande importância no heavy metal. Além das canções, a "imagem" de uma banda de heavy metal é expressa na artes da capa dos álbuns, logotipos, cenários nas apresentações, roupas e videoclipes. Várias bandas de heavy metal sofreram influências de outras grandes bandas de rock, como Alice Cooper, Kiss entre outros e isso contribuiu para que as bandas tivessem uma preocupação especial com a sua imagem e vestimenta.
O uso de cabelos longos, de acordo com Weinstein, é a "característica de distinção mais importante da moda metal. Originalmente adotado pela subcultura hippie, os cabelos usados nas década de 1980 e 1990 "simbolizavam o ódio, angústia e desencanto de uma geração que nunca se sentiu em casa." de acordo com o jornalista Nader Rahman. O cabelo comprido dava aos membros da comunidade do metal "o poder de que precisavam para se rebelar contra nada em geral."
O uniforme clássico dos fãs de heavy metal consiste de "jeans azul, camisas pretas, botas de couro preto ou jaquetas jeans ou de couro... camisetas são geralmente estampadas com logotipos ou outras representações visuais de suas bandas de metal favoritas"
Na década de 1980, a moda metal foi influenciada por uma série de fontes, do punk, gótico e filmes de terror. Várias apresentações de heavy metal nas décadas de 1970 e 1980 usavam instrumentos com formas diferentes e cores brilhantes para melhorar a sua aparência no palco.
Nas fotos abaixo tento demonstrar mais ou menos como era o estilo padrão dos headbangers anos 80. Calça jeans apertada, tênis branco cano alto, camiseta da banda do coração por baixo de uma jaqueta jeans cheias de patchs com logos de banda que a pessoa curtia.
Banda Viper |
Saxon |
Jaquetas com patches |
Mais jaquetas |
Outra foto da banda brasileira Viper |
A moda e estilo foi especialmente importante para as bandas de glam metal da época, que usava cabelos longos e tingidos, maquiagem, roupas espalhafatosas, incluindo pele de leopardo, jeans e calças de couro apertadas; e acessórios como tiaras e jóias. Pretendo depois criar um tópico só para falar do glam metal e da cena hard rock anos 80.
Pioneiros no heavy metal no Japão e com a comparação de serem chamados de o Iron Maiden Japonês, a banda X Japan utiliza um visual conhecido como visual kei, que inclui trajes, cabelo e maquiagem elaborados, influenciaram praticamente a maioria das bandas japonesas juntos com o Loudness e quiça até bandas de outros países asiáticos e ocidentais.
ÍDOLOS
Eric Adams |
Os ídolos do mundo metal são inúmeros. Seja vocalistas, guitarristas, bateristas, qualquer função que seja, temos centenas deles.
Abaixo coloco alguns nomes de destaque, que na minha humilde opinião, fizeram algo à mais do que a grande maioria, cada um de acordo com a sua função na banda.
De antemão aviso que esses nomes abaixo são de total opinião pessoal. Não quer dizer que foram eleitos em alguma revista especializada..
VOCALISTAS:
Eric Adams (Manowar)
Bruce Dickinson (Iron Maiden)
Robert Halford (Judas Priest)
Ronnnie James Dio (ex-Black Sabbath, Rainbow, Heaven and Hell e Dio)
Dany Filth (Cradle Of Filth)
GUITARRISTAS:
Kirk Hammett (Metallica)
Yngwie Johan Malmsteen (Yngwie Malmsteen's Rising Force)
K.K. Downing (Judas Priest)
Glenn Tipton (Judas Priest)
Adrian Smith (Iron Maiden)
BAIXISTAS
Joey Demaio (Manowar)
Steve Harris (Iron Maiden)
Dave Pybus (Cradle Of Filth)
Jason Newsted (ex-Metallica)
John Myang (Dream Theatre)
BATERISTAS
Mike Portnoy (Dream Theatre)
Lars Ulrich (Metallica)
Vinnie Paul (Pantera)
Mikkey Dee (Motorhead)
Jorg Michael (Stratovarius)
TECLADISTAS
John Lord (Deep Purple)
Jens Johansson (Stratovarius)
André Matos (André Matos)
Jordan Rudess (Dream Theatre)
Alex Staropoli (Rhapsody of Fire)
PRINCIPAIS ÁLBUNS DE METAL
Painkiller - JUDAS PRIEST |
Eis uma lista com a minha opinião de 13 álbuns de destaque na cena metal, é lógico que teríamos vários álbuns que poderiam montar outras listas, mas aqui escolhi apenas 13.
Procurei destacar em primeiro o álbum Painkiller do Judas Priest, por ele ser na minha humilde opinião o maior e melhor álbum de heavy-metal de todos os tempos.
Sei que muita gente vai questionar álbuns como o Silence do Sonata Arctica. Eu sei que podem existir inúmeros álbuns melhores que esse, mas esse álbum em especial, foi importante para mim, porque ele me chamou atenção de uma forma, que ouvi ele inteiro por muito tempo, mas muito tempo mesmo e não achava justo deixar ele fora da lista.
1) Painkiller (Judas Priest)
2) Seventh son of a Seventh son (Iron Maiden)
3) Battle Hymns (Manowar)
4) Into Glory Ride (Manowar)
5) Screaming For Vengeance (Judas Priest)
6) Black Album (Metallica)
7) Reign Blood (Slayer)
8) Keepers On The Seven Keys Part I (Helloween)
9) Arise (Sepultura)
10) Nynphetamine (Cradle Of Filth)
11) Visions (Stratovarius)
12) Wishmaster (Nightwish)
13) Silence (Sonata Arctica)
FILMES SOBRE METAL
Recomendo o link desse blogueiro, que cita alguns dos filmes mais importantes com o tema heavy-metal:
http://blogdogersonnogueira.wordpress.com/2010/08/14/dez-filmes-classicos-sobre-o-heavy-metal/
CANÇÕES INESQUECÍVEIS
O metal também é responsável por diversas canções inesquecíveis. Eis uma lista abaixo de algumas músicas que merecem serem lembradas, em qualquer lista desse tipo, mais uma vez, obviamente, faltarão muitas músicas de muitas bandas, mas seria humanamente impossível eu colocar todas:
1) Freewhell Burning (Judas Priest)
2) Be Quick Or Be Dead (Iron Maiden)
3) Nothing Else Matters (Metallica)
4) Battle Hymns (Manowar)
5) Halloween (Helloween)
6) The Principle Of Evil Made Flash (Cradle Of Filth)
7) The Number Of The Beast (Iron Maiden)
8) Refuse, Resist (Sepultura)
9) One (Metallica)
10) Gates Of Valhall (Manowar)
11) Fear Of The Dark (Iron Maiden)
12) Painkiller (Judas Priest)
13) Turbo Lover (Judas Priest)
14) Whiplash (Metallica)
15) Battery (Metallica)
16) Wherever I May Roam (Metallica)
17) Carry On (Angra)
18) Iron Maiden (Iron Maiden)
19) Return Of The Warlord (Manowar)
20) Carry On (Manowar)
21) Gloves Of Metal (Manowar)
22) Breaking The Law (Judas Priest)
23) Reing In Blood (Slayer)
24) Ride the Lightning (Metallica)
25) Seventh son of a Seventh Son (Iron Maiden)
26) Roots Bloody Roots (Sepultura)
27) Eagle Fly Free (Helloween)
28) Black Metal (Venon)
29) Paranoid (Black Sabbath)
30) Iron Man (Black Sabbath)
SHOWS LENDÁRIOS DE HEAVY METAL
Nessa seção resolvi colocar alguns dos maiores shows já produzidos, que o forte, é o heavy metal.
Não coloquei Rock and Rio e nem Wacken pois pretendo colocar tópicos específicos para esses eventos em meu blog, no futuro.
1) Metallica Seattle 1989 Turnê Live Shit & Binge Purge
Esse show é sensacional!!! Junto com o show do Manowar que coloco no final da lista, considero os dois maiores shows que já vi de uma banda de heavy metal.. Ambos vi, infelizmente através apenas do dvd, mas gostaria muito de ter visto pessoalmente.
Bandas: Metallica.
2) Metallica Monsters of Rock in Moscow 1991
Esse show é famoso pela imagem que mostra alguns soldados russos de uniformes, curtindo o Metallica, principalmente na música Enter Sandman. Sensacional!!!
A quantidade de pessoas que também foram à esse show, é absurda. Vejam vídeos no You Tube, que vocês terão uma boa noção do que estou falando.
Bandas: Pantera, E.S.T., The Black Crowes, Metallica e AC/DC.
3) Monsters of Rock Donington 1988
Outro lendário show de metal, dessa vez a atração maior fora o Iron Maiden.
Bandas: The Bailey Brothers, Neal Kaye, Helloween, Megadeth, Guns N' Roses, David Lee Rock, Kiss e Iron Maiden.
Maiores detalhes no link abaix:
http://minutohm.com/2012/06/03/monsters-of-rock-1988-donington-park-curiosidades-e-a-camiseta-do-festival/
4) AC/DC Live in Donington 1991
O AC/DC tocou para 70.000 pessoas nesse show que entrou para a história da música pesada. O dia foi 17 de Agosto de 1991.
Bandas: The Black Crowes, Queensryche, Motley Crue, Metallica e AC/DC.
5) Monsters Of Rock Donington1987
Bandas: The Bailey Brothers, Cinderella, Anthrax, W.A.S.P, Metallica, Dio e Bon Jovi
Achei um link interessante sobre esse show:
http://www.ukrockfestivals.com/donington-1987.html
6) Philips Monsters of Rock Brasil - 1994
Esse foi a primeira edição do festival Monsters Of Rock no Brasil, que no futuro teria mais 3 edições, nos anos de 1995, 1996 e 1998.
Obs: Atenção para a presência de uma banda cantando em português, os Raimundos, que pela primeira vez tocaria no Monsters e que repetiria a dose em 1996.
Bandas: Dr. Sin, Angra, Raimundos, Viper, Suicidal Tendencies, Black Sabbath, Slayer e Kiss.
7) Monsters Of Rock Brazil - 1995
Segundo show do Monsters no Brasil, dessa vez os grandes nomes da edição, ficam por conta do Faith No More, do teatral Alice Cooper e do Príncipe das Trevas Mr. Ozzy Osbourne.
Bandas: Rata Blanca, Clawfinger, Virna Lisi, Therapy?, Megadeth, Faith No More, Alice Cooper e Ozzy Osbourne;
8) Monsters Of Rock Brazil 1996
A edição de 1996 trouxe duas bandas que gosto muito, Mercyful Fate e King Diamond, ambas, líderadas pelo vocalista de mesmo nome da segunda banda. Também deve a presença dos alemães do Helloween, do Motörhead, foi nesse show que "chutaram" do palco o pobre Skid Row, que ao meu ver, não merecia tal tratamento, mas como os organizadores não imaginavam que poderia dar "merda", colocaram eles logo para anteceder o show do Iron Maiden. Resultado, uma havaiana na cara do Sebastian Bach, que saiu chorando e até hoje ele lembra que foi o pior show da vida dele. Atualmente ele se redimiu, em 2010, no estádio Palestra Itália, ele abriu para o Guns N' Roses e disse que esse era o inverso do show de 1996, que o show de 2010 foi um dos melhores shows da vida dele.
Bandas: Héroes del Silencio, Mercyful Fate, King Diamond, Helloween, Raimundos, Biohazard, Motörhead, Skid Row e Iron Maiden
9) Monsters Of Rock Brazil - 1998
Esse junto com o show do Queen em 1986, é o show que eu mais queria ter ido na vida. O Manowar quebrando recordes, estourando auto-falantes, faz um show impecável, gravado depois em dvd com mais de 10 câmeras!!!
Algumas das cenas mais engraçadas e legais o próprio Manowar nos proporcionou, uma delas é o Joey DeMaio dando uma entrevista para o Gastão do Programa Fúria Metal da MTV na época, falando que ele não era importante, o Gastão não era importante, os fãs, sim, eles são importantes e o baixista do Manowar ainda terminava dizendo: - Você não gostou do que eu falei?? Fuck You!!!
Depois Joey Demaio sai batendo numa porta e lê com seu portunhol SAÍDA DE EMERGÊNCIA, hilário!!!
Quando ele sobe numa área externa do show os fãs da banda vão gritando o nome, movimento que se repetiu quando o Manowar subiu ao palco logo após o final do show do Dream Theatre, aquela onda de manowarianos vão de braços erguidos gritando: -Manowar, Manowar, Manowar e repeteem exatamente a mesma movimentação na pista depois que o show do Manowar termina. Histórico!!!
Teve também o filho do Pepe ex-jogador do Santos, (o Pepinho), mostrando uma tatuagem do Manowar para o público.
Bandas: Dorsal Atlântica, Korzus, Glenn Hughes, Savatage, Saxon, Dream Theatre, Manowar, Megadeth e Slayer
10) Monsters of Rock Brasil 2015
Versão mais recente do Monsters of Rock no Brasil.
Tivemos uma dessa há pouco tempo atrás, mas não vou comentar muito, porque bandas de heavy metal não tinham. Falaremos desse que aconteceu domingo passado, dia 26 de Abril de 2015.
Obs: Estou atualizando esse post, por isso mais lá para o começo do texto, posso ter contato fatos da época em que fiz esse post pela primeira vez, em 2014.
Bandas do primeiro dia: Primal Fear, Rival Sons, Black Veil Brides, Motorhead (cancelado) no lugar membros do Sepultura com membros do Motorhead fizeram uma jam, Judas Priest e KISS
Bandas do segundo dia: Doctor Phoebes, Steel Panther, Yngwie Malmsteen, Unisonic, Accept, Manowar, Judas Priest e KISS.
Nesse show, eu fui e já postei aqui uma matéria falando só sobre esse festival.
Link: http://www.theinformetal.blogspot.com.br/2015/04/monsters-of-rock-2015-sao-paulo-brasil.html
11) The Absolute Power - The Day The Earth Shock
Show comemorativo da banda Manowar, aonde reuniram-se todos os ex-membros das bandas somados aos membros atuais.
Nesse show, temos um momento mágico, 3 bateristas que já passaram pela banda, tocando ao mesmo tempo a música hino Battle Hymns.
Bandas: Manowar
RAIO X
Tenho como prediletas 4 bandas de todas essas que citei acima, à saber: Manowar, Cradle Of Filth, Judas Priest e Iron Maiden.
Como já falei do Cradle e do Judas, vou falar agora um pouco do Iron e do Manowar.
IRON MAIDEN
O Iron Maiden é não é uma banda grande à toa.
Sim, já ouvi dizer que muita gente acredita que o Angel Witch, poderia ter sido o Iron, mas não foi porque supostamente no dia que eles (empresários) foram decidir quem seria a banda à investir, preferiram o Iron ao Angel.
O que acontece é que, por ironia do destino, sorte, ou qualquer outra coisa, o Iron Maiden caiu no gosto da mídia e consequentemente do público, ou seria o contrário??
Não sei, só sei que depois de ser fundada com Paul Dianno nos vocais, o Iron Maiden foi catapultado com a entrada do jovem Bruce Dickinson, que se negava a usar roupas de couro, deixar o cabelo comprido e que no final fez tudo que os empresários queriam e se transformou no maior frontman da história do metal, junto de Ozzy Osbourne.
Bruce é como um vinho. Parece que quanto mais velho ele fica, ele canta melhor.
Mas o Iron não é só o Bruce. É também o autodidata Adrian Smith, que aprendeu sozinho a tocar guitarra. É também o baixista carísmática, fã de futebol e dono da banda Steve Harris.
O resto do time é composto por Dave Murray, Janick Gers e Nicko McBrain. Praticamente uma seleção de craques.
Seleção que conseguiu construir uma "cozinha" que faz do som do Iron único. Você ouve aquelas guitarras, aquela composição rítmica e já sabe que é a Donzela de Ferro, que tem como seu principal mascote o famoso Eddie.
Eu fui em dois shows do Maiden: Turnês Brave New World e Dance Of Death. Mas queria muito também ter ido ao histórico show do Rock In Rio 3.
Maiores informações:
Link: http://ironmaidenbrasil.com/v8/index.php?option=com_content&view=category&id=57&Itemid=428
Os álbuns de carreira do Maiden são:
1980 - Iron Maiden
1981 - Killers
1982 - The Number of the Beast
1983 - Piece of Mind
1984 - Powerslave
1986 - Somewhere in Time
1988 - Seventh Son of a Seventh Son
1990 - No Prayer for the Dying
1992 - Fear of the Dark
1995 - The X Factor
1998 - Virtual XI
2000 - Brave New World
2003 - Dance of Death
2006 - A Matter of Life and Death
2010 - The Final Frontier
MANOWAR
Eu sou muito suspeito para falar da banda, porque o Manowar simplesmente é a maior banda de heavy metal que existe para mim.
Uma banda muito especial, a quem tenho um carinho muito especial, porque foi a banda que despertou em mim, a vontade de acompanhar a cena, de curtir os álbuns, ir aos shows, é sem sombra de dúvidas a banda mais importante na minha vida acompanhando o metal. Inclusive já fui à 1 show do Manowar em 2010 e a 2 festas oficiais da banda, que aconteceram aqui em São Paulo.
Bom, vamos falar um pouco da banda:
O Manowar já teve diversa mudanças de formação. Mas a que durou mais tempo, foi:
Eric Adams (vocais), Joey Demaio (baixo), Karl Logan (guitarra) e na batera, as baquetas ficavam a cargo do Scott Columbus que infelizmente veio à falecer de maneira misteriosa, (até hoje não se sabe se foi doença ou suicídio), em 2011. No seu lugar recrutaram um ex-membro da banda: Donnie Hamzik.
O Manowar sempre lutou para manter o som, do seu jeito e do jeito que os fãs aprenderam a curtir à banda. Brigou com várias gravadoras, assinou contrato com o próprio sangue e conseguiu a alguns anos até formar a sua própria gravadora, a Magic Circle Music.
Detentora do recorde no mundo do metal de banda mais alta do planeta, a banda detém dois títulos no Guiness Book of Records, como o grupo que conseguiu atingir o som mais alto jamais tocado em palco (sendo o mesmo comparado ao som emitido pela turbina de um Boeing na altura de levantar voo); e o título de "Concerto Mais Longo", com uma duração de cinco horas, na Bulgária, em 2008.
Em 2006, o grupo lançou o dvd The Day the Earth Shook - The Absolute Power, e em 2007 lançou o Live Kavarna, que contem mais de três horas de show, o mesmo adentrou ao Guiness Book. A banda quebrou depois, o seu próprio recorde, no concerto da Bulgária, que durou cinco horas e um minuto.
Uma das características mais conhecidas da banda, é o discurso em prol do verdadeiro heavy metal, sua temática épica e lírica que mistura temas como mitologia nórdica, mulheres, velocidade, guerras, honra, glória.
Musicalmente, a banda executa o heavy metal tradicional, com influências de power metal, além de serem os criadores do estilo true metal, (estilo que já citei nesse post), uma variável do heavy metal.
O Manowar se destaca entre as maiores bandas de metal do mundo e já vendeu mais de 9 milhões de cópias em todo o mundo
Os álbuns de carreira do Manowar são:
Battle Hymns (1982)
Into Glory Ride (1983)
Hail to England (1984)
Sign of the Hammer (1984)
Fighting the World (1987)
Kings of Metal (1988)
The Triumph of Steel (1992)
Louder than Hell (1996)
Warriors of the World (2002)
Gods of War (2007)
Battle Hymns MMXI (2010)
The Lord of Steel (2012)
Destaques para a maneira de Joey Demaio tocar o baixo, como se fosse uma guitarra e para o vocal de Eric Adams que é um dos pouco vocalistas de metal, que consegue em listas de discussão estar ao lado de Bruce Dickinson (Iron Maiden), Rob Halford (Judas Priest) e Dio.
========================================================================
AJUDA
PESSOAL EU AINDA NÃO CONSIDERO FINALIZADO ESSE POST!!!
MUITO POSSIVELMENTE ELE AINDA VAI AUMENTAR EM ALGUNS TÓPICOS, AO MEU VAI DEMORAR UM POUCO PARA CONCLUÍ-LO, POR ISSO PEÇO À AJUDA DE TODOS VOCÊS QUE RESOLVERAM ACESSAR O POST E PRESTIGIAR O BLOG, QUE ME AJUDEM DANDO SUGESTÕES PARA DEIXAR ELE CADA VEZ MAIS COMPLETO, SEM PARECER MAÇANTE.
QUEM SE INTERESSAR, FAVOR DEIXAR UM POST NESSE BLOG COM A SUA SUGESTÃO QUE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL VOU PROCURAR ATENDER E POSTAR NA MATÉRIA EM QUESTÃO.
E PARA QUEM CHEGOU ATÉ AQUI, SEM SE CANSAR, O MEU MUITO OBRIGADO!!!
E MUITO HEAVY METAL PARA TODOS VOCÊS!!! VIDA LONGA AO METAL!!!
ABAIXO UMA FOTO DA FILHA DO DANI FILTH, LUNA SCARLETT, QUE É A PROVA DE QUE O METAL CONTINUARÁ POR GERAÇÕES E GERAÇÕES...
Filha do Dany Filth, o futuro do metal |
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem....