W.A.S.P. - Bandas que amamos!


W.A.S.P. - Bandas que amamos



Hoje vou estrear mais uma série de posts. Aqui no The Informetal para vocês que já viram: Top 10, Raio X, Crítica do The Informetal, Casas Noturnas Lendárias, entre outras séries que vira e mexe, aparecem aqui novamente.

Hoje vamos iniciar outra dessas séries, seu nome? Bandas que amamos.

E para começar bem, escolhi uma banda norte-americana que frequentou muito a Sunset Street:  W.A.S.P.

Obs: Pretendo falar num futuro próximo dessa rua tão conhecida pelas bandas hard rock dos anos 80. Mas hoje vamos falar da banda W.A.S.P.

Falaremos um pouco da banda, para aqueles que querem conhecer e para aqueles que já conhecem.

FICHA TÉCNICA

País: Estados Unidos
Local: Los Angeles, Califórnia
Fundação: 1982
Vertentes: Heavy Metal, Glam Metal, Hard Rock e Shock Rock

Integrantes:

Blackie Lawless
Doug Blair
Mike Duda
Randy Black


COMO SURGIU O MEU INTERESSE NA BANDA:

Eu sempre que vou escrever sobre uma banda, deixo o You Tube aberto em uma janela a parte e vou ouvindo a banda. E exatamente no momento que estou escrevendo essa frase, está tocando uma das primeiras músicas que ouvi do W.A.S.P. e  também foi o primeiro videoclipe que vi : I Wanna Be Somebody. Na verdade acho que vi o videoclipe primeiro, antes de ouvir a música na rádio ou no disco.

A minha esposa já conhecia a banda e me incentivou a ouvir. Gostei logo de cara e comprei esse cd aqui:

The Best Of The Best

Álbum Duplo

Belo encarte!

Contra-capa

COMO TUDO COMEÇOU:

A banda surgiu nos início dos anos 80 e seu líder Blackie Lawless sempre cuidou muito da parte visual da banda, desde os discos, o visual no palco e toda parte teatral, muito comuns em bandas como Alice Cooper, Lizzy Borden, Twisted Sister e talvez a maior influência do W.A.S.P o KISS.

White Anglo-Saxão Protestant (Branco Anglo-Saxão Protestante) é um acrônimo que foi reinterpretado pela banda com a expressão em inglês: We Are Sexual Perverts - Nós somos Pervertidos Sexuais.

Mas isso é o de menos, (apenas polêmica para chamar atenção), o que vale mesmo são os discos da banda, que numa estimativa relatada em alguns sites, podem ter chegado a venda de 12 milhões de cópias em todo mundo. Um número bem expressivo.




A faixa I Wanna Be Somebody foi uma das melhores músicas de estreia da banda e entrou para o hall das 100 melhores músicas de hard rock, conseguindo a posição de número 84.

A banda surgiu, após o fim da banda Circus Circus e mais especialmente em 1982, Lawless na guitarra e vocal, com Randy Piper, guitarra solo, Rik Fox (contra-baixo) e Tony Richards, ba batera, completava a formação original da banda.

A banda chamou a atenção do público e da mídia, com suas apresentações bombásticas. Lawless costumava amarrar mulheres semi-nuas e simulava sessões de tortura e de decapitação. Tinha o costume também de lançar carne crua no público e F*uck Like The Beast foi o primeiro single lançado em 1982. E dizem até que ele já chegou a beber esse sangue, em shows.

Lawless torturando uma garota

Poster de divulgação

Animal F**k Like a Beast

Poster do álbum

As letras das músicas e toda a arte gráfica, também chamaram muita atenção do público, pela temática pesada do tema.

Vejam um trecho de uma das músicas:

"I got pictures of naked ladies
Lyin' on their beds
I whiff that smell and sweet confusion
Starts a swellin' inside my head"

Essa formação, durou menos que picada de cobra. Rik Fox foi chutado da banda e juntou-se à banda Steeler, com o vocalista Ron Keel e guitarrista Yngwie Malmsteen. Ele foi substituído por Don Costa que logo depois também saiu da banda. Sua posição na banda, foi assumida justamente por Lawless no baixo. Logo Chris Holmes entrou para banda.

A banda assinou um contrato com a gravadora Capitol Records, no ano de 1983 e assim lançaram seu debut: W.A.S.P. que foi lançado no dia 17 de Agosto de 1984.

W.A.S.P.

Nesse álbum, vemos clássicos absolutos da banda como On Your Knees, Sleeping (In The Fire), Hellion, I Wanna Be Somebody e L.O.V.E Machine, uma observação que vale destacarmos é que todas essas músicas ainda aparecem nos shows da banda.

Para não causar problemas nos Estados Unidos, o singles F*ck Like a Beast, foi lançado por um selo independente no mesmo ano.

A banda fez uma aparição no filme The Dungeonmaster, no ano de 1984 também.




Love Machine e I Wanna Be Somebody colaboraram muito para a banda alcançar a posição de número 60, na famosa lista da Billboard, isso rendeu uma turnê pelos Estados Unidos e o aparecimento e veiculação de clipes dessas canções na TV.

Nessa mesma época, foi escrita Blind In Texas. Mas a faixa só apareceu em The Last Command, o próximo álbum da banda.

The Last Command

Lançado em 9 de Novembro de 1985. Tony Richards estava muito envolvido com as drogas e fora substituído por Steve Riley que já tinha tocado com as bandas Steppenwolf e Keel.

Após a turnê desse álbum, o guitarrista Randy Piper deixou a banda por motivos pessoais. O ex-batera da banda King Kobra, Johnny Rod, juntou-se a banda e Lawless voltou a tocar guitarra.

Depois de um período de tranquilidade, a banda entra no estúdio e começa os trabalhos para Inside The Eletric Circus, que foi lançado no dia 8 de Novembro de 1986.

Os críticos não gostaram desse álbum, os fãs sim e Lawless também não, considerando o pior album da história da banda.

Inside The Eletric Circus

E foi também nessa época que a banda começou a sofrer com uma organização liderada por Tipper Gore que sempre lutou contra música que possuísse conteúdo explícito, seja sobre qualquer tipo de violência ou conteúdo sexual. Parents Music Resource Center (PMRC).

Ameaças de bomba e até de morte, pairaram sobre a banda.

The Manimal e Harder Faster possuem referências diretas a Tipper e a PMRC. Steve Riley deixou a banda e entrou no L.A Guns, no seu lugar, temporariamente entrou Chad Nelson, que tinha apenas 18 anos. Gleen Soderling, entrou na banda depois, mas ficou doente e não atuou em nenhum show. Entra Chris Holmes. Chad foi substituído por Kelly Martella.

A banda então lança seu quarto álbum de estúdio, The Headless Children, lançado dia 15 de Abril de 1989. Nada de música com conteúdo sexual dessa vez.

The Headless Children

Esse álbum até hoje, é o álbum da banda que mais vendeu. A bateria que ouvimos nesse disco, foi gravada por Frankie Banali, ex-Quiet Riot.

Nesse disco, temos Forever Free, uma balada que ficou bem famosa e The Real Me, cover da banda The Who.

Chris Holmes que entrou na mesma época de Chad Nelson, deixou a banda em 1989.

The Crimson Idol, muito elogiado por fãs e crítica especializada, teve apresentações em 1992, músicas como Hold On To My Heart, The Idol, Chainsaw Charlie (Murders In The New Morgue) e The Great Misconceptions Of Me mostram toda a qualidade que Lawless empregou nesse trabalho.


The Crimson Idol

Nesse disco ele deixou o alter ego Jonathan Steele de lado e falou como Lawless.

Chris Holmes voltou a banda em 1996, depois de divorciar-se da cantora Lita Ford. Com ele, a banda lançou Fuck Die de 1997, Helldorado de 1999, dois álbuns ao vivo um em 1998 e outro em 2001, Double Live Assassins e The Sting.


momento do show

?

Que cara de mal!

Em 2001 a banda lança Unholy Terror e mais uma vez Chris deixa a banda, o ano era 2002.
Dying for the World, lançado em 2002, contém letras fortes de Lawless, inspiradas pelos ataques terroristas do 11 de Setembro.

Helldorado

Unholy Terror


Em 2004, a banda lança a primeira parte do The Neon God, com o subtiítulo de The Rise, um disco conceitual que fala de um orfão que fora abusado sexualmente por uma freira. The Demise é a segunda parte, lançado em Setembro de 2004.

The Neon God Part 1

The Demise

E em 2005 a banda aparece pela primeira vez em terras tupiniquins. Sim, o W.A.S.P. veio ao Brasil pela primeira vez.

No começo de 2006, mais uma vez, saindo e entrando gente na banda. Batera Mike Dupke entra e o guitarrista Doug Blair, saindo Darrell Roberts.

Dominator, lançado em 16 de Abril no Reino Unido.

Dominator


Em 2009, a banda lança Babylon, via Demolition Records. Recentemente a banda gravou seu décimo quinto álbum de estúdio, Golgotha, lançado em Outubro de 2015, Mike Dupke deixa a banda.

Golgotha


Lawless diz em entrevista que não tocará mais a música Animal (F*ck Like A Beast) devido às suas crenças religiosas.

FOTOS DA BANDA














































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE