FREDDIE MERCURY - O MELHOR CANTOR DE TODOS OS TEMPOS?


FREDDIE MERCURY - O MELHOR CANTOR DE TODOS OS TEMPOS?

Freddie Mercury

Pelo menos é o que revela um estudo feito pela revista Logopedics Foniatria Vocology, aonde cientistas analisaram a voz do frontmen do Queen.

O estudo apresentou uma análise acústica de sua produção vocal e estilo de canto com base na análise perceptiva e quantitativa de gravações sonoras disponibilizadas publicamente.

A análise obteve informações sobre 6 entrevistas que ele deu à meios de comunicação com a frequência fundamental 117,3 Hz que é tipicamente encontrada na voz de um barítono. Foram feitas análises isoladas de gravações completas de banda e isso sugeriu que a voz cantada era de 37 semitons dentro do intervalo de tom F # 2 cerca de 92,2 Hz para G5 (cerca de 784 Hz).

As evidências de fonações mais altas até uma frequência fundamental de 1.347 Hz não foi considerada confiável.

A análise de 240 notas sustentadas de 21 registros a-cappella revelou uma taxa de modulação de frequência fundamental (vibrato) média surpreendentemente alta de 7,0Hz atingindo a a faixa de tremor vocal. A análise quantitativa utilizando um parâmetro introduzido recentemente para analisar o vibrato vocal corroborou sua natureza perceptivelmente irregular sugerindo a regularidade do vibrato (go) é uma característica distinta da voz cantada. A imitação de amostras de fonação sub-harmônica por um cantor de rock profissional, documentada por vídeo endoscópico de alta velocidade a 4.132 quadros por segundo, relevou um padrão vibratório de dobras vocais ventriculares 3: 1 bloqueadas.

O melhor!

Em suma, os cientistas analisaram a voz de Freddie capturando 4.000 frames por segundo. O estudo revelou que as cordas abençoadas do cantor do Queen se moviam muito mais rápido que de uma pessoa comum.

Já vimos algumas teorias de que Freddie cantava muito bem porque tinha mais dentes na boca que o comum e com uma vantagem física na boca, que outros não tinham. Mais vejam só que interessante, um vibrato convencional, normalmente oscila entre 5,4 Hz e ou 6,9 Hz. O de Freddie, como vimos no estudo acima e de acordo com informações que apurei do estudo desses cientistas, chegava aos incríveis 7,04 Hz.

Nem o Pavarotti chegou a tanto. Nos termos de quem entende do assunto, Freddie era um tenor ligeiro. Ele alcançava notas altas e baixas por ter excelente área de 3 oitavas e uma sexta maior incluindo seu falsete (F1 - D5).

Em outras palavras, em algumas análises que os cientistas fizeram, Freddie atingia índices, que nem Pavarotti conseguiria. Eles colocaram algumas medições e analisando a voz do tenor italiano, viram que a voz dele não mexia na escala dentro daquele índice que eles avaliavam e a de Freddie sim.

Freddie se considerava barítono e não tenor. Além de ter uma voz belíssima, ele ainda era multi-instrumentista. O cara era demais e ainda desenhou o logo do Queen!!!


Freddie Mercury em foto para sua carreira solo


Mais voltando a voz dele, podemos dividir a voz dele em 3 etapas:

De 1972 à 1974 - (Predominância de falsetes e voz de cabeça);
De 1975 à 1980 - (Predominância de voz mista e voz de cabeça);
De 1980 à 1991 - (Predominância de voz de peito e mista);

Os pesquisadores que analisaram a voz de Freddie, eram de diversos países. Tinha gente da Áustria, República Tcheca e Suécia. Ou seja, não foi uma pesquisadinha boba qualquer.

Segundo eles, não deu para bater o martelo que Freddie alcançava as oitavadas completas, mas, o estudo descobriu outras coisas.

Eles contrataram um cantor profissional, chamado de: Daniel Zangger-Borch para tentar a difícil tarefa de imitar a voz de Freddie. Coitado, deve ter passado vergonha...rsss

Aliás vi alguns vídeos de um cantor, chamado Marc Martel e esse sim, na minha opinião, canta bem parecido com o Freddie, aliás, ele me surpreendeu, foi um dos cantores que mais aproximou sua voz, com a de Freddie, mas mesmo assim, ainda vemos uma diferença brutal e posso dizer com propriedade, pois ouço Freddie Mercury desde que me entendo por gente, sou fã do Queen e para um cara cantar parecido com o Freddie e me convencer, ele realmente tem que ser bom. Mais continuando na história do estudo dos cientistas...

Filmaram a laringe do cantor, naqueles mesmos 4.000 frames por segundo que destaquei acima, com o objetivo de tentar entender como o frontmen do Queen conseguia fazer tudo aquilo com sua poderosa voz.

Descobriram que ele empregava sub-harmônicos, que nada mais é do que um estilo de canto que faz as pregas ventriculares vibrarem junto com as pregas vocais. A maioria dos seres humanos não falam ou cantam com suas dobras ventriculares, a menos que eles sejam cantores de garganta de Tuvan. Só isso, já o fazia um cara diferenciado dentro do rock.

O que sabemos é que nem precisava de um estudo assim, para provar que Freddie era o cara!!! Ele era acima da média, para mim, o maior ícone do rock. Em importância, o único cara que chega ao lado de Freddie, mais uma vez meus amigos, na minha opinião é esse que junto com Freddie na foto abaixo.

Michael Jackson e Freddie Mercury


Referências:

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/14015439.2016.1156737
Whiplash.net
https://consequenceofsound.net/2016/04/new-scientific-study-confirms-the-audience-freddie-mercury-had-an-unparalleled-singing-voice/
Google































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE