ATERRADOS (2017) - CRÍTICA


ATERRADOS (2017) - CRÍTICA

Poster 1

Poster 2

Desde que assisti Os Mártires (2008), de Pascal Laugier, filme francês, eu não vi outros filmes que me chamassem tanto atenção, no gênero do horror. Vivemos uma fase bem diferente da criatividade dos anos 80 e 90.

Na verdade tivemos alguns bons filmes nesses últimos anos, como por exemplo: Deixe me Entrar - Let Me In (2010) do diretor Matt Reeves, Corrente do Mal - It Follows (2014) do diretor David Robert Mitchell e por fim, A Bruxa (2015) de Robert Eggers.

Ou seja, de 2008 para cá, são poucos filmes, afinal estamos em 2019! Recentemente vi O Apóstolo (2018), na Netflix e gostei, mas cara, o filme de ontem, é diferente de tudo que já vi e vou dizer o porque.

Aterrados

Pra começar, o filme é argentino, o que para mim, já é um bom sinal, pois está muito difícil ver filme norte americano bom. Filme que realmente valha apena, feito nos EUA, são poucos, por isso o mercado estrangeiro, surge como uma opção de coisa nova, de coisas que não estamos acostumados a ver. Alguém pode me dizer, poxa cara, mas e os filmes da franquia Sobrenatural e Invocação do Mal. Gostei até de alguns deles, mas as sequências tem mostrado que a fórmula está um pouco gasta. E falo isso mesmo sendo um fã das histórias do casal Warren.

Por isso, acredito que o último filme de terror que vi e que gostei, foi Tempos Obscuros (Super Dark Times - 2017), de Kevin Phillips. Esse é um filme norte americano de terror e que posso classificar como um bom filme, afinal dei nota: 7.1. E nem foi uma nota tão surpreendente assim convenhamos.

Por isso, já me interessei para assistir Aterrados, produção de 2017, título em português: Aterrorizados, de direção de Demián Rugna. O filme não dispõe de uma trilha sonora e esse simples fato, que não antecipa qualquer susto, já o torna muito mais assustador.

Cena inicial do filme

A história de Aterrados começa com um jovem casal, que vive em um bairro da grande Buenos Aires, Juan, vivido pelo ator Agustín Rittano e sua esposa, Clara, vivida pela a bela atriz Natalia Señorales.

Clara está na cozinha, lavando louça e olhando para o ralo da pia. Ela olha várias vezes para o ralo, como se tivesse vendo ou ouvindo algo que vem de dentro do ralo. De repente o marido chega e começa a conversar com ela, comenta que o cachorro que ele atropelou outro dia não morreu e se mostra muito feliz por isso, mas ao longo da conversa ele percebe que a sua senhora, está com uma expressão um pouco assustada. O marido faz perguntas para a esposa e ela responde com respostas curtas e outras até ignora. Sempre o olhando com um olhar vazio e inquietante.

Clara lavando louça

Mas do pouco que diz, ela diz que está ouvindo uma voz e essa voz diz que ela vai morrer. O marido ainda questiona, tem certeza que não é algum barulho do vizinho, enfim, sem continuar a conversa ele vai dormir e não percebe que a mulher levanta da cama durante a noite.

Atriz que interpreta Clara: Natalia Señorales

Ele se irrita com um barulho que vem da parede e chega até a ir na casa do vizinho para reclamar, o cara saí de cuecas, muito irritado e fica tocando a campainha do vizinho que se chama Walter, falando para ele parar com o barulho, pois está atrapalhando o sono dele e da mulher. Mas quando retorna para casa, ao não ter uma resposta do vizinho, ele encontra a esposa em uma situação muito assustadora.

Juan

E é assim que começa Aterrados. O filme tem cenas assustadoras e momentos como muita gente disse na internet, de gelar a espinha. Como disse anteriormente, a ausência de músicas que normalmente possuem a função num filme de terror de dar uma dica para o espectador de que o susto vai vir, o torna ainda mais sinistro. Aterrados tem uma atmosfera desoladora, pois quando pensamos que as coisas vão melhorar, aí que elas pioram de verdade. O filme trabalha com alguns pontos que por horas pensamos que aquilo é apenas um sonho, depois vemos que não e isso vai tornando cada minuto mais agoniante.

Walter chegando em casa

A atuação do elenco é muito boa. Tanto o personagem de Jano Mario, vivido por Norberto Gonzalo, que é uma espécie de ex-funcionário de um necrotério e especialista em casos de assassinatos e mortes misteriosas que trabalha junto com a polícia quanto do seu vamos dizer assim, discípulo, mais novo que ele, o Comissário Funes, vivido pelo ator Maximiliano Ghione, que vive um policial em fim de carreira, que está totalmente desorientado com a situação que ele encontra no bairro aonde vivem Juan e Clara. A atuação de Maximiliano é fantástica. Você sente o pavor nos olhos dele e o desespero que toma, devido a situação piorar cada vez mais.

Medo!!!

O problema está justamente aí, não apenas o casal é afetado por fatos desconhecidos. Outras duas casas do bairro, também serão assombradas por eventos assustadores. O que torna parte do bairro, um lugar a ser estudado e aonde eventos horríveis irão acontecer. Para isso, é formado meio que por acaso um time de especialistas que vão tentar ajudar a resolver o caso ou no mínimo, diminuir um pouco as dúvidas que pairam sobre todos.

O trio de especialistas

Walter, vivido por Demián Salomon, vive alguns dos piores momentos do filme e ele é quem introduz o terror mais explícito, na película. A foto mais acima, que mostra uma câmera, foi tirada do quarto de Walter.

O filme tem 1 hora e 27 de duração, que você mal ver o tempo passar.

Jano chegando a casa de Alícia

Destaques também para a Dra. Mora Albreck, a quem Walter implora ajuda. Uma senhora que é uma espécie de autoridade em assuntos paranormais.  Mora é vivida por Elvira Onetto e seu companheiro de casos esquisitos, o Dr. Rosentock, vivido pelo ator George L. Lewis.

Destaque para a atendente do consultório da Dra. Mora. Ô menina chata!!! rsss

Lembra muito aquelas atendentes de call center que estão mais preocupadas em desligar o telefone, do que tentar ajudar a pessoa que está do outro lado da linha solicitando ajuda.

O trio de atores mais velhos, traz um tom de seriedade a história e a atuação deles, nos traz um sentimento de veracidade.

Julieta Vallina vive Alícia Perez, uma ex-amante do Comissário Funes. Também terá um destaque na história. Ela é mãe de um menino que mora no bairro.

Comissário Funes
Se você é daquele tipo de pessoa fraca para filmes de terror, mais assustadores, chocantes, não assista esse filme. 

Até para mim, que cheguei ontem a marca de 446 filmes de terror, desde que comecei a contabilizar os filmes em uma planilha, me senti incomodado com algumas cenas de Aterrados.

Aterrados


Portanto, se você tem problemas de coração, ou se assusta facilmente, se impressiona facilmente, não veja esse filme.

O filme termina de uma maneira meio repentina, o que no meu caso, evitou com que ele tirasse a nota máxima, mais toda atmosfera, a atuação do elenco, o clima de tensão constante, os sustos, a ausência das músicas que antecipam as cenas de maior choque, as surpresas, tudo que envolve o filme me impressionou muito. E não só a mim, nos Estados Unidos, o filme foi muito elogiado, tanto é que o diretor Guilhermo Del Toro, que fez filmes como: Blade 2, Hellboy, O Labirinto do Fauno, O Orfanato, Mama, O Hobbit entre outros, quer fazer um remake desse filme argentino, em solo norte americano.

Fiquei pensando no Brasil ao ver esse filme. Tirando o Zé do Caixão, temos poucas produções de terror. Mesmo sabendo que muitos filmes argentinos, recebem apoio da Espanha, o que não foi o caso nesse filme, tenho comigo de que o Brasil tem capacidade de fazer bons filmes de terror, basta vontade. Um que assisti e que gostei bastante, foi Diário de um Exorcista Zero (2016), que podemos ver o cartaz mais abaixo.

Diário de um Exorcista Zero

O que posso concluir é que Aterrados é uma grata surpresa e que me fez despertar o interesse por filmes argentinos. Relatos Selvagens já foi um filme que me agradou muito, mesmo não sendo de terror e agora Aterrados vem para confirmar isso. Recentemente vi o filme Los Olvidados, mais não achei tão bom assim.

What The Waters Left Behind

Aliás, What The Waters Left Behind parece mais uma espécie de Massacre da Serra Elétrica portenho.

Mas para encerrar a crítica sobre Aterrados, espero que assistam e comentem aqui no blog.


Minha nota: 9.0








Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE