TOKUSATSU

TOKUSATSU




Hoje vamos falar de tokusatsu. Para quem não sabe o que significa, se trata das séries japoneses de live action, como Jaspion, Changeman e tantas outras que desembarcaram no Brasil nas últimas décadas. Na verdade o termo tokusatsu vem de uma abreviatura da expressão tokushu satsuei 特殊撮影;
Traduzida seria "filme de efeitos especiais".
Era usado em praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse dos efeitos especiais. Mas com o tempo, o termo ficou mais popular nas séries de heróis japoneses.


COMO SURGIU???


E porque surgiram essas séries?? Vamos mais a fundo nisso, para poder entender daonde surgiram as idéias mirabolantes por trás dessas séries japonesas.

Com o final da Segunda Grande Guerra Mundial, em 1945, os Estados Unidos provocou uma expansão nacionalista que aumentou demasiadamente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam o país e o movimento de liberdade. Os Estados Unidos, apresentou ao mundo Superman, Mulher Maravilha, Capitão América entre tantos outros heróis que são muito conhecidos até os dias atuais.

O que muitos acreditam é que para o Japão não ser influenciado por isso e não ter seus jovens tendo como parâmetro, esses heróis do país ocidental e que fora seu principal inimigo na guerra, resolveu então criar os seus próprios heróis. Mas o primeiro produto feito e que obteve sucesso, não foi bem um herói e sim um monstro. Godzilla, da década de 50.

Em 1958, (ano que nasceu o Rei do Pop Michael Jackson), a Toei Company, que viria a se tornar uma das maiores empresas do mundo de entreternimento, iniciou a produção do primeiro super-herói japonês da história:  Gekko Kamen. Traduzido como Máscara Lunar. Depois disso, o que já era de se imaginar aconteceu, o gênero começa a abranger séries televisivas e produções cinematográficas de super-heróis.



Que ganhou força nos anos 60, com o auxílio de novas tecnologias de filmagem e produção, principalmente com o advento da TV em cores, (que se eu não estou enganado, só chegou no Brasil nos anos 70), pois bem, o fato é que se multiplicaram os números de produções de uma maneira avassaladora.

Kamen Rider (1971)
E em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge Ultraman, o herói que revolucionou o conceito de tokusatsu, aumentando ainda mais a produção desse tipo de série e iniciando o sucesso Kyodai Heroes (herois gigantes), que se extendeu até os anos 70.



Em 1971, surge Kamen Rider, do famoso mangaká Shotaro Ishinomori, que fez logo de cara muito sucesso e que vinha na contra-mão dos heróis gigantes. Em 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger, Esquadrão Secreto Goranger, que inaugura mais um sub-gênero dos tokusatsus, o Super-Sentai, que viria a se tornar uma franquia independente.



PRODUTORAS



Toei Company lidera o mercado, com 70% de alcance, depois vem Tsuburaya, Toho, P. Productions, Senkousha & Nihon Gendai Kikaru e Takara.

Aliás, assistindo esses dias, o programa da Band, chamado "O Mundo Segundo os Brasileiros", um casal visita com seu filho a Toei Company, que inveja, espero um dia ter essa chance. Porque o lugar é como se fosse a Disneylândia para os amantes de tokusatsu.


E NO BRASIL


Se formos falar de todos os tokusatsus japoneses, até mesmo os que nunca vieram ao Brasil, precisaríamos de um blog só para esse assunto. Então vamos focar no Brasil, vamos focar nas séries que vieram para cá e que fizeram mais sucesso.

Para termos uma breve história, ele chegou ao Brasil em 1964, com a exibição de National Kid, pela TV Rio e pela TV Record, logo em seguida, foi exibido também pela Rede Globo. A série foi um sucesso de público, (contrário do que aconteceu no Japão, aonde foi um fracasso). Mais para frente vamos ver que esse lance não fazer sucesso lá e aqui estourar, se tornou muito comum com outras séries também.

Mas o que estava muito bom, uma hora miou. E não foi por falta de audiência não, a ditadura militar, (que ultimamente muitos tem pedido que volte ao nosso país) censurou e a série foi submetida a censura prévia e logo depois corte. Ou seja, tesouraram de vez.

No final dos anos 60, o Brasil ainda foi agraciado com algumas séries, como Vingadores do Espaço, Ultra Q, Ultraman, Príncipe Dinossauro, todos exibidos na TV Bandeirantes. Esse último também passou na TV Record.

Além dessas Esper da TV Gazeta e Ultraman na TV Tupi agora, além de Ultra, Ultraseven e O Regresso de Ultraman, fizeram também muito sucesso nesse canal que foi extinto. Vingadores do Espaço e Robô Gigante também fizeram sucesso.

Agora vou falar da parte que me cabe, anos 80. Spectreman, exibido pela TV Record e depois pela TVS (hoje SBT). E logo em seguida Jaspion e Changeman, que chegou ao Brasil através do investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira em parceria com a Rede Manchete.

O sucesso foi tão grande, que anos 80 e 90, fez com que essas séries se expandissem de tal forma, que foram comercializados produtos licenciados, como brinquedos, álbum de figurinhas, entre tantas outras coisas. Para se ter idéia do tamanho que a coisa ganhou, ate um circo das séries Jaspion e Changeman excursionou pelo país levando um pouco daquilo que o público via na tv, para o picadeiro. Eu fui em Santo André em uma dessas exibições e confesso que guardo com carinho a experiência de ter visto todos os meus heróis prediletos ou boa parte deles, lutando ali, na minha frente, muito legal.

Já li em alguns blogs, que Jaspion e Changeman no começo foram vistos com desdém por algumas emissoras, sorte da Manchete que apostou no produto e que teve enorme retorno pelos anos que ficaram em exibição.

No começo dos anos 2.000, elas perderam força e praticamente desapareceram das tvs brasileiras, deixando uma geração de fãs muito frustrados.

Vamos falar um pouquinho de cada uma das mais famosas agora, começando pelo primeiro herói que eu lembro de ter visto, ainda criança, já estou com quase 40 anos, então faz tempo, vamos lá, vamos embarcar nessa deliciosa viagem pelo tempo dos super heróis:


ULTRAMAN

Ultraman

Início: 17 de Julho de 1966
Término:  9 de Abriel de 1967
Temporadas: 1
Número de Episódios: 39
Criadores: Tsuburaya Productions e Eiji Tsuburaya

Um alíenígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayada da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienigena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta à vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.


SPECTREMAN

Spectreman


Início: 2 de Janeiro de 1971
Término:  25 de Março de 1972
Temporadas: 1
Número de Episódios:63
Criadores: P-Productions
O seriado conta a história do andróide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar Karas - ambos simiódes (homens macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o teleespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios e os monstros criados pelo Dr Gori, usavam lixo como matéria-prima.


LION-MAN

Lion-Man


Início:14 de Abril de 1973
Término:  29 de Setembro de 1973
Temporadas: 1
Número de Episódios: 25
Criadores:
O seriado tem seu contexto na época do Japão feudal, onde para qualquer guerreiro, mais importante que a própria vida, era manter a sua honra. Ele conta a história de Dan Shimaru, um samurai de 21 anos que, após ter o irmão Dan Cage Noshin morto por Nezuma, um monstro humano aliado da inescrupulosa família Mantor do Diabo, parte para a batalha movido pelo desejo misto de vingança e justiça.


JASPION

O Fantástico Jaspion


Início:15 de Março de 1985
Término:  24 de Março de 1986
Temporadas:1
Número de Episódios: 46
Criadores:Toei Company

No planeta de Edin, a muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial em seu planeta, acidente que vitimou os pais do garoto. Acreditando nas profecias encontradas na Bíblia Galáctica, aonde se preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê que esse seja o garoto predestinado a se tornar o legendário guerreiro, algo como se fosse "o escolhido". Edin decide então adotar o menino e criá-lo sozinho. Para ele, Edin dá o nome de Jaspion, na esperança que algum dia, o garoto venha à combater as ameaças do temível Satan Goss e impedir a criação do império dos montros.

Jaspion já com mais idade conta com a ajuda de alguns items deixados pelos seus pais, como uma armadura feita do metal mais resistente Metal Ejinium, chamada Metaltex, conta ainda com a ajuda de uma andróide chamada Anri, que se transforma em sua companheira nessa aventura, ainda Jaspio conta com uma nave que se transforma em um robô gigante, chamado Daileon e para finalizar, Mia, uma espécie de alienígena que também faz companhia para Jaspion e Anri. A missão de Jaspion é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica que havia se espalhado no universo, após o planeta ancestral de Odin, ter sido destruído. Além de encontrar os pedaços dessa bíblia, Jaspion ainda precisa evitar o êxito de Satan Goss.

Ao chegar na Terra, Jaspion irá se deparar com o filho de Satan Goss, MacGaren, que se tornará o seu maior arqui-inimigo. Mais Jaspion ainda terá à ajuda, nessa difícil tarefa de Boomerman, professor Nambara e seus filhos Kanoko e Kenta.

Jaspion é interpretado por Hikaru Kurosaki


CHANGEMAN

Esquadrão Relâmpago Changeman

Início: 2 de Fevereiro de 1985
Término:  22 de Fevereiro de 1986
Temporadas:1
Número de Episódios: 55
Criadores: Toei Company

Cinco jovens do exército de defensores da Terra são banhados pela Força Terrena (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Marmaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um arsenal que inclui motos, carros, armas e um robô gigante, chamado de Change Robot, eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede, fica no planeta de mesmo nome. Esse impédio já haveria conquistado diversos planetas e é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Abaixo uma lista com o nome dos atores que interpretaram os Changeman, depois o nome da personagem que eles interpretavam e o nome deles transformados com a roupa de batalha.

Haruki Hamada - Tsuruji Hiryuu - Change Dragon
Kazuoki Takahashi - Shou Hayate - Change Griffon
Shiro Izumi - Youma Ozora - Change Pegasus
Hiroko Nishimoto - Sayaka Nagisa - Change Mermaid
Mai Ooishi - Mai Tsubasa - Change Phoenix

Opinião:

Lembro como se fosse hoje. Estava começando o lance de locadoras de filmes e meu pai me traz uma fita de videocassete, com a série Changeman.
Eu fiquei encantado, nunca tinha visto nada igual. Lembro que até tive pesadelos, sonhando como se estivesse dentro da história. Hoje, assistimos, essas séries e damos risadas, achamos os efeitos toscos, mas na época, não conseguíamos imaginar nada disso.
Changeman, me marcou muito, pois foi a primeira série de Super Sentai que eu assisti, junto de Jaspion.
A garotada na época, escolhia cada um, o seu personagem predileto e falavam, ah eu sou o vermelho, ahh eu sou o azul e por aí vai.

Dos Changeman, o meu predileto era o preto, o Griffon.

Essa série é dividida na minha opinião em duas fases. Uma antes de Giluke se transformar em um fantasma e depois que ele se transforma em fantasma.

A criatividade dos produtores era infinita o que faz a série não cair na monotonia, mesmo repetindo alguns rituais, como por exemplo, a sequência do monstro ser apresentado, os Changeman fazerem uma pequena investigação e depois matarem o monstro. Quase todos os espisódios tem essa sequência. Como os espisódios eram curtos, cerca de meia hora, não tinha tempo para muita coisa.

O Changeman também nois brindou com excelente trilha sonora, vejam uma delas nesse clipe de Kageyama:



GOOGLEFIVE

Dai Sentai Google V

Início: 6 de Fevereiro de 1982
Término: 29 de Janeiro de 1983
Temporadas:1
Número de Episódios:50
Criadores: Toei Company

Nos últimos 20 anos o professor Hongo investigou secretamente e descobriu que no Castelo Wolf  (Wolfgang no original), situado na Alemanha, reuniam-se grupos misteriosos de cientistas de diversas partes do mundo. Esses cientistas, considerados perversos, se concentram no Império da Ciência Maligna Desdark (originalmente Deathdark), liderado pelo chefe Taboo, que é um exército que semeia destruição e a discórdia no universo através de sua Ciência Maligna.

Os guerreiros do bem, são inspirados em Civilizações, como mostramos abaixo:

Goggle Red - Atlântida
Goggle Black - Asiática
Goggle Blue - Egípcia
Goggle Yellow - Muçulmana
Goggle Pink - Inca


FLASHMAN

Comando Estelar Flashman


Início: 1 de Março de 1986
Término:  21 de Fevereiro de 1987
Temporadas: 1
Número de Episódios: 50
Criadores: Toei Company

Um dia cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após 20 anos...Comando Estelar Flashman.
Em 1966, cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o Cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, estavam prestes à invadir a Terra.

Opinião:

Essa série, tem um lado mais dramático que os Changeman. Apesar de serem bem parecidas, por ser 5 jovens, contra o mal, usando um robô e com alguma ajuda externa, ela se difere por colocar em vários de seus episódios momentos mais tristes do que felizes.

Eu sempre gostei mais do Changeman, mas revendo alguns episódios tempos atrás, começei a ver que o Flashman tem o seu valor, quiça igual ou até maior que os Changeman.

Outra coisa interessante à dizer é que assim como os Changeman, que eu falei acima, ter tido mesmo numa temporada, duas fases, nos Flashman isso também ocorre. Consideremos que existe a fase antes e depois do Titan King se quebrar todo. Aliás, o episódio em que o robô dos Flashman, é destruído, está para mim, como um dos melhores episódios já feitos em séries Super Sentai de toda história.

Paralelo à tudo isso que falei, os Flashman tem, na minha humilde opinião de mero espectador, a personagem mais bonita de todas as séries japonesas, meu amor platonico de infância...rss, foi a Youko Nakamura, atriz que vive a personagem Yellow Flash.

Yellow Flash

Youko Nakamura

Ela tem um papel importante em toda série e principalmente no desfecho. Quem assistiu, sabe o que estou falando.
Curiosamente, é uma das poucas que não encontramos quase nada na internet, sobre como estaria hoje em dia. Por exemplo, a Nefer, vilã dos Flashman vivida pela atriz Sayoko Hagiwara, a gente encontra várias fotos dela, como está atualmente, inclusive junta dos atores que viviam o Red Flash e o Blue Flash, já Youko o pouco que descobri é que ela vive uma vida pacata com seu marido e filhos, bem distante da televisão ou qualquer outra coisa que tenha alguma relação com o mundo que viveu quando era mais jovem. Ela também já foi cantora.

Essa é uma das várias fotos que dizem ser ela atualmente, mas realmente não dá para ter certeza. De todas as fotos que vi, essa eu acredito que é a que mais tem chances de ser ela mesma. Até porque hoje, ela estaria com 50 anos de idade, já que nasceu em 1966.




BLACK KAMEN RIDER



Início:4 de Outubro de 1987
Término:  9 de Outubro de 1988
Temporadas:1
Número de Episódios:51
Criadores: Shotaro Ishinomori e Toei Company

Os irmãos Issamu Minami e Nobuhiko Aikisuki estão participando de um evento, quando todos do local são supreendidos por uma nuvem de gafanhotos. Menos eles dois que são sequestrados por uma organização chamada Gorgom. O objetivo dessa organização é dominar o mundo enganando os humanos e eles pegam esses dois irmãos, pelos mesmos terem nascidos no momento exato de um eclipse raro. Eles passam por uma operação mutante com o objetivo de trasnformarem os dois em Imperadores Seculares. Mas eles decidem que um lutará contra o outro e quem vencer, se tornaria o Imperador Secular Supremo, serendo o sucessor direto do grande rei dos Gorgons. Mas por um acaso do destino um deles, não perde a memória no processo, esse é Isamu. E com a ajuda de um elemento implementado em seu corpo, chamado King Stone, ele se torna o Black Kamen Rider. O que ele não esperava, é que na segunda metade da série, seu irmão se tornaria o Imperador Secular Shadow Moon e se transformaria no seu pior arqui-rival.

Opinião:

Para mim, o herói menos covarde e mais corajoso de todos. Black Kamen Rider, ao longo da série tem pouquíssimos amigos e luta praticamente sozinho contra a organização Gorgom.
Uma das histórias mais elaboradas também na minha opinião. Dos fãs de tokusatsu, uma boa parcela é fã do Black Kamen Rider.

METALDER



Início:16 de Março de 1987
Término:  17 de Janeiro de 1988
Temporadas:1
Número de Episódios:39
Criadores: Toei Company

Em meio a 2 guerra mundial, o especialista em robótica, Doutor Koga, desenvolveu o andróide Metalder como arma secreta do exército japonês para ser usado na Guerra do Pacífico contra os Estados Unidos. Como modelo, o Doutor Koga, utilizou o seu finado filho, Tatsuo Koga, segundo subtenente da Marinha Imperial. Porém o projeto foi abandonado. Em 1987, Koga descobre a existência do Império Neroz e pouco antes de morrer, ativa Metalder. Personagem vivido por Hideki Kondo. Maya Aoki (Mai Ogi) é uma fotógrafa que trabalha para uma revista semanal. Ela é a primeira garota que descobre Metalder e em pouco tempo, passa a acompanhá-lo em suas aventuras.

Opinião:

Aqui vemos forte influência daquilo que comentei lá no começo. Aquela história dos japoneses terem seus próprios heróis ao invés de ficarem idolatrando os super heróis norte americanos.

GYABAN


Início:5 de Março de 1982
Término:  25 de Fevereiro de 1983
Temporadas:1
Número de Episódios:44
Criadores: Toei Company

A Organização Criminosa Maku percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctiva envia o oficial Takeshi Ichijouji (Retsu Ichijouji no original) para a Terra e com a missão de ter a organização. O pai dele, também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chega à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um e paralalelo à isso, ele entra numa busca pelo seu pai desaparecido.

Opinião:

Lembro muito pouco dessa série, então não irei opinar.



SHARIVAN



Início: 4 de Março de 1983
Término: 24 de Fevereiro de 1984
Temporadas:1
Número de Episódios:51
Criadores:Toei Company

Den Iga passa ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto o seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta Mad (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).

Opinião:

Lembro muito pouco dessa série, então não irei opinar.






SHAIDER


Início: 2 de Março de 1984
Término:  8 de Março de 1985
Temporadas:1
Número de Episódios:49
Criadores: Toei Company

O terceiro Policial do Espaço a defender a Terra é Dai Sawamura, codinome Shaider, sua parceira Annie, é uma ótima lutadora e sempre ajuda a decidir os combates. A dupla luta contra o maligno Império Mágico Fuuma.
Shaider tem uma parceira, seu nome é Annie, uma policial do espaço. Ela uma exímia atiradora, além de ser muito forte fisicamente também. Sempre munida com sua pistola Laser, ela está sempre pronta para ajudar Shaider em todas as dificuldades. No capítulo de número 41, ela demonstra ter ciúmes de Shaider com uma repórter do espaço e é revelado que ela sente uma paixão por ele. De todas as séries que tem um metal hero e uma assistente, ela foi a que teve o maior destaque chegando a protagonizar mais os episódios. A atriz que interpreta Annie, é a bela Naomi Morinaga.

Opinião:

Desses heróis, não tão famosos aqui no Brasil, o Shaider junto do Metalder, são os meus prediletos. Uma boa história e muita ação.



SPIELVAN


EM BREVE

Início:
Término:
Temporadas:
Número de Episódios:
Criadores:

JIBAN







EM BREVE

Início:
Término:
Temporadas:
Número de Episódios:
Criadores:


JIRAYA



Início: 24 de Janeiro de 1988
Término:  22 de Janeiro de 1989
Temporadas:1
Número de Episódios:50
Criadores: Toei Company


Interpretado por Takumi Tsutsui, Jiraya é um ninja de uma família de ninjas, que luta contra ninjas, vamos dizer assim do mal.

Mas para essa tarefa difícil, o que não falta é gente para ajudar, seu pai, sua irmã, amigos diversos, eu costumo dizer que de todos os heróis, Jiraya é o que mais tinha gente para ajudá-los nas missões.

O legal do Jiraya, que desde Lion-Man, a gente não via aqui no Brasil uma série que não fosse com robôs e heróis vestidos em roupas coloridas em forma de armadura.

Não que ele também não usasse, mas Jiraya era um ninja e o foco das lutas em espadas, estrelinhas, bombas que soltam fumaça, ou seja, o negócio era mais próximo da realidade do que um Jaspion por exemplo.

Essa série fez enorme sucesso no Brasil e até hoje tem uma legião de fãs.
Não à toa, o ator que interpreta Torra (Jiraya), Takumi Tsutsui, veio ao Brasil já mais de uma vez, acompanhado de outros atores de tokusatsu, para eventos de anime e variantes.


MACHINE MAN




EM BREVE

Início:
Término:
Temporadas:
Número de Episódios:
Criadores:

CYBERCOPS



Início:2 de Outubro de 1988
Término: 5 de Julho de 1989
Temporadas:1
Número de Episódios: 34 + 2 Especiais e 1 episódio piloto
Criadores: Minoru Nonaka

Em 1999, o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero) cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Eles passam a combater a Destrap (Death Trap) organização criminosa liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.

Opinião:

Muito boa série, mostrando já uma versão mais moderna, se comparada com Jaspion e Changeman.


ROBÔS

Não dá para falar em tokusatsu sem falar dos robôs.
Eles são as estrelas dos seriados e sempre desempenhando um papel muito importante em cada uma das séries. Change Robô dos Changeman, ou Flash King, Titan Jr e Gran Titan todos dos Flashman, além de Daileon, talvez o mais famoso de todos eles.

Aliás o Daileon para mim, é o robô que mais convence. Na perfeição dos movimentos e na forma como ele se transforma. Tem até um episódio que acaba a bateria dele e ali, vimos, como o Jaspion dependia do Daileon. Sem ele, o Jaspion com certeza não conseguiria lutar contra Satan Goss de tamanha importância que ele tinha para o herói.

Com certeza são muito mais do que 4 ou 5, listei aqui apenas os meus prediletos para não deixar o post maior do que já está.

Abaixo listei os meus prediletos:


Change Robot







Flash King




Gran Titan, Titan Jr e Flash King



Titan Jr.


 

Brinquedos dos Flashman


A carreta que se transformava em Titan Jr e Gran Titan


Daileon

Gigante Guerreiro Daileon

Daileon

MUSAS DO TOKUSATSU


Youko Nakamura (Sara) e Sayoko Hagiwara (Nefer)

Não podia deixar de dedicar um parágrafo só para elas. As musas do tokusatsu.
Elas trouxeram maior brilho as séries que assistíamos quando eramos crianças e/ou adolescentes.
Mostrando que mulher também sabe lutar e que o machismo no tokusatsu definitivamente não tem vez, se bem, que pensando bem, tinha um pouco de machismo sim, agora mesmo, busquei na meória e não lembro de uma série sequer, que a mulher era a heroína maior, tipo, uma espécia de Jaspion de saias, enfim, mas elas estavam presentes em quase todas as séries e a presença delas, fazia com que essas séries tivessem muito mais fãs, se imaginássemos que fossem feitas apenas de homens.

Nos seriados Super Sentai, normalmente um grupo de 5 jovens, sempre teriam 3 homens e 2 mulheres. Foi assim com Google V, com Changeman, Flashman e tantos outros seriados similares.

Abaixo vou listar algumas das mais famosas, de séries que passaram aqui no Brasil:


RAINHA AHAMES (CHANGEMAN)

Ela desempenhou um papel importante na série, sendo a Rainha Ahames, muito mais inteligente e mais efetiva que Giluke, outro grande vilão dos Changeman.

Nas fotos, vemos primeiro ela ao natural e depois caracterizada como Ahames.

Fukumi Kumoda

Rainha Ahames

MIKA CHIBA (CYBERCOPS)

Musa dos Fãs da série Cybercop, a atriz Mika Chiba participou de outros trabalhos, mais sem dúvida foi no Cybercops que ela se destacou como Tomoko.

Mesmo não tendo uma armadura, ela era considerada mais um integrante da equipe do Cybercops. Abaixo algumas fotos dela.

Mika Shiba

Tomoko do Cybercops

Policial Tomoko - Mika Chiba

HIKORO NISHIMITO (CHANGEMAN)

Cabeça pensante dos Changeman, Sayaka Nagisa, era vivida pela atriz Hiroko Nishimito. Dentre os Changeman, ela vestia a roupa branca, representando Change Mermaid.

Assim como outros integrantes, ela tem um episódio em que ela é a personagem principal, uma das mais queridas dos fãs de Changeman.

Na primeira foto, ainda como uma simples combatente do exército de protetores da Terra, abaixo já como Change Mermaid.

Change Mermaid

Sayaka - Change Marmeid
Hikoro Nishimoto

KEI AMAN e MISA NIREI (JASPION)

Essas duas interpretaram as vilãs "pau mandadas" do Macgaren, Gyoru e Purim.
Abaixo na primeira foto, elas disfarçadas de humanas e mais abaixo elas em combate com o Jaspion.
Na terceira foto, mais um disfarce, tentando se fazerem passar, por humanas, em uma das centenas de tramas que montaram para pegar e acabar com o Jaspion.





NAOMI MORINAGA (SHAIDER)

Naomi Morinaga ficou conhecida pela série Shaider. Mas também viveu a irmã de Spielvan, na série de mesmo nome. E atuou também em Gyaban.

Nos anos 90, ela fez uma ponta no filme Black Kamen Rider ZO. E também teve um período de sua carreira, que entrou para o mundo da indústria pornográfica. Depois disso, teria casado e saído do mundo do entreternimento.

Mas, li na internet, que ela fora convidada em 2014, para fazer um especial do Shaider, mas não tenho informações se haveria aceitado o convite. A príncipio, teria aceitado sim, voltar às telas, vivendo o mesmo personagem que viveu nos anos 80.



Naomi Morinaga








MEGUMI SEKIGUCHI (JIRAYA)

Vivia Emiha na série Jiraya.




SAYOKO NAGIWARA (FLASHMAN)

Saioko foi a terrível vilã, braço direito do Monarca La Deus, da série Comando Estelar Flashman.
Abaixo podemos ver até uma foto de seu casamento.
E uma outra foto, mais recente, mostrando que ela ainda continua muito bonita.





Foto recente de Sayoko




YOUKO NAKAMURA (FLASHMAN/CHANGEMAN)

E para terminar como já havia dito acima, Youko ficou conhecida como Yellow Flash e por uma pequena participação nos Changeman.

Na maioria dos sites especializados em tokusatsu, ela é uma das prediletas entre as atrizes que nos anos 80, fizeram papéis de heroínas. Todos admiram muito seu talento, sua beleza e sua simpátia.

Mas Youko tinha outro skill, ela também sabia cantar e gravou até um disco. No You Tube, uma vez encontrei uma de suas apresentações em programas de televisão japoneses, aparentemente antes de se aventurar no mundo das séries de Super Sentai.


Youko Nakamura




































Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE