GROUPIES


GROUPIES

Groupies


O termo "groupie" apareceu em meados de 1967. E para quem não sabe do que se trata, são aquelas garotas que fazem de tudo para ficarem próximas a seus ídolos.

Como o termo surgiu no começo dos anos 70, obviamente, que as groupies que seguiram as bandas da época, tinham uma chance maior de terem seus nomes marcados definitivamente na história do rock.

Cleo Odzer

Nesse post vou falar um pouco sobre algumas histórias dessas mulheres que mudaram de alguma forma a vida de alguns desses músicos e consequentemente da história do próprio rock and roll.

E melhor ainda, vou explicar o que significa o termo "groupie" com as histórias dessas próprias mulheres.

Lindas, ousadas, poderosas, elas não se intimidavam e não viam limites para conseguir seus objetivos.

Vamos começar por uma das mais conhecidas:

Pamela Des Barres é uma das mais famosas groupies do mundo.

Ela foi nada mais, nada menos do que a inspiração para a personagem de Kate Hudson no filme Almost Famous (Quase Famosos).

Segundo o que apurei, teve casos com Mick Jagger (Stones), Jimmy Page (Led Zeppelin), Keith Moon, Jim Morrison (The Doors), entre outros, isso foi só para citar os mais conhecidos. Ela hoje, com seus 70 e poucos anos, já escreveu dois livros contando um pouco de sua vida.

Observem que os nomes de alguns desses rockstars, vão se repetir ao longo desse post. Parece que o mundo aonde viviam, era pequenino.

Pamela, além de uma groupie famosa, também foi música e escritora de revista especializada. Nasceu no dia 9 de Setembro de 1948.


Pamela de Barres

Entre as groupies, existem aquelas que são mais novas.

Enfim, o que quero dizer é que não tem só mulher adulta correndo atrás de cabeludo.

E uma das mais famosas na faixa das mais novas, foi Sable Starr.

Ela vivia atrás do cantor Iggy Pop. Isso com seus 13 a 15 anos. Ele até fez uma música para ela, chamada de "Look Away". Aonde alega que dormiu com ela, com a menina tendo apenas 13 anos de idade.
Enfim, ele se auto-declarou um pedófilo. Mais antes dele, a menina teria deitado com Randy California da banda Spirit e pasmem, com apenas 12 anos de idade! Foi com ela que o mundo conheceu o termo "baby groupie".

Além desses já citados acima, a lista ainda teria nomes de peso como: Mick Jagger, David Bowie, Alice Cooper, Marc Bolan e Rod Stewart.

Sable Starr com Iggy Pop

Por alguns, Sable é considerada a rainha de todas as groupies.


Lori Maddox, já tinha uma queda por Jimmy Page. Daí até conhecê-lo foi um pulo.

O caso foi um escândalo na época. Mais ficou pior ainda, quando ela disse que havia perdido a virgindade com David Bowie e bem antes de conhecer Page.

Se ela já considerada bem novinha ao ficar conhecida no mundo da música, ao namorar Page, imagina quando disse que perdeu a virgindade com Bowie antes de conhecer o guitarrista do Led Zeppelin?

Teria sido Bowie, assim como Iggy Pop, um pedófilo também?


Jimmy Page e Lori Maddox

Cynthia Albritton ou Cynthia Plaster Caster: Ela se envolveu com Jimi Hendrix e Jon Langford. Tinha 18 anos, quando começou a se envolver com os músicos famosos. Dizem por aí, que ela fazia um molde de gesso da "ferramenta" dos músicos, se é verdade, não sabemos. O fato é que ao pesquisar fotos suas, para ilustrar esse post, vi diversas fotos dela ao lado de réplicas de órgãos masculinos. Portanto, não dúvido que seja verdade.

Cynthia Plaster Caster

Cynthia Plaster Caster

Anita Pallenberg, se relacionou de forma intensa com Brian Jones, que foi músico e um dos fundadores do Rolling Stones. Depois ficou com Keith Richards, da mesma banda. Isso fez tão mal a Brian, que ele se afundou nas drogas depois disso e a banda o chutou para fora. Ela chegou a casar com Keith. Dizem que Brian nunca mais se recuperou totalmente, depois de ver a sua amada, cair nos braços de seu colega de banda. Ela era realmente bonita, talvez por isso, conquistou tão facilmente o coração de dois dos membros dos Rolling Stones.

Abaixo primeiro uma foto dela com Brian e depois uma foto dela já com Keith. Acredito até que eles já estariam casados na foto que vemos mais abaixo, tem até uma criança na foto, que imagino ser filho da união deles.

Brian Jones e Anita Pallenberg
Anita Pallenberg com Keith Richards

Bebe Buell foi outra groupie bem famosa: Elvis Costello, Rod Stewart, Stiv Bators, George Harrison (The Beatles), Coyote Shivers, e talvez o caso mais famoso dessa, foi com o frontmen do Aerosmith, Steven Tyler. Ela é mãe da atriz Liv Tyler.

Bebe Buell e Steven Tyler

Tá explicado porque a Liv é linda

Bebe Buell

Steven Tyler descobriu a sua filha já moça e a reconheceu. Imaginem que situação, você não tem pai e de repente descobre que seu pai está vivo e é uma estrela do rock. Deve ser algo muito louco para a cabeça de uma pessoa.

Quando ela descobriu, tinha 11 anos, bem não era tão moça assim. Achava que seu pai era Todd Rundgreen, que era o namorado de sua mãe na época. Foi até registrada com o sobrenome RundGreen, mais depois que conheceu Steven, mudou seu nome para Liv Tyler. Ela se dá muito bem com os dois e considera que ambos são seus pais.

Mais voltando a Bebe, ela foi capa da Playboy em 1974. E registrou Liv com o nome de Todd, por medo das consequências que poderia causar na vida da filha, porque na época, Steven estava muito louco, usando muita droga e bebendo muito.

Nancy Spungen, talvez uma das mais famosas de todos os tempos, foi namorada de nada mais, nada menos que Sid Vicious baixista dos Sex Pistols.

Mais antes de se envolver com Sid, ela seguia bandas como The New York Dolls, The Ramones entre outras bandas. Sua morte misteriosa em 1978, até hoje deixa dúvidas no ar. Seria Sid o assassino de Nancy? Ou o uso desenfreado das drogas?

No filme Sid & Nancy, podemos ver um pouco dessa louca relação que Nancy e Sid tinham.

Nancy Spungen e Sid Vicious
Nancy e Sid

Nós dormimos na mesma cama durante 5 noites, sem transar. Ele (Sid) não me atraia sexualmente. Uma noite estávamos voltando do Roxy e eu disse à ele: -Essa noite vamos transar, nós fomos para a casa dele e fizemos isto pelo quarto, no banheiro, em todos os lugares. Eu o acho sexualmente atraente agora. Eu o ensinei todas as coisas que precisava saber. Eu pus aquela aura sexual em Sid, ele era um lindo virgem antes. Ele foi mudado por mim, como nunca havia sido antes, ele estava encantado comigo"

Essa foi uma declaração que ela deu certa vez, no apartamento de Linda Ashby. Inclusive foi no apê da amiga que conheceu Sid por intermédio de Johnny Rotten, porquem teve um príncipio de affair, mais Johnny não a quis.

Agora vamos falar de Traci Lords:

O amigo West Arkeen de Slash (Guns N' Roses), trouxe para ele uma cópia do filme New Wave Hookers, da famosa atriz pornô norte-americana, Traci Lords.

Ele já estava envolvido com ela, mais não haviam ainda feito sexo. Depois de algum tempo Traci chega ao apartamento de Slash e vê ele e o amigo rastejando no chão procurando pedrinhas de crack.

Ao ver aquela cena bizarra, qualquer uma gritaria, faria um escândalo, mais segundo Slash, ela falou com aquela voz bonita: -já volto! Ela pediu um minuto, para buscar algo no carro e não voltou mais.

O amigo de Slash ainda tentou dar em cima de Traci. Quando Slash saia com ela, ela sempre pedia para eles entrarem no local, separados, não queria parecer como uma groupie qualquer, que faz de tudo para ir com o ídolo para a cama. Slash disse que passou muita vergonha com essas exigências de Traci e que não concordava com isso, mais fazia, para agradá-la.


Traci e Slash em alguma premiação

Slash e Traci Lords

Courtney Love, foi casada com Falling James Moreland, vocalista da banda The Leaving Trains, mas terminou porque Falling era um travesti e segundo ela, esse casamento foi uma piada. Depois ela se envolveu com Billy Corgan, da banda The Smashing Pumpkins, depois apresentada por Jennifer Finch, que na época namora Dave Grohl, conheceu Kurt Cobain.

Aliás, se quiserem saber mais sobre ela, tenho um post nesse blog, somente sobre Courtney.

Kurt e Courtney

Imaginem a relação de uma bomba relógio como sempre foi Courtney Love com outra bomba, chamada Kurt Cobain? Brigas, confusões, resultado, Kurt se matou e até hoje tem gente que coloca a culpa nela, mais será que foi ela mesmo, ou a fama que matou o líder do Nirvana?

Sweet Connie Hamzy, nasceu em 1955, foi groupie sem sair de Little Rock, Arkansas. Ficou conhecida por se relacionar com músicos da banda Grand Funk Railroad. Se auto-intulou a groupie mais velha dos confederados vivos e ainda dizem que ela teria recusado sair com Bill Clinton.

Sweet Connie Hamzy
Outra que não poderíamos deixar de citar: Annette Walter Lax. Ela conheceu Keith Moon em um clube recheado de estrelas do rock e é claro, de groupies. Convidade pelo empresário de David Bowie ela passou a noite flertando com Rod Stewart, mais foi Keith que a levou para casa. Eles acabaram namorando, mais Keith se tornava muito violento quando bêbado. Eles haviam assistido a festa de Paul McCartney e haviam anunciado o casamento. Mas não demorou muito para encontrá-lo morto, isso em 1978. Triste fim, para o baterista do The Who.

Keith Moon e Annette

Anette e Keith

Cleo Odzer: Com apenas 14 anos de idade, a moça já frequentava as boates mais badaladas de Nova Iorque. Com uma identidade falsa, ela se aproximava das estrelas do rock. Rolling Stones, Cream, Deep Purple. A cada duas semanas, uma nova banda, a cada duas semanas, eu tinha um novo namorado, dizia ela. Quando ela começou a namorar Keith Emerson, da banda Emerson, Lake & Palmer, o relacionamento ia bem, pela primeira vez, parecia que algo ia durar.

Mais durou até a revista Time publicar um artigo que foi nomeado de Super Groupie Cleo. Emerson não sabia da "vida agitada" da sua amada e quando soube, pela revista, desistiu do casamento. Foi aí que ela caiu de cabeça mesmo na vida de groupie. Saindo com dezenas de músicos. Lançou até um disco de palavras faladas, aonde listava todos os nomes dos homens com quem teria ido para a cama.

Cleo e Emerson

Cleo e uma amiga

Cathy Smith foi uma groupie que saiu com todos os membros da banda The Band. A confusão foi tão grande que quando ela ficou grávida, não sabia de quem era o filho. Seu filho foi apelidado do filho do The Band. Richard Manuel, ofereceu para ser o pai da criança, mas ela recusou. Se envolveu com um músico canadense, chamado Gordon Lightfoot, ficou 3 anos com ele, alcool e drogas era algum rotineiro entre o casal. Mais tarde ela se envolveu com John Belushi e o ritmo de drogas continuou. Até que o comediante morreu e Cathy foi acusada de ser a responsável, pelas drogas que ele usou.

Cathy Smith


MANOWAR e MOTLEY CRÜE

Manowar e as fãs


Obviamente que no metal e no hard rock, também existem muitas histórias de groupies. Mais destaco em especial essas duas bandas, por serem consideradas bandas que valorizam muito esse lance de sexo e rock and roll. E que principalmente enaltecem as mulheres que as seguem.

O Manowar por exemplo, tem em seus dvds, diversos momentos de diversão da banda ao lado de groupies, sejam elas subindo no palco com os membros da banda, montadas em harley davison(s) ou no camarim, fazendo coisas que só as escondidas mesmo, para se fazer.

Tem uma cena inclusive, que rolou no Brasil, que deu um bafafa danado.

Tocando a música Pleasure Slave

E o Manowar faz questão de mostrar tudo isso. Quem já assistiu a algum de seus dvds, pode ver Joey DeMaio dando beijos triplos em groupies, ou ver Eric Adams arrancando duas delas completamente nuas do palco, para que o show siga.

Vince Neil do Motley Crüe e uma fã

Já o Motley até dedicou uma música, que a príncipio foi feita pra as strippers da Sunset Strip, mas também vale para as groupies. O Manowar lançou a música Pleasure Slave, que ao meu ver, como fã, é uma explícita homenagem as mulheres que seguem a banda nos camarins e hotéis.



Outra banda que tem muitas histórias com groupies é o KISS. Basta vermos as fotos abaixo:




Qualquer dia, faço um post só sobre o KISS. Até mesmo porque tanto Manowar, como Motley, com certeza foram influenciados pelo KISS.

O Led Zeppelin, talvez é uma das bandas que mais me faz lembrar o termo. Existem relatos na internet de verdadeiras orgias entre os membros da banda, com groupies. Em uma delas, dizem que um membro do Led, (Plant), teria enfiado um peixe dentro do orgão genital de uma das groupies, mas como o povo aumenta muito, pode ter sido apenas exagero. Assim como a história de que uma moça teria saído correndo nua do quarto do hotel de Joey DeMaio, após o baixista do Manowar ter tentado agarrá-la mais uma vez...

O Led também viajava com um avião, que foi reduto de muitos rockstars e lá dizem que também rolava altas festas dos membros da banda com garotas. Imaginava o que não acontecia em pleno vôo, com músicos milionários e garotas que veneravam esses músicos. Poucos saberão dessas histórias...


Almost Famous (2000)

Outra imagem que me remete muito ao assunto, é a do filme Quase Famosos. A filha da atriz Goldie Hawn faz o papel de uma garota que se envolve com uma banda chamada Stillwater e viaja pelos Estados Unidos acompanhando a banda. No filme, vemos a história de um garoto que começa a escrever a revista Rolling Stone e em pouco tempo, ele se apaixona pela groupie. Depois de alguns dias, aquele sonho de escrever para uma revista especializada em rock, vai perdendo o sentido e o garoto só tem olhos para a bela Penny Lane.




FRASES SOBRE GROUPIES


"Esperávamos que com o casamento de John, sobrariam mais groupies para nós da banda, não foi bem assim, até hoje não é.

David Bryan (Bon Jovi)


"Nesse mundo, poucas cenas são tão bonitas como a de uma linda groupie semi-nua, te esperando no camarim, amo minha mulher"
John Bon Jovi


Groupies? Se alguém chega a menos de um metro de mim, minha mulher bota para correr"

Billie Joe Armstrong - Green Day


"Eu queria ser uma groupie, mas eu não era bonita e atraente o bastante" 

Courtney Love


Mais as melhores declarações sobre groupies partiram de Lemmy Kilmester do Motorhead.

Ele disse em entrevista que nunca viu nenhum membro da banda, chamar alguma das garotas com quem eles se relacionavam, de groupies. Na opinião do saudoso Lemmy, isso partia mais de outras garotas, do que dos homens.

Ele disse que teve um tempo em que algumas garotas faziam de tudo, para sairem com os músicos do Motorhead. Hoje em dia, elas não nos procuram mais como antes, estamos velhos e feios brincou.

Lemmy bem acompanhado

Lemmy e garotas!

Ele ainda ficou chateado, por ter dito uma vez que teria dormido com aproximadamente 1.000 mulheres. Segundo Lemmy, falaram na revista 2.000. Ele relatou que não tinha necessidade desse exagero. Ele disse, que se fosse alguma competição, Gene Simmons do KISS ganharia, porque ele sim, teria registrado em fotos ou nomes, os registros de mais de 5.000 mulheres!!!


Hilária essa foto


Lemmy também diz que nunca conseguiu resistir há tentações. Segundo ele, com certeza outros músicos conseguem, mas ele não conseguia. Sempre que tinha uma situação como essa, ele cedia imediatamente....rsss

Para terminar uma banda que satiriza o próprio estilo, cantando músicas de hard rock, com letras sacanas que falam de sexo e diversão e que tornou tradição, algo que as fãs mais ousadas procuram fazer em quase todos os shows, elas levantam as blusas aos gritos de: Show your boobs!!! Essa banda é o Steel Panther.

Steel Panther

Fontes:

https://ca.redflushcasino.com/blog/the-5-most-infamous-rock-groupies/
Whiplash
Wikipedia
Google
Adoro Cinema
Revista Rolling Stone
Pinterest















































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE