Falsidade

Hoje o tema é a falsidade.

Olhem que frase perfeita para ilustrar o nosso tema, considerado por alguns psicólogos como "distúrbio psicológico" e em alguns outros casos, vemos uma maneira que alguns encontram, de se viver perante à sociedade.

"Oh! que formosa aparência tem a falsidade!"
William Shakespeare


Sorrisos amarelos, fofocas, abraços desapertados e tapinhas leves nas costas. Quem nunca
viveu nenhuma situação destas? E isso acontece principalmente entre as mulheres, devido à sua
característica de competição.

É o que afirma a psicóloga Aline Desiré Lemos, ao dizer que há mais falsidade no universo feminino. “Como ela tem menos medo de se expor, é mais competitiva e espontânea, acaba por também ser mais ardilosa e dissimulada para alcançar seus objetivos, nem que para isso ela tenha que ser falsa.”
Para Aline, a falsidade não está presente entre amigas, porque este tipo de atitude não condiz com a relação. “Se há mentira entre duas mulheres é porque não são amigas, pois a amizade faz aceitar o outro do jeito que é e tem a liberdade de falar que o outro está errado. Fora isso, é coleguismo.”
Perceber uma aparente amizade é algo que as mulheres conseguem mais facilmente. “Desde sempre, a mulher é treinada para observar as pessoas, cuidar dos filhos, por isso ela é capaz de intuir melhor quem é falso com ela”, explica Aline.

Segundo a psicóloga, a maneira como cortar a relação com a pessoa falsa, depende muito da proximidade e da personalidade de cada um dos envolvidos. “Se faz parte da característica da pessoa dizer que o outro é falso com ela, ótimo, mas se isso trouxer algum peso ou culpa, então, é melhor só se afastar. Mas, tudo depende muito da pessoa com quem se relaciona, não há regra, pois cada ser é único.”

Na contramão do rompimento está a dificuldade de manter um relacionamento baseado na competitividade, na falsidade e na falta de confiança. “Se é alguém que não confia, não tem respeito, não há como ter proximidade e um relacionamento estreito”, esclarece a Aline.

Depois que se descobre que uma pessoa é falsa com você, é preciso ter consciência de alguns limites. “Se o outro é muito dissimulado e você não tolera isso, é melhor se afastar mesmo, pois se esta pessoa é falsa com o outro, também pode ser com você. Além disso, existe o limite da curiosidade, o conhecido como ‘leva e traz’ quando a pessoa trará a você histórias de terceiros. Mas, atenção, o contrário também pode acontecer”, finaliza a psicóloga.

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com

Outro texto interessante que nos ajuda à identificar esse tipo de pessoa e até mesmo, identificar se somos falsos também com os outros

Nos faltam dedos nas mãos para contar a quantidade de pessoas falsas que passam por nossa vida. Pois, a maioria das pessoas já foram vitimas em algum momento da vida dessas pessoas que só se aproximam de nós por interesse e cultivam um único e destrutível sentimento, a inveja. Segundo especialistas em relacionamentos e personalidades os falsos, interesseiros ou invejosos são pessoas frustradas pessoal, profissional, intelectual, econômica ou até sexualmente. Veja algumas dicas para saber identificar uma pessoa falsa e se afastar rapidamente:

Uma pessoa falsa não consegue conversar olhando no seu olho por muito tempo, tenta direcionar o olhar para as laterais, menos nos seus olhos.
Quando você conta a noticia de uma vitória sua ela apenas te cumprimenta com um simples aperto de mão, nunca dá aquele sorriso largo esboçando contentamento sobre sua vitória.

Sempre duvida quando você conta sua conquista pessoal ou profissional e age de forma agressiva. Liga para você sem parar, deixa diversas mensagens no seu email ou Orkut e está sempre querendo conversar com uma insistência fora do normal.
Quando você consegue algo e ela não logo muda de comportamento, e na maioria das vezes para a
te agradar e te bajular excessivamente.

A falsidade é considerada um distúrbio de caráter, prejudicando tanto os outros quanto a si próprio, por conta disso o acompanhamento com um psicólogo é fundamental. Mas, para isso a pessoa precisa tomar consciência de seu próprio problema e buscar ajuda.




Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE