Violência dentro e fora dos estádios

ESTATUTO DO TORCEDOR

Nesses últimos dias, diversos programas esportivos, não só no rádio como na TV, discutiram mudanças na maneira como as autoridades e os clubes, deveriam tratar a volência nos estádios e fora deles. Não é segredo para ninguém, que acompanhou os noticiários nessas últimas duas semanas, sobre o que aconteceu com torcedores de Palmeiras, Corinthians, Vila Nova e Goiás, resultado: morte de 2 torcedores do Palmeiras e um outro do Goiás, em brigas entre torcidas uniformizadas.



Procurando no Google, achei uma matéria da globo.com, do dia 13/03/2009, que ilustra um projeto, proposto pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que apresenta mudanças em relação ao estatuto do torcedor. Link abaixo:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1041909-9825,00-PRESIDENTE+LULA+ENVIA+AO+CONGRESSO+PROJETO+QUE+MUDA+ESTATUTO+DO+TORCEDOR.html

Um destaque para a sugestão de uma carteirinha nacional, que cadastraria todos os torcedores e os respectivos só poderiam comprar ingressos, com ela. Isso facilitaria o trabalho da polícia na identificação dos "baderneiros" e implicaria também num cadastro nacional de torcedores, que com dados, ajudaria a polícia á consultar um possível histórico do que aquele determinado torcedor, já provocou.

As torcidas por sua vez, não foram à favor da proposta feita pelo presidente e já se passados, alguns anos, estamos em 2012 e não vemos nada ainda, de muito efetivo que foi feito.

Essa semana, no Lancenet, vi uma matéria triste, mais com dados interessantes que apontavam 155 mortes nos últmos anos em brigas de torcidas uniformizadas. Concordo que muitos dos torcedores dessas organizações, vão aos estádios para deixar a festa mais bonita, a magia do futebol, tem tudo a ver com as torcidas, afinal nada como uma grande torcida, com bandeiras gigantes, papéis picados, sinalizadores, enfim, gritando o tempo todo e apoiando o seu clube, mas também à fortes indícios de pessoas infiltradas no meio das torcidas, que semeiam a violência. Algumas torcidas, a polícia já identificou até bandidos ligados à organizações criminosas.

No Mesa Redonda de domingo, Flávio Prado (o apresentador do programa), denunciou um esquema na Argentina, que teve conhecimento através de um livro que ele está lendo, no qual conta a força que determinada torcida do Boca Jrs, tem em relação aos políticos, à polícia e principalmente ao clube. Segundo ele, essa torcida possue ONGs, que supostamente fariam lavagem de dinheiro, a torcida diz quem quer que o clube contrate em resumo, tem fortíssima influência no clube.

A questão é o seguinte: para que não cheguemos à esse ponto aqui no Brasil, algo precisa ser feito. E essa atitude na minha opinião, tem que ser conjunta, entre 5 variáveis: Políticos, Governo Federal, Policia, Clubes e as próprias torcidas uniformizadas.

Temos belos exemplos de inclusão social, bem sucedidos na Mancha Alvi-Verde (Torcida Uniformizada do Palmeiras), Gavioes da Fiel (Torcida Uniformizada do Corinthians) e em tantas outras torcidas, que mantiveram ao longo dos anos, projetos sociais para jovens, oficinas culturais, cursos entre outras coisas positivas como ajuda assistencial à organizações que dão suporte à idosos e crianças, agora eu pergunto:

-Porque não expandimos esses programas?? Porque o governo não incentiva isso, mas ao mesmo tempo, fiscaliza com rigor, os responsáveis por brigas e mortes?? Porque não vemos essa carteirinha funcionando da forma adequada??

A idéia da carteirinha é muito boa e na minha opinião deve ser trabalhada, porque não entrou em vigor ainda?

E o exemplo que temos com os Hooligans, porque não foi seguido aqui??? Vi uma matéria também nesses últimos dias, referente a instalação de câmeras nos estádios, já existe um investimento em relação à isso, mas porque não já pensamos isso logo, agora que estamos construindo novos estádios para a Copa do Mundo, será que esses novos estádios que estão surgindo, já possuem uma preocupação tanto na questão de monitoramento de torcedores, como de logística??

Eu vejo os projetos do novo estádio do Corinthians, do Palmeiras, do Grêmio e muitos outros, são lindos nas fotos e nas apresentações 3d, alguns até com escada rolante, paredes de vidro, será que tudo isso vai ficar de pé, quando alguns desses torcedores, virem até esses estádio???

E os banheiros?? Teremos banheiros decentes para uso, ou teremos banheiros comos os atuais, que às vezes a sujeira é tão grande que desistimos de usá-los??? Sei que a cultura, também tem muito força nessa questão. Um povo com cultura, com educação, entraria e sairia desses estádios sem problema algum, mais será que isso está sendo pensado???

Deixo no ar esse debate que ao meu ver, mereçe toda atenção da imprensa não só esportiva, mas também da imprensa em geral e principalmente dos políticos, que ganham "altíssimos salários" e deveriam garantir a segurança dos cidadãos de bem, que muitas vezes querem levar seus filhos e netos aos estádios, para acompanharem o clube do seu coração.

Muitos desses pais, já viram Pelé, Rivelino, Ademir da Guia, Garrincha e tantos outros craques e muitos deles, não teêm coragem de levarem seus filhos para ver a nova geração de boleiros, simplesmente porque não se sentem seguros para isso.

Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE