COMO FOI OS ANOS 80 PARA O ROCK?


COMO FORAM OS ANOS 80 PARA O ROCK?
EPISÓDIO DE HOJE: 1980.

Queen em 1980

Estou lançando hoje dia 27 de Outubro de 2019, uma série de posts, falando da década de 80. Hoje, obviamente, vamos começar pelo ano de 1980, dando alguns destaques das bandas mais famosas e alguns de seus feitos nesse ano tao importante para a música.

O hard-rock teria seu melhor momento nessa década. Algumas bandas se consolidariam. Outras já estavam consolidadas no mercado fonográfico. Veremos ao longo dos demais anos, o nascimento de muitas bandas, que foram diretamente ou indiretamente influenciadas por algumas dessas que cito aqui nesse post.

Grandes álbuns, grandes turnês, grandes shows, o ano de 1980 foi o reconhecimento para algumas bandas, o recomeço para outras, o fim de outras. Foi um ano extremamente agitado no mundo e nas artes. Em especial no rock and roll.

Coisas que foram criadas nesse ano, ainda vemos nos dias de hoje. Discos memoráveis, músicos idem, lançaram verdadeiras obras primas. O ano que iniciava uma década teve a sua importância no mundo da música pesada.

Obviamente, não tem como eu falar de todas as bandas que foram importantes nesse ano. Mas vou procurar falar de algumas das mais conhecidas. Se faltou alguma banda que você gosta muito e que por algum motivo ficou de fora, comente em nossa pagina no Facebook, em nosso twitter ou diretamente no campo de texto para comentários do próprio blog.

Vamos embarcar nessa viagem? Aumente o som e vamos ver tudo que estava rolando no ano de 1980!!!

Unmasked

A banda nova-iorquina KISS lança Unmasked. O álbum foi gravado por Anton Fig, Peter Criss não participou de nenhuma música. Mesmo assim, ele aparece no clipe da canção Shandi. A banda recorre novamente aos quadrinhos para a capa do disco e logo depois do videoclipe Peter Criss. Entrou o Eric Carr que participou da turnê do disco.

Capa do álbum do KISS: Unmasked!!!

O Iron Maiden nesse ano, lançou o disco Iron Maiden que foi um sucesso de crítica e de público. O Iron abriu os show do KISS, na turnê que já comentamos aqui. Mas não foi só para o KISS que o Iron abriu shows, abriu também para o Judas Priest. E tocou ao lado do UFO no Reading Festival. Depois da turnê, Dennis Stratton foi demitido da banda. Segundo ele, ele acreditava que isso ocorreu, porque tinha muita influencia em sua musica dos Eagles e de George Benson. Steve Harris disse que Dennis não tinha a musicalidade que a banda procurava.

Iron Maiden em 1980

O Led Zeppelin fez uma breve turnê no verão de 1980. O grupo tocou em lugares pequenos, em países como Alemanha, Países Baixos, Áustria, Bélgica e Suíça.  Em Junho desse ano, em um show em Nuremberg, mais especificadamente na terceira música que a banda estava executando, o baterista John Bonham tem um mal estar, e em pouco tempo entra em colapso. A imprensa acusou ele de ter abusado das drogas, mas a banda disse que ele apenas havia comido em demasia.

John Bonham: 1948-1980

A turnê era para começar no dia 17 de Outubro. Em 24 de Setembro, o baterista foi pego pelo assistente do Led Zeppelin, Rex King, para participar dos ensaios no estúdio Bray Studios. Durante a viagem, Bonham pediu para parar para tomar um café da manha. O café da manha dele, era algo bem pesado, ele tomou 4 vodkas quádruplas de 470 a 710 ml e somado a isso, um pedaço de presunto. Bonham foi para a casa de Page e dormiu por volta da meia noite. Às 13:45hs do dia seguinte, ele foi encontrado morto por Benji LeFevre (gerente da nova turne da banda) e por John Paul Jones. A causa da morte foi asfixia por vomito. Não encontraram drogas em seu corpo. Ele foi cremado no dia 10 de Outubro de 1980. Suas cinzas foram colocadas na Igreja Paroquial Rushock em Droitwich, Worcestershire.

Em um comunicado a imprensa, no dia 4 de Dezembro de 1980, a banda escreveu: "Queremos que saibam que a perda do nosso querido amigo e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e por nosso empresário, nos levaram a decidir que não podíamos continuar como eramos. E simplesmente foi assinado: Led Zeppelin.

A banda Queen lançou em 1980 o álbum The Game. Em Fevereiro desse ano, a banda voltou para o estúdio para concluir o disco. Que até esse momento, era o disco que a banda tinha gasto mais tempo para produzir. O produtor musical Reinhold Mack começou a entrar em conflito com o guitarrista Brian May. Brian queria gravar as guitarras do mesmo jeito que sempre gravou. E o produtor queria algo mais simples. Ele até cedeu um pouco aos pedidos do produtor. Brian nesse momento, ameaçou por várias vezes a deixar a banda. Deacon trabalhava sem chamar atenção. E trabalhava especialmente em duas canções. Need Your Loving Tonight e Another One Bites the Dust.

Queen - Another One Bites The Dust

Essa última, não tinha muito a aprovação do resto da banda, mas depois de um tempo caiu no gosto de Freddie Mercury.

Michael Jackson sugeriu que a banda lançasse a música como um single e ela fez um tremendo sucesso nos Estados Unidos. Liderando as paradas musicais do estilo disco e do estilo soul.

Foi nessa época que a banda começou a usar os sintetizadores. Nesse mesmo ano, a banda foi convidada pelo diretor de cinema Mike Hodges para produzir a trilha sonora para o filme de ação Flash Gordon. Foram gravadas algumas faixas e a maioria, instrumentais.

Ainda nesse ano, a banda veio ao Brasil. Tocou no Estádio do Morumbi em São Paulo, tocou na Argentina e em alguns outros países. Só não tocou no Maracanã porque não conseguiu autorização.

O Judas Priest lançou British Steel em 1980. Mais especificamente em Abril desse ano. Esse álbum foi considerado pelos críticos um dos álbuns mais influentes de todos os tempos. As faixas Living After Midnight e Breaking The Law ganharam suas versões em videoclipes para a tv. Outra música que ganhou enorme destaque, foi Metal Gods, que anos depois viria a ser apelido para os músicos da banda.

Judas Priest - British Steel

Fizeram turnês com o Iron Maiden, com o Def Leppard e com os Scorpions. Steeler e You Don't Have to Be Old to Be Wise, foram as poucas canções que tocaram na turnê. Em Agosto desse ano, participam do Monsters of Rock em Donnington Park de Derby. Junto das bandas: Rainbow, April Wine, Scorpions, Saxon, Riot e Touch.

Já Outubro e Novembro a banda reservou para uma viagem à Ibiza na Espanha. Eles tinham o objetivo de lançar o album: Point Of Entry.

O ano de 1980, também ficou marcado pela morte de outra estrela do rock. Além de John Bonham, John Lennon foi assassinado pelo fã Mark David Chapman. A morte aconteceu no dia 8 de Dezembro de 1980, chocando o mundo! Lennon levou tiros de Mark, em Nova Iorque. Imaginar a banda The Beatles, sem um dos seus principais integrantes, foi algo difícil de aceitar mundo afora. A tristeza era geral.

John Lennon morto em Dezembro de 1980

A banda Pink Floyd teve sua obra: The Wall por 15 semanas na parada musical norte-americana em primeiro lugar. 23 álbuns de platina e 11,5 milhões de copias do álbum vendidas. Números realmente expressivos.

Pink Floyd - The Wall

Para o Black Sabbath, que despediu Ozzy Osbourne por abuso de drogas e alcool em 1979, 1980 começou com a ideia de um novo vocalista e o escolhido foi nada mais, nada menos que o saudoso Ronnie James Dio que já havia trabalhado nas bandas Elf e Rainbow. A banda lança o álbum Heaven and Hell. A banda voltou as paradas e esse seria o melhor resultado desde 1975. Geoff Nichols ficou a cargo dos teclados, mas nem sempre foi reconhecido como membro da banda e sim, apenas um músico de apoio.

Ozzy Ozbourne

Por razoes estéticas (sim, essa foi a justificativa), ele atuava no backstage. Mesmo assim, sua contribuição para o grupo foi imensa. E foi na turnê desse disco que Dio criou aquele sinal com os chifres, segundo ele, aprendeu com a sua avó, para espantar o mau agouro. Gene Simmons já reivindicou que ele tenha criado o sinal, tao usado pelos headbangers até hoje. Mas jornalistas dizem que não foi nem Dio e nem o linguarudo do KISS que teria inventado o sinal e sim Paul McCartney, que supostamente já teria feito o sinal em um clipe de Yellow Submarine.

Dio com Sabbath

E o que aconteceu com os Ramones no ano de 1980? Pois bem, a banda punk nova-iorquina, estavam com a tensão lá em cima, nesse ano. Joey tinha pouca participação nas musicas que ficavam mais a cargo de Johnny Ramone e DeeDee Ramone. E foi a partir desse ano, que Joey começou a participar mais do trabalho do grupo.

The Ramones - End of The Century

End Of The Century foi lançado em Fevereiro de 1980. A banda chamou o produtor Phil Spector para produzir os discos da banda. Ele ficou conhecido mundialmente, por ter trabalhado nos discos dos anos 60 das bandas: The Ronettes e Crystals. Já na década de 70 ele teria trabalhado em discos solos de John Lennon e de George Harrison, ambos dos The Beatles.

Os Ramones fizeram um show na Itália nesse ano, que anos depois viria a entrar em um dvd da banda.

Joey DeMaio do Manowar era técnico de baixo e era encarregado pela pirotecnia em shows do Black Sabbath na turne já dita acima, Heaven and Hell. E foi em um desses trabalhos que o baixista do Manowar, conheceu Ross The Boss, que havia tocado na banda punk Dictators e que para o Black Sabbath, era o guitarrista de apoio Shakin' Street.

Joey Demaio com Dio e integrantes do Sabbath

No final da turnê do Sabbath, eles resolveram fundar o Manowar. Somou-se a eles, Eric Adams, que era amigo de escola de Joey. A batera ficou a cargo do batera dos The Rods, Carl Canedy, que já havia produzido alguns álbuns de metal, entre eles Feel The Fire da banda Overkill. Se bem que esse álbum foi produzido em 1985.

O Metallica nem entra nessa história, porque só surgiu em 1981. Outra banda muito famosa, criada em 1981, é o Mötley Crüe, por isso nao falarei dessas bandas nesse post.

A banda Saxon lançou nesse ano de 1980, o excelente álbum: Wheels of Steel que ficou em quinto lugar na parada britânica.

Saxon - Wheels of Steel

Para terminar, outra banda muito importante para o rock, os Misfits, tiveram duas entradas no ano de 1980, Arthur Googy (batera) e Doyle Wolfgang Von Frankenstein, depois da saída de Bobby Steele. De 1977 a 1983, a banda praticamente só lançou EPs.

Foi lançado o EP chamado Beware, nesse ano de 1980.

Agora alguns fatos importantes desse ano:

-Julho de 1980 - Olimpíadas de Moscou. Os EUA boicotam os jogos por motivos políticos.

Ursinho que chorou na Olimpíadas de 1980 em Moscou


-No dia 30 de Setembro de 1980, é lançado o padrao Ethernet;

-Ocorre a primeiro videoconferência da história mundial;

-Em Fevereiro de 1980, é fundado o Partido dos Trabalhadores em São Paulo;

-Em Junho desse ano é lançado o canal de notícias norte-americano CNN; e um mês depois a TV Tupi é extinta no Brasil;

-Em Maio de 1980 é lançado o filme: Star Wars: O Império Contra Ataca;

Poster do filme


-Em 19 de Agosto de 1981, entra no ar o SBT e a TVS deixa de existir;

Bozo e o dono do SBT

-Em 1º de Julho de 1980, o Papa João Paulo II visita o Brasil;

-Alcione Mazzeo é capa da Playboy de Janeiro de 1980.

A primeira capa dos anos 80

E a última capa desse ano de 1980, com Eneida Teixeira, Dezembro de 1980:

Eneida Teixeira - Dezembro de 1980





































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE