EL POTRO (2018) CRÍTICA

EL POTRO (2018) CRÍTICA



Nascido em 24 de Maio de 1973 em Córdoba - Argentina, Rodrigo Alejandro Bueno, foi um cantor muito conhecido na Argentina, cantor de cuartero. Filho de Eduardo Alberto Bueno e Beatriz Olave, Rodrigo sempre teve o sonho de ser um cantor.

Sua primeira aparição na TV foi no programa "Festa de Cuarteto" junto com o amigo da família Juan Carlos "A Macaco" Jiménez. Com a ajuda do seu pai, aos cinco anos de idade ele já havia gravado um disco de músicas infantis. Disco Baby era o nome. Um pouco antes de sua adolescência, Rodrigo colaborou com a banda Chébere em algumas apresentações ao vivo. Seu negócio não era muito a escola. Deixou a escola aos 12 anos de idade e realizou uma audição para a banda Manto Negro e passou. Depois de 5 anos, sem sucesso, em Córdoba, o pai de Rodrigo resolve levá-lo para Buenos Aires.

O Bebezão como o chamavam!

No filme da Netflx, de 2018, com direção de Lorena Muñoz, não vemos nada dessa fase da carreira infantil dele, vemos logo no início do filme, um Rodrigo já pedindo para cantar em Buenos Aires. Em 1987, A Foto de Teu Corpo é lançado como seu primeiro disco. Seu próximo trabalho Aprendendo a Viver, foi apresentado ao público em uma atuação ao vivo na discoteca Fantástico Bailable, que lhe levou a seu primeiro reconhecimento na cena da música tropical.

No ano de 1995, Rodrigo El Potro, assina um contrato com a Sony Music para o lançamento do seu álbum Sabroso e no ano seguinte assina com o selo discográfico Magenta Discos. Essa empresa lhe concedeu um por cento de suas vendas de discos, ela também produziu todos os discos de Rodrigo desse momento até o fim de sua carreira.

No filme vemos uma breve passagem de Rodrigo em casa, depois ele caí na estrada com seu pai, que depois de tanto relutar, resolve ajudá-lo. Seu pai também havia sido cantor quanto mais jovem e talvez por isso, queria ter um certo cuidado, para que o filho não se magoasse com um possível precoce fim de sua carreira.

Depois da morte de seu pai, Rodrigo se recolhe e fica um tempo sem fazer nada. É nesse tempo que no filme ele corta os seus longos cabelos compridos e adora um visual com cabelos enrolados, que lembra muito um período da carreira de Maradona.

Como em muitos filmes biográficos, de cantores famosos, vemos a presença da droga que é introduzida na vida de Rodrigo por um homem que eles conhecem em uma das casas de shows que se apresenta com seu grupo musical. Ángel é o nome dele.

O personagem de Rodrigo no filme de Lorena Muñoz, se mostra um rapaz muito fácil de ser influenciado. Senti até ele um pouco crianção demais e que se irrita facilmente quando contrariado.

Ele é um alvo fácil para o traficante e conforme vai ficando mais conhecido, mais vai aprontando ainda mais com as drogas.

Nem mesmo o nascimento de seu filho, com a sua ex-esposa Patricia (Pato), faz Rodrigo parar. Sua vida se resume a shows por toda Argentina, drogas e muito sexo. Primeiro com uma dançarina chamada Marixa e depois com apresentadoras de programas, fãs, entre outras mulheres.

Patricia grávida do único filho de Rodrigo
O amigo de seu pai, Urso ou Oso no original, é aquele agente que faz de tudo. Agenda shows, cuida da carreira de Rodrigo, tenta afastá-lo das drogas e que está sempre com ele. Gostei muito da atuação do ator Fernán Mirás que interpreta o personagem Oso. Determinante na carreira de Rodrigo.

A Pato do filme com o Bebê e Rodrigo
Gostei da caracterização dos personagens, bem parecidos com os da vida real. Tanto a mãe de Rodrigo, como a sua primeira amante, a esposa, todos são muito parecidos com os que conviveram com o cantor na vida real. Obviamente, vemos que alguns deles usam perucas, mais a vontade de deixar os personagens parecidos com os da vida real foi tão grande que nem nos importamos com algumas caracterizações diríamos assim "meio forçadas". A mãe de Rodrigo mesmo, é bem caricata. Sempre fumando muito, parece uma mulher da noite, muito vivida, mas ao mesmo tempo, ela dedica tudo da sua vida ao filho.

Nessa foto os personagens reais Rodrigo e Marixa

Aqui cena do romance deles no filme

Outra coisa que me chamou atenção é o quão foi dura a luta do cantor para chegar ao estrelato. Uma cena bacana é quando ele passa com seu pai sobre a famosa casa Luna Park, dentro de um ônibus, a noite e seu pai diz que só os melhores tocam ali. Ele fica olhando para aquela casa de shows, gigantesca com um olhar de encantamento.

Até ele chegar lá, foi um longo e árduo caminho, mas Rodrigo El Potro consegue.

Já a cena que mostra a identificação dele, com o cavalo negro, é bem clichê de filmes assim. Rodrigo sonha como se estivesse em um deserto e vê um cavalo negro o observando.

Cabelinho meio estilo Maradona
Rodrigo El Potro

Uma espécie de batismo. O cavalo se aproxima dele, um belo cavalo negro e ele olha fixamente para o cavalo, como se ambos estivessem trocando algum tipo de informação.

Os excessos de Rodrigo, lembram muito os excessos de Freddie Mercury do Queen e de Cazuza. Ele estava sempre fazendo sexo com mulheres, quando não estava cantando ou se deslocando de uma cidade para outra. O filme mostra cenas de sexo de Rodrigo com sua primeira grande paixão, a dançarina Marixa, mostra cenas dele com fãs, com apresentadoras e pelo que li na internet, ele realmente fazia isso não muito diferente na vida real.

A cena da orgia, tem um grande impacto na história e mostra o quanto ele estava entregue aquela vida desregrada.

Rodrigo com duas mulheres

A melhor parte do filme, como era de se esperar fica pela parte musical. Temos um grande repertório de canções do ídolo argentino. 

Músicas como La Foto de Tu Cuerpo, que mostra a empolgação do pai de Rodrigo que chega a ligar para o colega que poderia dar uma força na carreira de Rodrigo, para mim é um dos pontos altos do filme, assim como quando ele toca pela primeira vez em Luna Park.

Outra canção que gostei muito foi a canção que ele faz uma espécie de homenagem a cidade de Córdoba. Vemos um cara muito identificado com suas raízes.


ATENÇÃO SPOILERS!!!

Acredito que já dei vários spoilers, mais esse talvez seria o maior deles, portanto se não quer saber, não leia daqui para baixo.

Como toda vida desregrada, de drogas e sexo, nem sempre acaba bem como de outros cantores que ainda estão vivos, mesmo após anos de abusos do corpo e da mente.

Na madrugada de sábado 24 de Junho de 2000, depois de um show em La Plata, Rodrigo dirigia-se para Buenos Aires pela autoestrada no seu Ford Explorer com sua ex-esposa Patricia Pacheco, seu filho Ramiro, Fernando Olmedo, o músico Jorge Moreno e o locutor de rádio Alberto Pereyra. Perto de 3:30 da manhã, quando eles passavam pela cidade de Berazategui ocorreu um acidente no qual Rodrigo encostou a caminhonete do empresário Alfredo Pesqueira (falecido em 2013), perdeu o controle de seu carro, batendo contra a barreira de contenção, virou e foi projetado para fora do veículo, causando lhe morte instantânea. Fernando Olmedo também perdeu a vida no acidente. Os demais ocupantes do veículo sobreviveram. Pesqueira foi declarado inocente no julgamento e concidência ou não, Rodrigo morreu exatamente no dia de aniversário da morte de outro grande ídolo argentino, o lendário cantor de tango Carlos Gardel.

Uma outra história interessante sobre a vida de Rodrigo é uma homenagem que fizeram ao cantor no último programa do maior ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona. Em 2005, no programa A Noite de 10, os cantores Andrés Ciro Martínez e Juanse, junto aos grupos Os Piojos e Bersuit Vergarabat, entoaram as estrofes do tema A Mão de Deus, composta pelo cunhado de Rodrigo, como uma homenagem ao mítico jogador de futebol Maradona.

Maradona e Rodrigo

Um dos músicos Gustavo Cordera disse: A Rodrigo, que está no céu e que fez a canção mais formosa e que jamais se tivesse escutado.
Pelo que pesquisei na internet, ele era muito querido e foi muitas vezes homenageado na Argentina, pelo seu legado musical.
O filme tem erros bobos, que alguns filmes biográficos cometem. Por exemplo, na hora de um momento que era para ter um drama maior, colocasse um corte, ou muda para um momento feliz de uma maneira rápida sem transição, mais no geral o filme agrada e para mim, que adoro filmes que contam a história de cantores e celebridades, o filme agradou e muito. Recomendo!!!

Vejam como ele parecia com outro jogador argentino, Sorín.

Rodrigo

Nota: 8.0






Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE