CHAMPIONS LEAGUE NA AMÉRICA??


CHAMPIONS LEAGUE NA AMÉRICA??


Alguns dos campeões da Liberadores


É a idéia pode parecer meio estranha, mas não para o empresário Riccardo Silva, que está trabalhando numa maneira de isso acontecer. Ele é nada mais nada menos, do que o dono do Miami FC, que disputa o campeonato da NASL, considerada a Segundona dos EUA. E também detém os direitos de transmissão de mais de 50 franquias esportivas, incluindo La Liga, Bundesliga, Barclays Premier League e a Copa do Mundo.

Em entrevista recente ao site norte-americano SBI, ele alega que já entrou em contato com vários clubes considerados "top" na América do Sul. Segundo ele, com o intuito de fazer um campeonato que de alguma maneira rivalize com a já muito conhecida Champions League européia.

Inclusive rolou até a informação de que ele teria contactado o Palmeiras e que o Palmeiras por sua vez, disse que toparia participar do torneio com uma condição, desde que o torneio fosse reconhecido e aprovado dentre as normas vigentes na CBF.

Pois bem, um dos seus filões para que essa idéia saia do papel é o poder financeiro que esse torneio poderia gerar aos clubes.

"Poderia melhorar muito o nível do jogo, o interesse no esporte e o investimento financeiro no futebol nos Estados Unidos" disse.

O empresário analisa a possibilidade de uma premiação nos moldes da Champions Européia, algo em torno de 5 milhões de dólares, (cerca de 17 milhões de reais) para cada clube participante e 30 milhões de dólares, (cerca de 105 milhões de reais) para o vencedor.

Só para termos uma idéia de números, na última temporada, a UCL pagou 12 milhões de euros (46 milhões de reais) a cada time que chegou à fase de grupos, com adcionais conforme a equipe avançasse para as outras fases do torneio. Já o vencedor somou ao valor base, mais a importância de 15 milhões de euros, ou seja, a bagatela de 58 milhões de reais.

Perguntaram à ele se as grandes distâncias entre países como Estados Unidos e Canadá diante aos principais países da América do Sul, como Brasil e Argentina, não poderia atrapalhar o projeto, o empresário disse que atuamente pensa em soluções. Segundo ele, cada time faria no máximo três viagens intercontinentais por ano.

Ao ser perguntado de quanto tempo ele acredita que isso poderia ser viável, ele respondeu: "Nós estamos começando com esta idéia e achamos que será factível, disse. Isso provavelmente vai demorar ainda, o que não é um problema, pois nos deixa fazer tudo melhor e com mais cuidado.

Barcelona x Santos final do Mundial de Clubes em 2011


OPNIÃO:

Ao meu ver a idéia é sensacional. Só iria precisar de um acordo no que diz respeito o ajuste de calendário esportivo.
Adaptar os principais campeonatos argentino, uruguaio, paraguaio, colombiano, brasileiro, aos dos países da América Central e do Norte, seria uma tarefa um tanto quanto difícil, mas possível.

No caso do nosso país, que é o que podemos falar com mais autoridade, eu acho que a CBF poderia eliminar a Copa do Brasil para os times grandes, deixando ela apenas para os clubes da Segundona do Brasileirão e Terceira Divisão.

Uma boa idéia também seria deixar apenas os estaduais, Campeonato Brasileiro e esse torneio. Poderia se pensar também no fim da Taça Libertadores da América, ou transformá-la em um torneio mais curto.

Penso que para os clubes grandes do Brasil, isso seria fantástico. Projeção internacional, marketing, enfim, muito dinheiro entraria para os clubes que hoje possuem enormes dificuldades financeiras. E quando se fala de um torneio assim, pensamos também em transmissão televisiva e por rádio, propaganda, empresas patrocinadoras, ou seja, uma série de maneiras de fazer circular o dinheiro.

Poderiam até fazer uma final simbólica, entre o campeão da Champions Européia e o eventual campeão da Champions América, porque não??

Agora só nos resta torcer para que dê certo e que comece logo. Eu particularmente acho que tem tudo para dar certo, basta as confederações se entenderem, principalmente as cabeças como COMMEBOL e CONCACAF.














Comentários

Postagens mais acessadas

A HISTÓRIA DO CORPSE PAINT

Hard Rock Anos 80

UM FURACAO CHAMADO AXL ROSE