AO CAIR DA NOITE (IT COMES AT NIGHT)


AO CAIR DA NOITE 

(IT COMES AT NIGHT - 2017 - 91 minutos - EUA )


AO CAIR DA NOITE


Ontem vi um filme de 2017, de direção do jovem diretor: Trey Edward Shults. E olha que foi uma grata surpresa?

O filme lembra muito a atmosfera de outro filme que não agradou muita gente, mas que foi eleito quase uma obra prima para outros, A Bruxa de Robert Eggers.


Esse filme é do car#¨%$%


Assim como A Bruxa, Ao Cair da Noite, se passa em uma floresta, aonde uma família vive isoladamente, se protegendo de uma epidemia terrível que está devastando diversas cidades.

O filme começa com um senhor, se despedindo de seus familiares e em pouco tempo, ele será executado.

Joel Edgerton é o patriarca dessa família, um cara sério e que leva à risca todo um ritual que até o momento, tem protegido ele e sua família dessa doença devastadora. Além dele, temos a esposa, Carmen Ejogo (Sarah), uma mulher forte e que apoia sempre o marido e é seu pilar de sustentação e seu filho Kelvin Harrison Jr. que interpreta o papel de Travis. Travis é o cara que vai fazer você adentrar o universo dessa família.


Outro pôster do filme


Tudo muda depois que um homem misterioso Christopher Abbot (Will) tenta invadir a casa dessa família. O homem deixa Paul (Joel Edgerton) muito desconfiado, mas depois de muitas provas de confiança, ele resolve ir ajudar o homem, buscando sua família, (mulher e filho) que teria ficado a 80 km(s) do local da casa de Paul. São eles: Griffin Robert Faulkner (Andrew) e Riley Keough (Kim), que chegam em breve a casa da família de Paul, junto com (Will) Christopher Abbot, que aparentemente não estaria mentindo ao dizer que tinha uma família apenas, necessitando de ajuda.

A trama começa justamente aí, como essas duas famílias vão conviver em uma casa, sem se conhecerem há muito tempo, com a ameça da doença e de outras pessoas que estão loucas para encontrar um abrigo seguro e a falta de recursos (comida, água e combustível)?

Travis, Sarah e Andrew

O filme cria um clima extremamente tenso e que mesmo não mudando muito de locação, faz com que o espectador, não perceba a hora passando, o filme é gostoso de ver, te prende e não se mostra muito chato, mesmo com algumas cenas bem lentas.

O papel de Joel Edgerton vivendo o assustado Paul, é muito intenso e não menos posso dizer do papel de seu filho Travis.

Travis ainda sofre com a ausência de seu avô. Percebemos isso, pela cama que ele divide em seu quarto, aonde atualmente, fica o cachorro Stanley.


Paul e Travis

A fotografia do filme é belíssima, vários enquadramentos, dão aquela sensação claustrofóbica e temos uma sensação ao longo do filme, de que a qualquer momento, a casa será invadida, por gente muito ruim, ou alguma coisa muito perigosa vai acontecer, enfim, é tensão do começo ao fim. A ausência de luz, tem uma explicação, não é como aqueles filmes que a gente não entende porque a menina loirinha que está fugindo do serial-killer, não acende a porcaria da luz.


As duas famílias reunidas na mesa

Uma passagem que achei interessante e que faz até a gente esquecer um pouco do perigo do surto da doença, que cerca todo aquele ambiente é um ligeiro interesse que o jovem de 17 anos, Travis, tem pela mulher de Will. Não é para menos, o menino está na flor da idade, de repente uma situação muda tudo, ao invés de ele morar só com o pai, a mãe e o cachorro Stanley (nome verdadeiro Mikey), ele se vê vivendo com mais um homem em casa, com seu bebê e sua atraente jovem mulher.

Travis e Kim

Travis não consegue tirar o olho de Kim e essa brincadeira perigosa, também deixa a situação tensa, porque a todo momento, pensamos no que pode acontecer caso Will veja algo, ou caso Kim, faça algo que poderia fazer com que Travis tivesse alguma esperança em tê-la.

O rapaz, olha para os seios da moça, fica observando ela dormindo com o marido pelos buracos da parede e até na hora que vai ajudar o pai e Will, ele não consegue parar de olhar para Kim.

Paralelo à isso, a câmera nos faz adentrar aquele ambiente escuro e hostil que é a casa da família de Travis.

Ainda existe um quarto, com uma porta vermelha, que Paul proíbe que as pessoas entrem nesse quarto. Pois ele tem um significado especial na casa.

Por diversas vezes, ele anda de madrugada pela casa, que range a todo instante, por ser toda de madeira, segurando uma lamparina. E em uma dessas "andanças" da madrugada, Travis se assusta ao ver Kim, na cozinha, tomando alguma coisa em uma xícara.

Será que o jovem irá investir na mulher dos forasteiros? E ela, dará uma chance à ele?

Dessa vez, não vou dar spoiler algum, veja o filme, deixe a sua opinião em nosso site no facebook, ou no próprio blog, vocês não sabem como fico contente, quando alguém deixa a sua opinião, leio todas e quando deixam opinião no face, fica mais fácil de poder responder.

Enfim, Ao Cair da Noite, tem um clima sombrio, muitas situações de tensão, bons atores, boas atuações, boa direção, boa fotografia e um final até convincente.

Nota do filme: 7.0













Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE