QUE SAUDADE DOS ANOS 80: PLAYCENTER


QUE SAUDADE DOS ANOS 80: PLAYCENTER

Tem coisa mais anos 80 que Playcenter + Bozo?


Os anos 80 são mágicos. E eu especialmente, sinto muita saudades dessa época. E vou aproveitar esse blog para compartilhar com vocês, muitas coisas que aconteceram nessa década tão especial para a vida de milhares de brasileiros.

Para você que segue o nosso blog e que já tem mais de 30 anos, qual é a sua lembrança dos anos 80?

Eu tenho muitas. Os shopping centers, os estádios de futebol, brinquedos, lojas antigas que não existem mais, parques de diversão, novelas, comerciais, roupas, grupos musicais e seus discos, programas infantis, ah são tantas coisas.

Vou tentar falar um pouco de cada assunto aqui no The Informetal. E cada tema, será chamado de "lembrança" e a lembrança de hoje, será um parque que marcou época aqui em São Paulo, o Playcenter.


PLAYCENTER




Sem textos muito grandes, vou procurar dar uma pincelada em cada lembrança, vamos chamar assim. E uma das coisas que mais me lembra os anos 80, é o parque de diversões, Playcenter, que ficava localizado na Marginal do Tietê.

O INÍCIO

O Parque iniciou suas atividade em 27 de Julho de 1973. Foi o primeiro grande parque do Brasil, baseado nos grandes parques dos Estados Unidos e da Europa. Com 85 mil metros quadrados, o parque recebia aproximadamente 1 milhão e 600 mil pessoas por ano.

Encerrou suas atividades no dia 29 de Julho de 2012, deixando uma legião de fãs, página no facebook e muitas, muitas, muitas lembranças.

Sempre Jovem, Sempre Playcenter era o slogan do parque.

O parque foi criado pelo empresário boliviano Marcelo Gutglas.

Em 1999 com a desvalorização do Real, o parque mergulhou em uma gigantesca crise e em 2001 o parque já tinha uma dívida estimada em 145,3 milhões de reais!!! Ou seja, muita grana!!!

Imagem icônica

Roda Gigante

O parque teve as primeiras orcas destinadas a shows do país. Nandu (macho) e Samoa (fêmea) foram trazidas da Islândia para serem atrações no parque e fizeram muito sucesso com seus shows performáticos.


Orca do Playcenter


Em 1993, em turnê pelo Brasil, o parque teve uma visita muito especial. Nada mais, nada menos do que Michael Jackson fechou o parque para pessoas da sua equipe e convidados. Imagina quem esteve nessa noite, pertinho do Rei do Pop, algo simplesmente inesquecível.




Mas infelizmente a história do Playcenter não teve só momentos de alegrias. Vários acidentes aconteceram no parque.
Os mais falados, foram em 2010 e 2011.



Além das falhas no Double Shock e no Looping Star, em 1995, um menino de 11 anos despencou de uma altura de 13 metros. O brinquedo era o Space Loop, que simulava "loppings" de avião. Fraturou braço, fêmur e teve traumatismo craniano. Em Março de 1980, 4 garotos de cerca de 12 anos de idade, tiveram os vagões da Montanha Russa descarrilhando e espatifando no chão. Um dos meninos fraturou a bacia.

ATRAÇÕES ESPECIAIS



O parque também deixou na memória de muita gente, atrações icônicas. Foram dezenas delas nesses longos anos de existência do parque. Algumas mais radicais, outras mais calmas, o fato é que o Playcenter marcou época com suas atrações e isso segundo seus administradores, fazia com que o parque renovasse o interesse do público por ele. Na visão dos empresários, se o parque não se renova, o público perde o interesse.

Uma delas era a Eva que de 1984 até 1989, encantou muita gente com uma viagem por dentro do corpo humano. Eu lembro dessa atração, quando ia para Osasco com meus pais e quando passávamos pela Marginal do Tietê, dava para ver de longe o rosto da grande Eva. Nossa, que coisa de louco lembrar disso, mas quando vi a imagem ao fazer o post, me veio a recordação na hora em minha mente.


Eva

Fernando Elimelek, que foi diretor de marketing do grupo, disse que pessoas não se preocupavam em ficar mais de 1 hora na fila, para ver atrações como por exemplo o gorila de 15 metros de altura, fazendo referência ao filme King Kong.


Kong

Gigante!!!

400.000 pessoas em menos de 1 mês visitaram o parque nesse período.

De 1977 até 1988, Monga foi uma atração bem famosa do parque. Uma linda mulher se transformava em um gorila durante um processo que deixava o público extremamente atento. Teve várias configurações distintas ao longo desses anos todos na ativa.

Monga

De 1985 a 2000 - Tobogã, um outro símbolo do parque.

Tobogã


De 1983 à 1992, Alpha X-100

Alpha X-100


De 1988 a 1999 La Bamba


La Bamba


De 1983 até 1999, o show dos golfinhos também agradou muita gente. Dentre eles, o famoso Flipper da tv.

Show dos golfinhos


De 1976 a 1980 o museu de cera trazendo a figura de várias personalidades brasileiras;


Museu de Cêra


De 1980 à 2000, essa era a atração que eu mais queria ter visitado. A Montanha Encantada, um barquinho de madeira, levava bem tranquilamente as pessoas para passear. Muitas pessoas, elegeram essa uma das atrações mais saudosas do lendário parque.


A Montanha Encantada

Até 1998, o Super Jet era a montanha russa do Playcenter. Foi substituído por pela montanha russa Boomerang.

Super Jet

Boomerang
O show dos ursos durou de 1981 a 1998. Composto de bonecos animatrônicos animavam 420 pessoas por vez num show de 15 minutos. A história era simples, uma mãe que queria cantar músicas suaves para seus filhotes, que por sua vez gostavam de rock.

Show dos Ursos



De 1977 à 2002, outra atração muito interessante. Ela dava uma espécia de tour em quase todo o parque. O teleférico.

Teleférico
NOITES DO TERROR

Uma atração que deu muito o que falar e que alavancou o parque nos anos 90, quando o parque teve alguns momentos ruins, foi a atração chamada de Noites do Terror.


cartaz do evento

Freddy, Noiva de Chucky, Chucky e Hellraiser

palhaços assassinos

atores da atração

Com propagandas veiculadas na TV Globo e em outros canais, a atração consistia em diversos atores e atrizes vestidos de monstros, personagens de cinema entre outros que assustavam as pessoas dentro de castelos, casas mal assombradas e outras locações.

Foram no total 25 anos de Noites do Terror, com 26 edições.

Os números são impressionantes, mais de 11 milhões de visitantes, 150 quilos de maquiagem, 150 figurinos por edição, mais de 300 profissionais envolvidos no evento.

atores encenando

Alguns shows começavam bem tarde, alguns iniciava a meia noite. Alguns artistas que trabalharam no parque, disseram que os minutos que antecediam o início das atividades, era tão assustador para eles, como que para o público, porque muitos nunca tinham trabalhado em um evento que envolvia tanta gente.

Até relatos de criança convulsionando e o ator salvando a criança já teve. Mas todos diziam que era muito legal, uma grande família e muitos sentem saudades dessa época tão mágica.



BOZO NO PLAYCENTER


A capa de um dos discos mais saudosos da minha infãncia, foi justamente no Playcenter.
O palhaço mais famoso do Brasil, Bozo, ilustra seu disco com uma foto no Playcenter, nos anos 80. E em 1984, junto com Gugu Liberato, ele fez um show para diversas pessoas dentro do parque.





Aliás, se tem um canal de tv que me traz boas lembranças é o SBT, que antes era chamada de TVS. E não só em 1984, mas todo dia das crianças era comemorado no Playcenter, com Bozo, num show exclusivo. O evento começou em 1980 e se estendeu por alguns anos, sempre no mês de Outubro.





Até o apresentador Gugu Liberato deu as caras no parque junto com Bozo, que comandava diversas atrações como podermos ver nas fotos acima.

Na foto abaixo, Angélica, bem novinha ainda:



No próximo post, pretendo falar sobre> PROGRAMA VIVA A NOITE do SBT, aguardem!!!

























Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE